Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, sexta-feira, 18 de abril de 2014 - 08:33.

 

Conteúdo principal.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010.

Site "Bengala Legal" faz 10 anos de existência hoje.

Caros frequentadores do site www.bengalalegal.com

É com o maior orgulho e prazer que informo dos 10 anos de existência do meu site “A Bengala Legal”. Ele passou por várias fases: de intensa inclusão de artigos e textos, de reestruturação de seu código para um mais moderno e rápido, de abandono ou quase abandono quando, em 2004, estava dando maior importância ao meu outro site, o “Músicas MAQ”, de informações exclusivas de diabetes e cegueira, de ampliação para outras deficiências, desde as físicas, adquiridas por lesão medular, paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, também sensoriais como a surdez e intelectuais como as síndromes de Down, Hiperlexia, Rett, Angelman, Autismo, Asperger, Williams-Beuren, X-frágil, alto desempenho e até distúrbios que não são considerados deficiência, como dislexia, síndrome pós-pólio, lupus etc.

Foram 10 anos em que me relacionei por e-mail com muitos parentes de pessoas com todas as deficiências, que pedi ajuda a amigos para responder a pessoas por vezes desesperadas, outras perguntando por um livro ou escola de seu desejo, por vezes apenas para falar do próprio site.

A Bengala Legal mostrou a muitos desenvolvedores web como fazer sites acessíveis às diversas deficiências e mostrou também que sites acessíveis e acessibilidade digital não é só para pessoas cegas, pessoas com deficiência, mas para todos, com e sem deficiência. Mostrou isso tanto que, mesmo eu fazendo um site específico para mostrar acessibilidade web, suas técnicas, sua teoria etc (Acessibilidade LegalSite Externo.). Em qualquer palestra sobre o assunto nunca dizem que sou o desenvolvedor do “Acessibilidade Legal”, mas sempre do “Bengala Legal”.

Por incrível que pareça, o Bengala Legal nasceu com a cara que tem, só mudou as cores após seus 3 primeiros meses de vida. Daí em diante ficou o mesmo, com apenas alguns detalhes a mais ou a menos, como um enquadramento arredondado nas bordas etc. Estou pensando em mudá-lo totalmente, na disposição, nas cores e até deixá-lo automático. Pensei numa mudança tão radical que o designer acabou me dizendo que eu não deveria perder sua identidade visual, pois suas cores eram harmônicas, que todos já o conheciam assim etc… Ainda estou na dúvida, mas como falta muito tempo, minha vontade e de ser tudo novo, inclusive as cores, a tal da identidade visual. Vou retirar também tudo, ou quase tudo, que é pessoal. A publicidade do meu livro, fotografia, mensagem sonora, além dos links de diabetes e transplante. Vai ser um site só para os artigos de deficiência.

A Bengala Legal é vovô. Dez anos de existência de um site é algo muito difícil. Nunca tive apoio financeiro, pagando hospedagem e algumas outras coisas que, de pouco em pouco, o dinheiro vai… mas tudo pelo prazer de ter e manter esse site que me deixa feliz, orgulhoso e por toda a troca que ele acaba por oferecer.

Agradeço a todos os colaboradores, tenho textos por lá desde o ano de 2000, que não são meus. Nas quase 500 páginas do site somente 6 textos são de minha autoria, mas todos com os devidos créditos e pedidos para serem colocados no Bengala. Aos 2500 visitantes diários em épocas fora de férias e aos 1500 nas férias escolares e acadêmicas, o meu muitíssimo obrigado. (Essa estatística não conta pessoas que navegam em suas várias páginas, conta apenas cada pessoa que entra).

Ao filhote do Bengala Legal, o Blog do Bengala Legal, que fará 1 ano no final desse mesmo mês, ainda novinho com suas 300 visitas diárias e 230 posts, um complemento da família legal. Tal pai, tal filho (caramba, virei vovô!).

Quero fazer um agradecimento especial ao Gil Porta, design, especialista em CSS, por sua paciência e ajuda há quase… 4 anos?…. trabalhando comigo no desenvolvimento de sites acessíveis e no Bengala Legal. Aprendemos muito juntos! À minha esposa Sônia e meu filho Tadzo, que mesmo não aguentando mais eu pedir para darem uma olhada em alguma página nova que eu tenha feito, se o visual está legal, se está tudo perfeito, ainda me emprestam sua boa vontade quando as horas de encontrar com Gil estão longe.

Ao Bengala Legal todo o meu carinho e agradecimento pelo prazer que me dá.

À todos, sem exceção, MUITO OBRIGADO.
Marco Antonio de Queiroz – MAQ.

www.bengalalegal.com

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Notícias.
Assuntos:  , , , , , , , .
MAQ às 0:11.
Post visitado 14135 vezes, 2 foram hoje.

32 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Comentário de: Diniz — 2 de fevereiro de 2010 às 1:06

    Querido Maq…
    Querido em muitos sentidos: Como amigo, incentivador, conselheiro, enfim… Nunca posso deixar de destacar a sua importância em minha formação.
    Mas eu estou aqui é para falar do seu filho e do seu neto. Que família, hein?
    Talvez você não saiba, mas esse presente é muito mais nosso do que seu. Claro! Você desenvolve um maravilhoso trabalho com todo o carinho e dedicação de um pai e avô de verdade. Mas nós? Nós temos acesso a um conteúdo fantástico e único em todos, todos os aspéctos.
    Parabéns, Maq. Não só pelos 10 anos do BL, nem só pelo primeiro ano do Blog, mas por esse cara incrível que você é.
    Um forte e afetuoso abraço,
    Diniz

  2. Comentário de: Simone — 2 de fevereiro de 2010 às 6:41

    Olá MAQ! Parabéns pelo ótimo trabalho que tem realizado nesse tempo, sou desenvolvedora web e seus sites tem sidos muito úteis para entender mais sobre acesssibilidade. Ah, uma sugestão: não acho que precise deixar o site tão impessoal quanto disse, talvez se quiser, pode reunir tudo em um link “quem sou eu” ou algo assim. Várias pessoas gostam de saber sobre quem está fazendo o site, e a indicação do poderia ficar nessa parte também.

    Parabéns pelos 10 anos do Bengala legal e que esse site continue ajudando muitas pessoas!

  3. Comentário de: Paulo Romeu — 2 de fevereiro de 2010 às 7:51

    MAQ: nós é que te agradecemos! Algumas coisas vêm, ficam por algum tempo, depois se vão e ninguém mais se lembra delas. O Bengala Legal está na mente e no coração de todos nós, assim como seu criador. Feliz Aniversário!

  4. Comentário de: Marta Gil — 2 de fevereiro de 2010 às 8:44

    Parabéns!! É pique, é muito pique prá manter esse site tão dinâmico, vivo e generoso!

    Sou fã do Bengala e de toda a família: o Acessibilidade, o blog, a Sonia e o Tadzo!

    Divulgo as URLs em palestras e publicações.

    Você não imagina minha alegria quando você se ofereceu para hospedar praticamente a série de vídeos do Vida em Movimento! É a única forma das pessoas terem acesso a eles.

    Que seu trabalho, tão bonito e importante, cresça e atinja cada vez mais pessoas! Informação é tudibom!

    Um abraço daqueles de fã clube,

    Marta Gil

  5. Comentário de: Aline Alencar — 2 de fevereiro de 2010 às 9:27

    Parabéns MAQ!! Com certeza esses 10 anos, além de terem um grande valor para você, acredito que tenha ainda mais para todas as pessoas ajudadas através deste site. Sem dúvida suas contribuições, sua dedicação em concentrar no Bengala Legal assuntos relacionados à acessibilidade e deficiências e a sua experiência pessoal em ter um site nos ajudam muito!
    É bem verdade que para a sociedade é muito mais fácil não ver as “minorias”, minorias estas às vezes bem numerosas até. No entanto é pelo pronunciamento e persistência de pessoas como você que somos motivados a insistir, a prosseguir e lutar em prol de algo que as pessoas muitas vezes não querem ouvir.
    Desejo sinceramente que este site persista por mais outras tantas décadas e que Deus, a Pessoa que mais se preocupa com as minorias, esteja todos os dias presente em sua vida! Parabéns!!

  6. Comentário de: Hudson — 2 de fevereiro de 2010 às 9:49

    Meus parabens e obrigado por dividir um pouco do seu conhecimento conosco. Que sempre sirva de exemplo aos outros que pensam que são dono do conhecimento.

  7. Comentário de: Jorge Oliveira — 2 de fevereiro de 2010 às 10:35

    O site Bengala Legal foi minha primeira fonte de conhecimento na área de acessibilidade na web, agora é o Acessibilidade Legal.
    Parabéns MAQ! Que o site Bengala Legal continue sendo essa ótima fonte de conhecimento a todos nós.

    Muito obrigado MAQ. Muito obrigado Bengala Legal.

  8. Comentário de: Valdenito de Souza — 2 de fevereiro de 2010 às 10:46

    Parabéns Bengala Legal, o valor prestado por vcs à comunidade é imensurável…. Sou um frequentador e divulgador deste site verdadeira referência no gênero.

    Parabéns meu amigo Maq e equipe.

  9. Comentário de: André Herculano — 2 de fevereiro de 2010 às 12:04

    Oi MAQ: como deficiente visual passo aqui pra deixar também minhas felicitações de sucesso. Afinal, um daqueles que o site é pensado teria que deixar um post né? Forte abraço e continue plantando suas sementinhas, um dia podem se tornar a floresta amazônica.

  10. Comentário de: Graciela Pozzobon — 2 de fevereiro de 2010 às 12:21

    Querido Maq,

    Parabéns pelos 10 anos de existência do Bengala. Incrível como um espaço virtual é capaz de tanta articulação e troca de amor e sensibilidade. E isso graças a sua dedicação e luta diária. O Bengala além de ser esse espaço, já inspirou muitos outros sites e blogs e tenho certeza que contribuiu para que muitas pessoas acessassem estes outros espaços também. Por isso ele também é um propulsor de encontros e possibilidades de trocas dentro e fora de si mesmo! Mas, aqui vai um pedido: Quando o Bengala debutar vai ter que ter festa!!
    Parabéns, Graciela Pozzobon

  11. Comentário de: Marineia Crosara de Resende — 2 de fevereiro de 2010 às 13:55

    Parabéns MAQ pelo Bengala Legal!!! Acho o Bengala Legal incrível e tenho usado como referência com meus estagiários que trabalham com qualquer questão relacionada à(s) deficiência(s). Gosto também de ler seus e-mail na lista do MVI, gosto mais dos polêmicos. Sou fã do seu trabalho! Abraços inclusivos e plagiados.

  12. Comentário de: Álvaro Costa — 2 de fevereiro de 2010 às 14:00

    Sinceros parabéns MAQ, pelo trabalho, pela importância, qualidade, também pela alegria, incentivo, exemplo. Um abraço duplamente virtual, com amizade,

  13. Comentário de: Lothar Bazanella — 2 de fevereiro de 2010 às 14:28

    Parabéns, MAQ, pelos 10 anos do Bengalalegal! Ele é um marco na história da acessibilidade no Brasil.
    (o trocadilho não foi proposital, mas achei que ficou bom e deixei)

    Forte abraço!

  14. Comentário de: Chris - Olinda (PE) — 2 de fevereiro de 2010 às 14:38

    Fico feliz em poder comentar sobre o begala legal no seu primeiro decanato, que maravilha hein MAQ, meus sinceros parabéns!!!

    Seus ensinamentos tem trazido para mim e, por tabela, para aqueles que me ouvem (até porque falo muito sobre acessibilidade, rsrsrs como se diz aqui aperreio mesmooo) muito aprendizado, conhecer você foi um ganho que não saberia narrar e junto a isso conhecer seu site onde para mim seus propósitos se eternizam, que bom que temos você e que bom que temos esses recursos tecnológicos para nos socorrer quando temos dúvidas! Obrigada você pra mim é um ícone na história da acessiblidade.

    Um forte abraço acessivel da sua amiga pernambucana!!! Bjooo

    Christiane Cabral

  15. Comentário de: Israel cefrin — 2 de fevereiro de 2010 às 16:00

    MAQ
    Como te disse no mail, é uma honra poder comentar neste que é um site de referência na evangelização e trabalho em acessibilidade e inclusão.
    Que venham mais dez anos e continues firme no teu trabalho de nos ensinar a realmente entender que as diferenças são apenas isso, diferenças que não diminuem nem aumentam ninguém, mas não devem ser ignoradas quando queremos fazer algo realmente acessível a todos.

    Um grande abraço

    Israel Cefrin

  16. Comentário de: wamberto alexandre vanzo — 2 de fevereiro de 2010 às 16:00

    MAQ, meus parabéns pelos 10 anos de Bengala Legal. Como publicitário e arquiteto de informação, trabalho muito para que a acessibilidade web possa abranger o maior número de pessoas. E o Bengala Legal me ajuda e muito neste aspecto por garantir informações valiosíssimas para a criação de uma web mais acessível. Por completar 32 primaveras nesta mesma data 02 de fevereiro, saúdo novamente aos 10 anos de vida do Bengala Legal e a todos que se beneficiam desta grande ferramenta.

    Grande abraço.

  17. Comentário de: Solane Carvalho — 2 de fevereiro de 2010 às 16:10

    MAQ, querido amigo de luta,

    Parabéns pelos 10 anos dessa “Bengala” mais que legal, Bengala impulsionadora de novos e abertos caminhos. Avante!

  18. Comentário de: Areta do Bem — 2 de fevereiro de 2010 às 16:18

    Olá MAQ!

    Nossa, 10 anos hein! É muita acessibilidade disseminada em rede!

    Desejo que seus ensinamentos perpetue não só por mais 10 anos, mas para sempre!

    Um grande abraço acessível!

    Areta do Bem
    http://www.1980sa.com
    http://www.aretadobem.com.br

  19. Comentário de: Anahi — 2 de fevereiro de 2010 às 17:30

    RÁ TIM BUM !! Parabéns e que venham mais 10 anos ! Pode-se até dizer que visitante jurássica da Bengala Legal eu já virei, ahahahahah!! Ainda me lembro e me orgulho de quando tudo começou, quando tudo ainda era verbo.
    Abraços e parabéns, mais uma vez!

  20. Comentário de: Catharine — 2 de fevereiro de 2010 às 17:49

    Parabéns, MAQ!
    Sua iniciativa e força de vontade em divulgar a questão da acessibilidade inspiram muitas pessoas a pensar e fazer acessibilidade na Web.
    Uma das minhas primeiras fontes de conhecimento sobre acessibilidade foi seu site.
    Eu recomendo a todos que querem entender um pouco mais do assunto.

  21. Comentário de: Júnia — 2 de fevereiro de 2010 às 17:58

    Olá MAQ!

    Fiquei muito feliz e, ao mesmo tempo, pensativa ao encontrar o seu site.
    Foi por acaso, estava aqui meio a toa, perto do meu expediente acabar, qnd resolvi pesquisar um pouco sobre a minha doença – alias- nossa doença: a Diabetes.
    Bom, deixa eu me apresentar: Sou a Junia, 25 anos, funcionária Publica, resido em Brasilia, 20 anos com diabetes diagnosticada. E nunca dei muita bola para essa doença… Um teste glicêmico aqui, outro ali.. E assim vou levando a vida. Não aprendi ainda a viver bem com a Diabetes, ou melhor, não decidi ainda conviver bem com ela.
    Seu site me fez refletir.. Passei um tempão lendo as páginas (inclusive e principalmente o conteúdo de cunho pessoal, impossível não se identificar!) e em uma dessas páginas vc escreveu que ficaria feliz caso plantasse uma semente em um diabético. Pois bem, vim aqui para dizê-lo que vc plantou e também para agardecer. Quem sabe não podemos, ainda, trocar algumas experiências?

    Abraços,

    Júnia

  22. Comentário de: Alessander Thomaz — 2 de fevereiro de 2010 às 18:09

    Oi MAQ, parabéns pelos 10 anos do bengala legal.
    Eu já aprendi muito nesse site e sempre que posso entro para entender um pouco mais.
    Vida longa ao bengala legal!
    O que mais acho legal que o site é limpo e dedicado exclusivamente a informação.
    Muitos sites e blogs mal nascem e já estão entupidos de publicidade, links do google, etc, a modinha do momento é monetizar tudo, e você vai contra a maré, produz pela qualidade do que produz, não pensa em tirar proveito nenhum com isso.

    Um forte abraço do seu fã!
    Abraços,
    Alessander

  23. Comentário de: Vinicius Garcia — 2 de fevereiro de 2010 às 18:27

    Caro MAQ, quero registrar aqui minhas felicitações! O “Bengala” é uma grande referência para todos aqueles que trabalham, pesquisam e vivem a temática da deficiência.

    Um grande abraço,
    Vinicius – CVI-Campinas.

  24. Comentário de: Lilia Pinto Martins — 2 de fevereiro de 2010 às 19:08

    MAQ. Ao longo de nossa convivência, percebi a pessoa combativa que você é, investindo com muita garra e determinação nas ações em que você acredita. E toma, com muito cuidado, o conceito de pensar num universo de pessoas em sua diversidade, defendendo uma sociedade plural, que pense em soluções que sejam as melhores possíveis para todos. Estas características pessoais, eu percebo no Bengala Legal, que reproduz de maneira honesta e franca os princípios que você defende e transmite neste meio de comunicação. Parabéns pelos 10 anos do Bengala Legal, esperando que esta criação se mantenha por muitos anos a mais
    Lilia Pinto Martins-Presidente do CVI-Rio

  25. Comentário de: Chico — 2 de fevereiro de 2010 às 22:40

    Oi Marco, meus parabéns!!! Nada como se sentir avô de uma tarefa que ajuda tanto as pessoas! Vai em frente nesta sua luta diária para transmitir conforto e bem estar para quem necessita. Quem lhe manda um beijão é a Anita, aquela minha amiga venezuelana da faculdade. Lembra dela? Fiquei sem comunicação com ela por 29 anos!!! Agora estamos começando a matar as saudades… Quanto ao seu blog, ainda vou conhecer e depois te conto. Tudo de bom e não meche muito no site não, pois ele está ótimo. Abração. Chico

  26. Comentário de: Leo Rossi — 4 de fevereiro de 2010 às 16:27

    Parabéns pelas lutas, conquistas, trabalhos e pelo Bengala!

    Abraços audiodescritivos!

    Leo.

  27. Comentário de: MAQ — 4 de fevereiro de 2010 às 19:17

    Caros amigos,

    É com muita emoção que leio cada um de vocês, que falam do meu trabalho e de mim. Alguns de vocês nem me conhecem pessoalmente, alguns poucos que até me escreveram por e-mail eu mesmo não os conheço. Entre pessoas amigas e todos que escreveram, fizeram-me entender que sempre é preciso continuar, pois podemos passar amor, consideração, cumplicidade e informação a muitos que precisam, que querem, que se satisfazem exatamente com isso: humanidade.

    Obrigado a todos que me devolveram essa humanidade com suas manifestações.

    Abraços acessíveis, inclusivos e fáceis de usar do MAQ.

  28. Comentário de: Kathleen Lessa — 4 de fevereiro de 2010 às 20:06

    Maq, meu querido e distante amigo!

    Dez anos de Bengala e quase 7 da nossa amizade!
    Parabéns pelo filhote, entrando na adolescência.
    Agora sim terá trabalho mesmo [risos]! Até aqui
    foi fácil!
    Comemoro com você esses 10 anos dessa realização
    pessoal e muito trabalho,prestação de serviço e informação, ponto de referência sobre ACESSIBILIDADE
    na internet.
    Você é demais, querido!

    Aguardo-o aqui um dia para repetirmos aquele bobó-de-camarão e fazermos um brinde com champagne. Combinado?
    Estou cansada de você vir a SP e não conseguirmos nos encontrar.
    Muito saudade de abraçá-lo!

    Beijos grandes. Beijo na fam,ília e no Gil também.

    Kathleen

  29. Comentário de: Gil Porta — 5 de fevereiro de 2010 às 12:56

    MAQ, meu velho.

    O “Bengala Legal” tem tudo pra continuar sendo referência e sei que você não vai deixar a peteca cair.
    Vamos fazer o possível pra que o “Acessibilidade Legal” também fique conhecido e se torne referência como o “Bengala Legal”.

    Pra quem não sabe, minha amizade com o MAQ começou na extinta “Lista Vital”. Depois de alguns anos, ele me pediu pra ensiná-lo sobre CSS e foi neste ponto que começamos uma troca de aprendizado que não tem preço!

    Sei que ainda temos muito a aprender e estamos nos esforçando e sempre nos aperfeiçoando pra tornar a web realmente acessível a todos!

    Um forte abraço, amigo!

  30. Comentário de: Regina Cohen — 5 de fevereiro de 2010 às 19:10

    Querido MAQ,
    Demorei, mas não podia deixar de parabenizar.
    O que dizer quando tantos já disseram tanto com tamanha sabedoria, carinho e gratidão. Sou sua fã de longa data quando nos encontramos no SERPRO para a apresentação da tese da Valdelúcia. De lá para cá sempre fiquei atenta às suas sempre espirituosas colocações. Te pedi alguns depoimentos para as minhas pesquisas e sempre menciono eles em palestras e artigos. Não adianta, não consigo encontrar ninguém melhor para falar da emoção de tocar um quadro da Monalisa na Pinacoteca. Também adoro o Bengala Legal e é bom saber da sua persistência em manter o site por 10 anos com um alto nível de qualidade e informação.
    Que venham muito mais anos do Bengala, do Blog e do Acessibilidade Legal.
    Eles e você já fazem parte da nossa leitura diária e da nossa vida.
    Um grande abraço,
    Regina Cohen

  31. Comentário de: Naziberto — 9 de fevereiro de 2010 às 20:21

    Olá MAQ, tudo bem? Finalmente, com a ajuda do Gil eu consegui chegar até aqui para poder parabenizar você e seu trabalho aqui com o Bengala Legal. Ele sempre foi um espaço de utilidade pública, de esclarecimento, de luta por uma sociedade mais diversa e inclusiva. Serve de referência para tantos outros que seguem esses passos nessa luta cidadã. Por exemplo, o meu site é um fruto dessa insana batalha cotidiana por mais respeito a todo segmento de pessoas com deficiência. Assim parabenizo você, toda equipe que trabalha para que ele esteja sempre no ar e que continue sendo uma ferramenta revolucionária e guerreira.

  32. Comentário de: Bianca — 25 de fevereiro de 2010 às 17:17

    Oi MAQ, Anda sou nova por aqui, mas gostaria de parabenizá-lo pelos 10 anos de site e 1 de blog. Seu trabalho é maravilhoso e espero poder aprender muito ainda por aqui.
    Vida longa ao BL!!!
    beijos

Feed RSS para comentários sobre este post. | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

O SESC-São Paulo dá início no dia 2 de abril ao tradicional Festival SESC Melhores Filmes, no CineSesc, com a cerimônia de abertura da 40ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, [...]

 

Evento se repetirá em Salvador, Brasília e Curitiba. [Descrição da imagem] Programação para Salvador: A CAIXA Cultural Salvador abre, a partir da próxima segunda-feira (31), as inscrições para a oficina “De Olho no Braille”, que acontece de 8 a 12 de abril. A oficina apresenta histórico e aplicações do Braille, além de aspectos imagéticos e [...]

 

15 crianças e adolescentes com Down gravaram um vídeo emocionante para combater o medo, o desconhecimento e o preconceito que tomam alguns casais, quando descobrem que terão um filho com a síndrome. A ideia foi baseada no e-mail de uma futura mãe, ao descobrir que seu bebê seria especial. “Que tipo de vida o meu [...]

 

Foi lançado hoje (15/03/2014) o livro “Desculpe, não ouvi“, de Lak Lobato. Editora Atitude Terra (www.atitudeterra.com.br). Lak é surda oralizada; perdeu a audição literalmente da noite para o dia, quando tinha 10 anos. Aprendeu a fazer leitura labial, conservou a fala que já havia adquirido e foi viver a vida: aprendeu francês, fez intercâmbio na [...]

 

A Digicon – especializada em automação para a mobilidade urbana – implantou semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Os equipamentos foram instalados nos cruzamentos do bairro Vila Aparecida – local aonde fica situada a sede da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos. Para esta [...]

 

Brasília – Um aplicativo criado por quatro jovens de São Paulo está mudando a vida de pessoas com deficiência na voz. Disponível para tablets, smartphones e computadores, o Que Fala transforma frases selecionadas pelo usuário em mensagens de voz, permitindo ao usuário comunicar-se diretamente com seu interlocutor. O grupo de empreendedores foi um dos que [...]

 

Marta Gil (*). O início do ano nos estimula a traçar planos de ação. Extraindo a essência dos balanços feitos em dezembro, na esteira do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, constato mais uma vez que há conquistas da maior importância, que ainda há muito a fazer e, principalmente, que estas conquistas estão sendo seriamente [...]

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) firmaram compromisso para inclusão do PJe-JT nos padrões internacionais de acessibilidade, através da adoção do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), norma internacional que consiste num conjunto de recomendações para fazer com que o conteúdo [...]

 

Marlene e Lelei foram incentivadas pelos pais a ser independentes | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21. Flavia Boni Licht e Nubia Silveira* Olinda Marlei Lopes Teixeira desde criança é conhecida como Lelei. Ela e a irmã Terezinha Marlene Lopes Teixeira, a Marlene, nasceram em Jaquirana (RS) e passaram a infância e boa parte da adolescência em [...]

 

Análise aos conteúdos Web do Ensino Superior revela que nenhum cumpre com os requisitos mínimos de acessibilidade. Distribuição do índice AccessMonitor por distritos e regiões autónomas. [Consulte a tabela 5 do estudo para uma representação alternativa ao gráfico]. A análise efetuada pelo Departamento da Sociedade de Informação (DSI) da Fundação para a Ciência e a [...]

 

BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Jornal Estado de Minas. Acessibilidade ainda está distante. BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Mapeamento mostra que, em 2009, 70% da [...]

 

Além da audiodescrição, Carlise e Jorge fizeram convites em Braille e prepararam uma surpresa para que todos os convidados com deficiência visual conheçam em detalhes o vestido da noiva. O casamento aconteceu no último dia 4. O casamento de Carlise Kronbauer e Jorge Fernando Vieira foi o primeiro a contar com audiodescrição no Rio Grande [...]

 

Projeto de Acessibilidade Virtual lança livro sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva durante o 2º SAS. Durante o 2º Seminário Anual dos Servidores do IFRS, no dia 19 de abril de 2013, aconteceu o lançamento do livro Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais, escrito pelos participantes do Projeto de [...]

 

04 de janeiro – Dia mundial do Braille. O Sistema Braille é baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas e permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.

 

Em espaços públicos, é comum que pessoas que utilizam aparelhos auditivos tenham dificuldade para ouvir. O ruído de fundo, a reverberação e a distância da fonte sonora são os principais fatores que influenciam na redução da capacidade de escutar com clareza. Com o intuito de solucionar esse problema e proporcionar uma maior inclusão social desses [...]

 

Marco Aurélio Mello. As políticas públicas devem ser direcionadas ao bem-estar dos cidadãos em geral, mas, entre o formal e a realidade, o Estado fica a dever. Isso é sentido de modo mais acentuado pelos detentores de necessidades especiais. Ruas, prédios e veículos de transporte coletivo longe estão da concretude prevista na Carta Federal, que, [...]

 

O 6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – Assim Vivemos, da Lavoro Produções Artísticas, dedicou a edição de 2013 a Marco. Este festival, que comemora 10 anos de existência, foi pioneiro na acessibilidade em produtos culturais e introduziu no Brasil a audiodescrição (recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual). Reproduzimos o texto de [...]

 

O Ministério da Previdência Social esclarece as principais dúvidas sobre a aposentadoria especial. Ministério da Previdência Social. 10/12/2013. da Redação 1 – O que traz a Lei Complementar 142/2013? A Lei garante ao segurado da Previdência Social, com deficiência, o direito à aposentadoria por idade aos 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher, [...]

 

A aplicação da tecnologia em ferramentas de acessibilidade proporciona a pessoas com deficiência mais qualidade de vida e ajuda a criar possibilidades. Essa realidade ganhou mais força com o crescimento dos investimentos em comunicação e mobilidade. Situação que mostra os caminhos a serem abertos por meio de equipamentos e softwares. Um exemplo de sucesso dessa [...]

 

Categoria Pessoas / Instituições: 1º Lugar: Leda Spelta. 2º Lugar: Hudson Augusto Lima – Projeto NAVEgantes da informação. 3º Lugar: Apoio de Aula – Repositório de Material Online por Carlos Rafael Gimenes das Neves. Projetos Web – Premio MAQ de Acessibilidade na Web: 1º Lugar: Portal da Casa de Oswaldo Cruz. 2º Lugar: Reclamações Procon. [...]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. Audiodescrição e a eterna discussão com a ABERT. (38 visitas)
  2. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (28 visitas)
  3. O que é Inclusão Escolar? (27 visitas)
  4. Oficina “De Olho no Braille” e Workshop de Livro Acessível/audiodescrição. (22 visitas)
  5. Festival Melhores Filmes - edição 2014 - está ainda mais imperdível (20 visitas)
  6. Não tenha medo de filho especial, pedem jovens com Down: vídeo (15 visitas)
  7. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 07 junho - Inclusão no Trabalho e na Escola. (14 visitas)
  8. Políticas públicas: segunda etapa da luta (13 visitas)
  9. TV Brasil - Programa Especial Comemora Cinco Anos. (12 visitas)
  10. Cego quer fazer Pornô. (11 visitas)
  11. Sobre o Programa Especial - TV Brasil. (11 visitas)
  12. Audiodescrição e Legendas Open Caption no Festival SESC Melhores Filmes 2012 (10 visitas)
  13. Acessibilidade e cidadania (10 visitas)
  14. Reatech 2010 - IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. (10 visitas)
  15. Abertura da Exposição Sentir prá Ver. Pinacoteca SP. (9 visitas)
  16. MAM inaugura exposição com obras interativas e com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. (9 visitas)
  17. A Crônica dos Sentimentos. (9 visitas)
  18. Segundo episódio do Programa Assim Vivemos na TV Brasil. (9 visitas)
  19. Futebol de 5 - Esporte Adaptado - Cegos. (9 visitas)
  20. "O Colecionador de Crepúsculos" - Audiodescrição, legendas e LIBRAS. (9 visitas)
  21. Cada caso é um caso, cada surdo é um surdo. (9 visitas)
  22. TST, CNJ e CSJT firmam compromisso para ampliar a acessibilidade ao PJe-JT (9 visitas)
  23. Semáforos sonoros são implantados em Franca interior de SP (9 visitas)
  24. Desculpe, não ouvi (8 visitas)
  25. Rompendo Barreiras - IV Encontro (8 visitas)
  26. Festival Assim Vivemos 2011! Inscrições. (8 visitas)
  27. Hospital das Clínicas entregará aparelho auditivo de número dez mil. (8 visitas)
  28. Dúvidas sobre a aposentadoria especial para pessoa com deficiência (7 visitas)
  29. Menina dos Meus Olhos, 13 a 15/12, Nova York (7 visitas)
  30. 2013 chegou, já trazendo desafios! (7 visitas)
  31. Literatura e inclusão: “Sapucaya, a Grande Árvore” (7 visitas)
  32. Grupo Adapt: Novo Local de compras para pessoas com deficiência física no Rio. (7 visitas)
  33. Procurador Geral da República defende direito à audiodescrição (7 visitas)
  34. I Mostra de Teatro Acessível - Escola de Gente. (7 visitas)
  35. Aprovada no EUA importante lei de acessibilidade (7 visitas)
  36. Exposição acessível à pessoas com deficiência visual em Itajubá. (7 visitas)
  37. Tecnologia para ouvir (7 visitas)
  38. Butantan cria "Museu em Braille" (7 visitas)
  39. Manifestação Pública - Contra a flexibilização da "Lei de Cotas". (7 visitas)
  40. Proseando sobre sexualidade com Leandro Portella. (7 visitas)
  41. Hotel investe para atender pessoas com deficiência (7 visitas)
  42. Programa Assim Vivemos - TV Brasil. (7 visitas)
  43. Teatro acessível: Mozart, apaga a luz! (7 visitas)
  44. Seminário: Ações e Reflexões sobre Aids e Deficiência: Diferentes Vozes. (7 visitas)
  45. Mineiros com deficiência reclamam por mais audiodescrição (7 visitas)
  46. Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. (7 visitas)
  47. Projeto de Inclusão Digital de Brasileiros Vence Prêmio do BID. (7 visitas)
  48. E.U.A Assina Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. (7 visitas)
  49. Lançamento de DVDs acessíveis no Centro Cultural Oboé em Fortaleza. (6 visitas)
  50. Filmes 10ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro. (6 visitas)
  51. XV Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX (6 visitas)
  52. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Neste Domingo, dia 19 de abril - Sobre o Amor. (6 visitas)
  53. Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade - circulam por Minas Gerais e SãoPaulo. (6 visitas)
  54. Mais um lance da luta pela audiodescrição no supremo Tribunal Federal. (6 visitas)
  55. Luta por direitos mudou vida de irmãs anãs (6 visitas)
  56. II Encontro Nacional de Mergulho Adaptado. (6 visitas)
  57. Teatro Carlos Gomes estreia projeto de inclusão. (6 visitas)
  58. Arte e humor contra a discriminação. (6 visitas)
  59. 04 de janeiro - Dia mundial do Braille (5 visitas)
  60. Ônibus restaurante com cozinheiros cegos na Argentina (5 visitas)
  61. Natação e o Brasil Campeão: Esporte Adaptado. (5 visitas)
  62. As Nádegas que me Levaram à Arte. (5 visitas)
  63. Festival Assim Vivemos 2009 - Inscrições Abertas! (5 visitas)
  64. Bicicleta Especial Auxilia Pessoas com Deficiencia Visual. (5 visitas)
  65. Pessoas com deficiência têm direito de exercer sexualidade, mas ainda há impedimentos na sociedade.. (5 visitas)
  66. Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes. (5 visitas)
  67. Professor da USP lança dicionário para surdos e ouvintes (5 visitas)
  68. Caminhos da Inclusão – a história da formação profissional de pessoas com deficiência (5 visitas)
  69. Dilma é vaiada ao falar 'portador de deficiência' durante conferência (5 visitas)
  70. À nova Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Quem Mais Chegar! (5 visitas)
  71. “LEONEL PÉ DE VENTO” - Peça infanto-juvenil. (5 visitas)
  72. Chat do dia 5/07/2009 - Programa Assim Vivemos - Convenção, Estatuto e Criminalização. (5 visitas)
  73. Startup cria tecnologia que ajuda pessoas com deficiência na voz a se comunicar (5 visitas)
  74. Coleção Adélia - Livros acessíveis (5 visitas)
  75. Aplicativo ajuda fonoaudiólogos na oralização de surdos (5 visitas)
  76. Estudantes de Charqueadas criam óculos que funcionam como mouse para tetraplégicos. (5 visitas)
  77. I Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (5 visitas)
  78. Refletindo sobre a formação de público de pessoas com deficiência (5 visitas)
  79. Acessibilidade pode ser rentável para empresas (5 visitas)
  80. Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. (5 visitas)
  81. Projeto Praia Acessível: Lazer para Todos. (5 visitas)
  82. Taxistas recebem noções para atender pessoas com deficiência (5 visitas)
  83. Carnaval no Rio de Janeiro para Pessoas com Deficiência. (5 visitas)
  84. "Hoje é um novo dia, de um novo tempo , que não começou...". (5 visitas)
  85. Milhões para cinema e TV, quanto para a acessibilidade? (4 visitas)
  86. Gisele e nossos livros acessíveis. (4 visitas)
  87. Prefeitura de São Paulo ANUNCIA serviço de Equoterapia. (4 visitas)
  88. Audiodescrição: o filme Saneamento Básico será exibido dia 9/11. (4 visitas)
  89. Lançado livro acessível (4 visitas)
  90. 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP. (4 visitas)
  91. Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência. (4 visitas)
  92. Teatro Alfa - O Quebra Nozes - com audiodescrição. (4 visitas)
  93. Curso de Introdução à Audiodescrição - Recurso de Acessibilidade Comunicacional. (4 visitas)
  94. ONU celebra primeiro Dia Internacional da Síndrome de Down oficial (4 visitas)
  95. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Pintar e Dançar! (4 visitas)
  96. Curso de Audiodescrição - Palavras que Valem por Mil Imagens. (4 visitas)
  97. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 5 de julho - Comunicação Alternativa. (4 visitas)
  98. Via Crucis de uma Pessoa com Deficiência em Itabuna - BA. (4 visitas)
  99. O filme "CHICO XAVIER" chega em DVD e Blu-ray com recurso especial para pessoas com deficiência visual. (4 visitas)
  100. Os ETs Contra-atacam - Escolas Inclusivas. (4 visitas)
  101. Edital para produção de obras acessíveis foi prorrogado. (4 visitas)
  102. Bicicleta para pessoas com deficiência física criada por alagoano é testada em Maceió. (4 visitas)
  103. A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo. (4 visitas)
  104. Festa no Ibirapuera marca dia mundial da Saúde Sexual. (4 visitas)
  105. Hasta la Vista: Seção de Cinema com Audiodescrição. (4 visitas)
  106. Biblioteca de Olinda (4 visitas)
  107. Eleições: vote com acessibilidade plena. (4 visitas)
  108. Manifesto : Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Art 24 EDUCAÇÃO:CUMPRA-SE! (4 visitas)
  109. Cordão dos Cegos Volta às Ruas. (4 visitas)
  110. O Direito Autoral e a Inclusão Social (4 visitas)
  111. Quarta edição do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. (4 visitas)
  112. SEDH lança campanha pioneira para a inclusão da pessoa com deficiência. (4 visitas)
  113. Programa Viver Melhor no Amazonas (4 visitas)
  114. Judô Adaptado - Artes Marciais - Pessoas com Deficiência Visual. (4 visitas)
  115. Basquete em Cadeira de Rodas. (4 visitas)
  116. Secretaria Especial dos Direitos Humanos ganha status de ministério. (4 visitas)
  117. Atleta com síndrome de Down Conquista o 10º Posto na Regional Metropolitana de Equitação Fundamental. (4 visitas)
  118. "Tirem as nádegas da cadeira": Entrevista com Fábio Adiron. (4 visitas)
  119. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Sobre as Diferenças. (4 visitas)
  120. Abaixo-assinado a favor da Educação Inclusiva. (4 visitas)
  121. Campanha de VISIBILIDADE da Educação Inclusiva. (4 visitas)
  122. Acessibilidade: Instrumentos musicais eletrônicos (4 visitas)
  123. Pessoas Cegas Não Conseguem Participar de Consulta Pública sobre Audiodescrição. (4 visitas)
  124. Dislexia: compreensão da família e da escola. (4 visitas)
  125. Curso de Acessibilidade Web da Acesso Digital. (4 visitas)
  126. Audiodescrição: Uma Luta de mais de 29 milhões de Cidadãos Brasileiros. (4 visitas)
  127. Audiodescrição: CORDE assume oficialmente posicionamento contra o Ministério das Comunicações. (4 visitas)
  128. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 6 de setembro - Último Programa. (4 visitas)
  129. Abertura da Galeria Tátil De Esculturas Brasileiras do Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. (4 visitas)
  130. Relatório do Unicef aponta exclusão da criança com deficiência (4 visitas)
  131. Cenas Comuns: Musculação de Cegos. (4 visitas)
  132. IBGE: 67,5% dos municípios têm políticas de acessibilidade a espaços públicos (4 visitas)
  133. Audiodescrição - Nossa vida não vale um Chevrolet (3 visitas)
  134. Abaixo-assinado Pelo Arquivamento do Projeto de Lei que Institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. (3 visitas)
  135. Todos@Web 2013 premia sites adaptados para pessoas com deficiência (3 visitas)
  136. Filmes com audiodescrição no Cine-SESC - São Paulo. (3 visitas)
  137. Indignação: o que nós pessoas com deficiência precisamos enfrentar. (3 visitas)
  138. Filmes com audiodescrição em São Lourenço, Minas Gerais. (3 visitas)
  139. Com AD - quatro curtas, quatro audiodescritores. (3 visitas)
  140. Jardim Sensorial - Jardim Botânico / RJ. (3 visitas)
  141. Casal cria ONG que incentiva adotar crianças com deficiência (3 visitas)
  142. Série Vida em Movimento Será Reapresentada pela TV Cultura. (3 visitas)
  143. Pessoas com deficiência conquistam mais espaço no mercado de trabalho (3 visitas)
  144. Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência. (3 visitas)
  145. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (3 visitas)
  146. Teatro acessível da Escola de Gente. (3 visitas)
  147. Homenagens prestadas a Marco Antonio de Queiroz – MAQ – em 2013 (3 visitas)
  148. Vencedores da 2ª edição do Prêmio Todos@Web (3 visitas)
  149. Dilma lança plano inédito para pessoas com deficiência. (3 visitas)
  150. Acessibilidade - Elevador de piscina acessível. (3 visitas)
  151. Carnaval de Olinda e Pessoas com Deficiência (3 visitas)
  152. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 28 de junho - Audiodescrição. (3 visitas)
  153. UPA São Paulo - World Usability Day. (3 visitas)
  154. Mais dois com audiodescrição: O Zelador Animal e Operação Presente. (3 visitas)
  155. Correndo atrás da CNH - Projeto difícil mas não impossível. (3 visitas)
  156. Deficiente visual tem isenção de ICMS na aquisição de veículo zero quilômetro. (3 visitas)
  157. Seminário de Acessibilidade Digital em Recife. (3 visitas)
  158. Porto Alegre ganha primeiro Plano Diretor de Acessibilidade do País. (3 visitas)
  159. Cada um corre do jeito que pode. (3 visitas)
  160. Sou a favor da educação, escola e ensino inclusivos! (3 visitas)
  161. Festival SESC dos Melhores Filmes 2010 - CineSESC. (3 visitas)
  162. Lei de Cotas 20 anos: Chegamos ao fim, ou não? (3 visitas)
  163. Tagarellas realiza a primeira audiodescrição de um casamento no RS (3 visitas)
  164. Aniversário de 10 anos da Escola de Todos. (3 visitas)
  165. Livro: Acessibilidade e Tecnologia Assistiva (3 visitas)
  166. Audiodescrição à vista. (3 visitas)
  167. Terapia Assistida por Animais (TAA) é Oferecida para Crianças em São Vicente (SP). (3 visitas)
  168. Abertura da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. (3 visitas)
  169. VIVO Encerra o Ano de Cultura Acessível com a Apresentação de Coração Bazar. (3 visitas)
  170. Fotógrafa lança livro pornográfico voltado para pessoas com deficiência visual. (3 visitas)
  171. Ouvidoria da Cidadania - Secretaria dos Direitos Humanos. (3 visitas)
  172. Sancionada lei de proteção à pessoa autista (3 visitas)
  173. 5º Sou + Web: Olha a Lêda aí gente! (3 visitas)
  174. Workshop sobre acessibilidade digital (3 visitas)
  175. Software auxilia pessoas com deficiência visual (3 visitas)
  176. I Mostra Acessível de Teatro e Cinema da Bahia. (3 visitas)
  177. Censo IBGE 2010 x Pessoas com Deficiência. (3 visitas)
  178. Conferência Sobre a Construção de Web Sites Perfeitos: A Inacessibilidade dos PDF. (3 visitas)
  179. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Neste Domingo, dia 12 de abril - Nanismo. (3 visitas)
  180. Festival das Cataratas do Iguaçu vai discutir turismo para pessoas com deficiências (3 visitas)
  181. QUEM ME LEVARÁ SOU EU - conversando sobre autodefensoria: a vez e a voz da deficiência intelectual (3 visitas)
  182. Projeto Praia Acessível - cadeiras anfíbias (3 visitas)
  183. Banco do Brasil é condenado a pagar indenização e enviar documentos em braile a cliente com deficiência visual. (3 visitas)
  184. Acessibilidade em Lojas do Centro de Aracaju é Discutida. (3 visitas)
  185. Aniversário do site Bengala Legal - Nove Anos! (3 visitas)
  186. Parque no ABC Paulista Terá Trajeto para Pessoas com Deficiência. (3 visitas)
  187. VIII Encontro Nacional do CVI-Brasil: A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e os Novos Paradigmas Sociais. (3 visitas)
  188. Fórum Internacional Síndrome de Down (3 visitas)
  189. Menina vê pela 1ª vez após tratamento com células-tronco. (3 visitas)
  190. Ministério do Turismo lança plano de acessibilidade na Festuris (3 visitas)
  191. Ministério Público entra com ação para exigir audiodescrição. (3 visitas)
  192. Acessibilidade nas artes visuais e audiovisuais (3 visitas)
  193. 2º Encontro Nacional de Audiodescrição (3 visitas)
  194. 126 países ratificaram Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (3 visitas)
  195. Projeto de Lei propõe gratuidade a aparelhos para pessoas com deficiência visual (3 visitas)
  196. Primeiro Encontro de Dança Inclusiva: Apresentação (3 visitas)
  197. 3º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do RJ. (3 visitas)
  198. Reatech 2009 - Feira Internacional de Tecnologias. (3 visitas)
  199. Por acessibilidade na universidade (3 visitas)
  200. Dia Internacional da Síndrome de Down - inclusão e autonomia. (3 visitas)
  201. Público fica no escuro para ver peça em SP (3 visitas)
  202. Novo curso de acessibilidade web da Acesso Digital no Rio. (3 visitas)
  203. Cavalos ajudam no tratamento de pessoas com deficiência. (3 visitas)
  204. Programa traduz textos em linguagem de sinais (3 visitas)
  205. Livre Acesso - Programa de Acessibilidade do Centro Cultural São Paulo. (3 visitas)
  206. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza UFF será inaugurado no dia 10/06 (3 visitas)
  207. Fisioterapia para todos no Hospital SARAH RIO na Barra da Tijuca (3 visitas)
  208. Projeto PróRampas muda realidade de pessoas com deficiência na Capital Paraibana. (3 visitas)
  209. Assim Vivemos - 4º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiências - Centro Cultural Banco do Brasil. (3 visitas)
  210. Curso de audiodescrição no Centro Universitário Belas Artes. (3 visitas)
  211. ONCB Reforça em sua Assembleia, Necessidade de Luta e Mobilização em Defesa da Audiodescrição. (3 visitas)
  212. Projeto para pessoas com deficiência é destaque internacional (2 visitas)
  213. Um guia muito especial (2 visitas)
  214. Curso de extensão - Relação interpessoal com PcDs (2 visitas)
  215. 7ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação (2 visitas)
  216. Vem aí o 2º Encontro Nacional de Audiodescrição! (2 visitas)
  217. Deficientes auditivos não são isentos do pagamento de IPI (2 visitas)
  218. Cine Sabesp com audiodescrição em São Paulo (2 visitas)
  219. Inovação para pessoas com deficiência (2 visitas)
  220. Cão-guia: o que é preciso para conseguir um (2 visitas)
  221. Conheça os vencedores do prêmio Todos@Web. (2 visitas)
  222. Mantida multa de R$ 220 mil às Lojas Renner (2 visitas)
  223. Acessibilidade Web em Portugal também deixa a desejar (2 visitas)
  224. Piercing na língua é capaz de controlar cadeira de rodas (2 visitas)
  225. Rio+20 - projeto de acessibilidade será adotado pela ONU. (2 visitas)
  226. Pós-graduação em audiodescrição na UFJF (2 visitas)
  227. MAQ - Marco Antonio de Queiroz faleceu em 02 de julho de 2013. (2 visitas)
  228. Apresentação da Ópera Tosca no Teatro São Pedro (SP). (2 visitas)
  229. Curso Regular de Musicografia Braille em São Paulo. (2 visitas)
  230. Cegos aprendem Libras no Recife em curso inédito. (2 visitas)
  231. Simpósio: Síndrome de Down. (2 visitas)
  232. TV Brasil - Assim Vivemos - Terceira Semana. (2 visitas)
  233. Palavras sem Fronteiras invadem o Museu da Língua Portuguesa. (2 visitas)
  234. Falta Acessibilidade em Ituiutaba. (2 visitas)
  235. A Bengala e Eu. (2 visitas)
  236. Cantores cegos obtêm liminar para permanecer no Brasil. (2 visitas)
  237. Seminário: "Acerca da Vida - Vivendo Com Independência" - CVI AN. (2 visitas)
  238. Ministério das Comunicações Deve Reabrir Prazo para Deficientes Audiovisuais Participarem de Consulta pública. (2 visitas)
  239. Centro Cultural São Paulo promove sessão de cinema com audiodescrição. (2 visitas)
  240. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 12 de julho - Síndrome de Down e Amizade. (2 visitas)
  241. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Domingo, Dia 10 de Maio. (2 visitas)
  242. Poupatempo Inaugura Terminais Acessíveis com novidade para pessoas com Mobilidade Reduzida e Deficiências Sensoriais. (2 visitas)
  243. Exposição de fotografia em relevo para invisuais (cegos) (2 visitas)
  244. O Trono Acústico de Dom João VI. (2 visitas)
  245. Ministro Homologa Parecer que Trata de Aluno com Deficiência. (2 visitas)
  246. Oficina dos Menestréis - Apresenta: "UP" - Um musical com pessoas com Síndrome de Down. (2 visitas)
  247. Experiência Brasileira na Área das Deficiências será Apresentada em Congresso Internacional. (2 visitas)
  248. Vinheta de fim de ano da Globo terá pessoas com deficiência, mas não terá acessibilidade. (2 visitas)
  249. Exposição Acessível Tesouros do Louvre: Retratos esculpidos por Houdon. (2 visitas)
  250. Novos ônibus em Belo Horizonte com acessibilidade seguem as normas da ABNT. (2 visitas)
  251. Site "Bengala Legal" faz 10 anos de existência hoje. (2 visitas)
  252. Chat do dia 23/08/2009 - Programa Assim Vivemos - O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência. (2 visitas)
  253. Semáforos poderão ser adaptados para daltônicos. (2 visitas)
  254. Vestido de Homem-Aranha, bombeiro salva menino com autismo. (2 visitas)
  255. Pessoas com Deficiência e Relacionamentos Dependentes. (2 visitas)
  256. O Que Quiser! (2 visitas)
  257. Pessoas com deficiência ganham esteira de acesso à praia e cadeira flutuante para o mar. (2 visitas)
  258. Audiodescrição e Carnaval - Que Bom Seria... (2 visitas)
  259. Minha Casa, Minha Vida Inacessíveis. (2 visitas)
  260. Cursos de Capacitação para Pessoas com Deficiência. (2 visitas)
  261. Dia histórico: Assinado decreto de pagamento de indenização às pessoas com a síndrome da Talidomida. (2 visitas)
  262. CURSO DE LIBRAS - INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL. (2 visitas)
  263. Programação do Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Exercícios de Ver e Não Ver. (2 visitas)
  264. Curso: Gestão de Ambientes Culturais Inclusivos. (2 visitas)
  265. REATECH – Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - 2011. (2 visitas)
  266. Lançamento de 3 audiolivros da "Coleção Livro de Ouvir" em Porto Alegre (2 visitas)
  267. Pela não discriminação no trabalho - Pessoas com deficiência. (2 visitas)
  268. Dia Internacional da Literacia (2 visitas)
  269. Dia Internacional da Síndrome de Down - 23/11/2011. (2 visitas)
  270. Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no Sesc Madureira. (2 visitas)
  271. Escola de Gente é premiada pela Presidência da República. (2 visitas)
  272. Acessibilidade para Pessoas com deficiência visual e auditiva agora é lei nos EUA. (2 visitas)
  273. Aniversário da Laramara com belíssimo filme com Audiodescrição. (2 visitas)
  274. TJRO - TAM é condenada a indenizar cadeirante. (2 visitas)
  275. Hormônios do Crescimento no Tratamento de Paralisia Cerebral e Lesão Medular. (2 visitas)
  276. Sétima Turma do Curso de Acessibilidade Web no Rio de Janeiro (2 visitas)
  277. Baralho Adaptado para Pessoas Cegas. (1 visitas)
  278. TCE oficializa adesão à Campanha de Acessibilidade do Conade. (1 visitas)
  279. 2ª Marcha das Bengalas (1 visitas)
  280. Sobre este Blog (1 visitas)
  281. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - 26 de abril - Sensibilidade. (1 visitas)
  282. Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual é o Tema de Oficina que será Realizada no SESC Pinheiros, em São Paulo. (1 visitas)
  283. Limite para Isenção em Carro de Pessoas com Deficiência vai a R$70 mil. (1 visitas)
  284. Como fazer leitura labial num aeroporto onde todos usam máscaras contra a gripe suína. (1 visitas)
  285. Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares. (1 visitas)
  286. Amizade Colorida: exibição com audiodescrição. (1 visitas)
  287. De que se está falando: de incapacidade ou de valores? (1 visitas)
  288. A Disney acaba de lançar um novo aparelho para pessoas com deficiência visual. (1 visitas)
  289. Entrevista Rádio Eldorado. (1 visitas)
  290. Curso: Intervenção Fonoaudiológica Precoce para Crianças com Deficiência Visual (1 visitas)
  291. Seminário discute sistema de audiodescrição para pessoas com deficiência visual (1 visitas)
  292. Procurador do Paraná Se Torna o Primeiro Juiz Cego do Brasil. (1 visitas)
  293. Novo Curso de Acessibilidade Web da Acesso Digital. (1 visitas)
  294. Trabalhar em casa é meia inclusão. (1 visitas)
  295. Senzala 2.0 (1 visitas)
  296. Trabalho pela IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS para as pessoas com deficiência. (1 visitas)
  297. Censo sobre Pessoas com Deficiência de Nova Odessa. (1 visitas)
  298. Consulta Pública sobre Saúde Sexual e Reprodutiva da Pessoa com Deficiência. (1 visitas)
  299. Os discursos e as práticas de Educação Inclusiva: a intersetorialidade em questão. (1 visitas)
  300. Cadeirante terá Táxi Adaptado em BH. (1 visitas)
  301. Manifesto pela Audiodescrição entregue em mãos, em Uberlândia, ao Ministro das Comunicações. (1 visitas)
  302. Conferência Municipal de Acessibilidade e Comunicação em Uberlândia. (1 visitas)
  303. GT Acessibilidade web - pesquisa sobre tecnologias assistivas (1 visitas)
  304. WCAG 2.0 aprovado como norma internacional ISO/IEC (1 visitas)
  305. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 16 de agosto - Complementando seu Complemento. (1 visitas)
  306. Curiosidade sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down. (1 visitas)
  307. Emprego para pessoa com deficiência é tema da 'TV Trabalho' (1 visitas)
  308. Curso: Informática Básica para Cegos. (1 visitas)
  309. Pessoas com deficiência terão programa de TV em SC (1 visitas)
  310. MPF/RN Quer Garantir Reserva de Vagas a Pessoas com Deficiência em Concurso da PF (1 visitas)
  311. Audiodescritora Brasileira Mostra Sistema de Audiodescrição em Portugal. (1 visitas)
  312. Equipe do RNIB dá as Boas-Vindas à Acessibilidade do iPhone. (1 visitas)
  313. Portugal tem 48 mil alunos com deficiência (1 visitas)
  314. LEI DE COTAS COMPLETA 21 ANOS E MOSTRA QUE INCLUSÃO É POSSÍVEL (1 visitas)
  315. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ratificada em Portugal. (1 visitas)
  316. Relatório Mundial sobre Deficiência - OMS (1 visitas)
  317. Repressão - A era das sombras permanece (1 visitas)
  318. Projeto Raízes de África presta homenagem às mulheres mães da diversidade. (1 visitas)
  319. Caminhando Juntos - Orientação e Mobilidade (OM) (1 visitas)
  320. Mulher com deficiência visual consegue liminar para assumir cargo (1 visitas)
  321. Museu do Futebol adapta acervo (1 visitas)
  322. Carta de Compromisso da FBASD - Um Ano da Ratificação da Convenção. (1 visitas)
  323. Direitos das pessoas com deficiência são ampliados (1 visitas)
  324. Justiça livra mulher de laqueadura forçada (1 visitas)
  325. Defensoria tenta reverter decisão de ESTERILIZAR MULHER com DEFICIÊNCIA. (1 visitas)
  326. Seminário: Envelhecimento e Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  327. Os mais visitados (1 visitas)
  328. Discriminação e preconceito no ensino privado (1 visitas)
  329. Acadêmica Investiga a Construção de Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  330. Transporte Escolar para Alunos com Deficiência em Recife. (1 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker

Powered by WordPress