Poupatempo SP - Acessibilidade para Todos.

21/01/2010 - Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência.

SRA. TÂNIA VIRGÍNIA DE SOUZA ANDRADE:

Boa tarde, é com satisfação que a gente hoje está aqui com vocês para mostrar a experiência do Poupatempo com relação à acessibilidade. Deixa eu ir aqui para frente.

(slides passados em data-show, mencionados desse momento em diante).

O que é o Poupatempo?

Bom, o Poupatempo é um órgão do governo do Estado de São Paulo vinculado à Secretaria de gestão pública e administrado pela PRODESP. Vamos para a próxima [slide]. O primeiro posto implantado foi o Poupatempo Sé, em 97, portanto, a gente tem 12 anos de serviços prestados à população. No mesmo local a gente reúne vários órgãos prestadores de serviços de natureza pública. Hoje a gente tem disponibilizado para a população mais de 400 tipos de serviços.

[slide] Aqui a gente deu exemplo dos serviços mais procurados nos postos, temos a emissão da carteira de identidade e da carteira de trabalho, atestado de antecedentes criminais, licenciamento de veículos, a carteira de habilitação, seguro desemprego, o acesso gratuito a internet, que é o acessa São Paulo e também o e-Poupatempo que é um órgão que presta serviços públicos eletrônicos.

Onde está o Poupatempo.

[slide] Vamos lá! Hoje nós temos 21 postos implantados no Estado de São Paulo, 15 são fixos, e aí a gente... definiu, colocou quais são as cidades e os locais onde eles estão instalados. Seis unidades móveis. Então, Sé, luz, Santo Amaro, Itaquera, São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, grande São Paulo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, Osasco, Santos, São José do Rio Preto e Jundiaí. Temos seis unidades móveis, duas na grande São Paulo, quatro no interior que é registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba. E plano de expansão já anunciado pelo nosso Governador José Serra que engloba as cidades de Araçatuba, Araraquara, Caraguá, cidade Ademar na capital, São Carlos, Franca, Jundiaí, Lapa, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Sorocaba e Taubaté.

Atendimentos pelo Poupatempo.

[slide] Quantidade de atendimentos desde a inauguração do primeiro posto: 237 milhões de atendimentos até hoje. Dos quais, 22 milhões são feitos pelo disque Poupatempo que é outro serviço que oferece informações antes da população ir até o Poupatempo, ele pode ligar no disque Poupatempo para saber quais são os documentos necessários para efetuar um serviço.

Hoje a gente tem uma média diária de 104 mil atendimentos em todos os postos.
A gente tem uma meta aí de 50% relativo a 2006 de capacidade para aumentar em função do plano de expansão. E aqui a gente já vai passar a falar sobre acessibilidade.

Acessibilidade Arquitetônica, comunicacional e Capacitação de pessoal.

Todos os postos possuem rampas, elevadores e a gente também possui cadeiras de rodas em todos os postos. As informações, elas estão disponibilizadas em folhetos e também a gente tem o serviço de orientação ao cidadão. Então, para as pessoas que têm dificuldade de leitura ou mesmo para as pessoas com deficiência a gente tem os orientadores que encaminham esses cidadãos para onde eles devem se dirigir.

Hoje a gente tem mais de 300 funcionários treinados na linguagem gestual. Então, eles hoje são multiplicadores. Faz parte do nosso... do nosso treinamento conceitual, sempre quando a gente implanta um posto, a gente tem o treinamento de como receber, de como tratar a pessoa com deficiência.

Exemplos práticos de atendimento.

[slides] Aqui a gente tem alguns exemplos que a gente trouxe para vocês de um cadeirante. Ali a gente tem um funcionário cuja função é de orientador, é a pessoa que recebe, encaminha, orienta, acompanha o cadeirante até o final do seu objetivo... para a realização do seu serviço. [slide] Ali a gente tem outro orientador conversando na linguagem gestual com uma cidadã.

Aquele azul ali é o Poupatempo de Guarulhos. Esse aqui é o Poupatempo de São Bernardo do Campo. E aqui o Poupatempo Itaquera.

Agora, no dia 7 de outubro, a gente inaugurou alguns terminais de acesso universal em alguns postos Poupatempo com, lógico, o trabalho para se expandir para os demais. São salas, esses equipamentos estão localizados na sala do Poupatempo. Então, são computadores e funcionários que estimulam o cidadão a utilizar os serviços pela internet. Todos esses monitores estão nas salas do Poupatempo. Eles tiveram treinamento de como auxiliar e orientar pessoas com deficiência a utilizar os serviços públicos disponibilizados pela internet.

Equipamentos do Poupatempo.

[slides] Aqui os equipamentos hoje instalados. Uma tela de LCD. A mesa com ajustes, essa mesa, ela tem ajusta de acordo com a necessidade do cidadão. Inclusive ela é ajustável para um cadeirante entrar e conseguir fazer os serviços. A gente tem o fone de ouvido para quem for utilizar o virtual vision e a colmeia para teclado que é utilizada não só para as pessoas com deficiência, mas também para os idosos que têm, por exemplo, Parkinson, doença de Parkinson.

Então, são dois os softwares que a gente utiliza, o virtual vision, que é um leitor de tela e o HeadMouse que acho que na próxima tela a gente tem as fotos.

[slide] Aqui, gente, aqui a gente está no Poupatempo de Itaquera, só para localizar...

[slide] essa primeira foto aqui é o virtual vision.

Tem aquele cidadão, ele está sendo orientado pelo nosso monitor de como utilizar o sistema para que ele consiga efetuar o serviço que ele necessita. É uma... o virtual vision é um leitor de tela. Ele vai lendo aquilo que o cidadão necessita efetuar.

[slide] Não, espera aí! Lá ainda! Ali à direita a gente tem o HeadMouse, então, geralmente são pessoas com deficiência do membro superior, ela... aquela WebCam , ela lê a face, os gestos da face da pessoa com deficiência que está sentada ali na frente do micro, tá? Aqui nessa última tela, gente, nós colocamos para mostrar que esse local, ele tem que ficar um pouco afastado porque essa WebCam , ela é muito sensível, então, qualquer pessoa que passe atrás da tela ali, ele capta a mensagem. Então, acaba, muitas vezes, influenciando no serviço que o cidadão está fazendo.

[slide] Essa outra foto aqui a gente trouxe que é o monitor, o... ele é totalmente ajustável, ele fica mais alto, diminui, etc.

Trabalhos Institucionais.

Vem mais para frente essa tela. E a tela ali do meio, Poupatempo de Guarulhos fez um trabalho em parceria com a APAE de Guarulhos. Então, na época, a gente, lá em Guarulhos tem uma sala que é a educação. Então o que a gente em parceria com a APAE montou... Foram em torno de 30 alunos que se formaram de como utilizar a internet. Esses alunos, eles são pessoas com deficiência mental leve, a gente teve... e de quatro monitores da APAE. Teve um resultado extremamente positivo e esse trabalho continua numa proposta menor, mas uma parceria muito grande com as instituições que trabalham com pessoa com deficiência.

A gente tem aí a previsão de futuras instalações de salas, com o acesso universal. A gente trabalha com a inclusão digital e... e a inclusão digital também a inclusão social. Lógico.

Humanização do atendimento e depoimentos de usuários.

Vamos para o próximo slide. A gente trouxe aqui para vocês alguns depoimentos de cidadãos que utilizaram os terminais. Então, a gente tem aqui o seguinte.

"É colocada em função do real desenvolvimento humano, algo extraordinário, chega a emocionar a gente".

"O Poupatempo está de parabéns porque percebeu isso, essa possibilidade de, na prática, humanizar um trabalho de alta tecnologia".

"Maravilhoso esse trabalho. Tomara que não parem por aí, que outras empresas privadas ou do estado sigam o exemplo do Poupatempo".

"Trata-se de uma experiência de uma proposta importantíssima porque vai além de uma inclusão técnica. De um mero uso de uma ferramenta. Acho que esse terminal é uma janela aberta para o mundo. Ela possibilita a descoberta da própria alma".

Esses foram depoimentos que a gente trouxe para vocês de pessoas que utilizaram os terminais de acesso. E para a gente é muito claro que quando a gente une tecnologia com forma de atendimento humanizado não tem como dar errado. Então essa experiência a gente tem no dia a dia do espaço Poupatempo.

E aí finalizando, a gente deixa aí a questão da implantação dos terminais. E ratificando a questão da tecnologia com o atendimento humanizado ela é importantíssima e é através disso que a gente avança. Obrigada. Até mais.
[palmas]


Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência.
Mesa Redonda: Acessibilidade Web e Governo Eletrônico.Site Externo.