Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, domingo, 21 de dezembro de 2014 - 06:29.

 

Conteúdo principal.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010.

Site "Bengala Legal" faz 10 anos de existência hoje.

Caros frequentadores do site www.bengalalegal.com

É com o maior orgulho e prazer que informo dos 10 anos de existência do meu site “A Bengala Legal”. Ele passou por várias fases: de intensa inclusão de artigos e textos, de reestruturação de seu código para um mais moderno e rápido, de abandono ou quase abandono quando, em 2004, estava dando maior importância ao meu outro site, o “Músicas MAQ”, de informações exclusivas de diabetes e cegueira, de ampliação para outras deficiências, desde as físicas, adquiridas por lesão medular, paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, também sensoriais como a surdez e intelectuais como as síndromes de Down, Hiperlexia, Rett, Angelman, Autismo, Asperger, Williams-Beuren, X-frágil, alto desempenho e até distúrbios que não são considerados deficiência, como dislexia, síndrome pós-pólio, lupus etc.

Foram 10 anos em que me relacionei por e-mail com muitos parentes de pessoas com todas as deficiências, que pedi ajuda a amigos para responder a pessoas por vezes desesperadas, outras perguntando por um livro ou escola de seu desejo, por vezes apenas para falar do próprio site.

A Bengala Legal mostrou a muitos desenvolvedores web como fazer sites acessíveis às diversas deficiências e mostrou também que sites acessíveis e acessibilidade digital não é só para pessoas cegas, pessoas com deficiência, mas para todos, com e sem deficiência. Mostrou isso tanto que, mesmo eu fazendo um site específico para mostrar acessibilidade web, suas técnicas, sua teoria etc (Acessibilidade LegalSite Externo.). Em qualquer palestra sobre o assunto nunca dizem que sou o desenvolvedor do “Acessibilidade Legal”, mas sempre do “Bengala Legal”.

Por incrível que pareça, o Bengala Legal nasceu com a cara que tem, só mudou as cores após seus 3 primeiros meses de vida. Daí em diante ficou o mesmo, com apenas alguns detalhes a mais ou a menos, como um enquadramento arredondado nas bordas etc. Estou pensando em mudá-lo totalmente, na disposição, nas cores e até deixá-lo automático. Pensei numa mudança tão radical que o designer acabou me dizendo que eu não deveria perder sua identidade visual, pois suas cores eram harmônicas, que todos já o conheciam assim etc… Ainda estou na dúvida, mas como falta muito tempo, minha vontade e de ser tudo novo, inclusive as cores, a tal da identidade visual. Vou retirar também tudo, ou quase tudo, que é pessoal. A publicidade do meu livro, fotografia, mensagem sonora, além dos links de diabetes e transplante. Vai ser um site só para os artigos de deficiência.

A Bengala Legal é vovô. Dez anos de existência de um site é algo muito difícil. Nunca tive apoio financeiro, pagando hospedagem e algumas outras coisas que, de pouco em pouco, o dinheiro vai… mas tudo pelo prazer de ter e manter esse site que me deixa feliz, orgulhoso e por toda a troca que ele acaba por oferecer.

Agradeço a todos os colaboradores, tenho textos por lá desde o ano de 2000, que não são meus. Nas quase 500 páginas do site somente 6 textos são de minha autoria, mas todos com os devidos créditos e pedidos para serem colocados no Bengala. Aos 2500 visitantes diários em épocas fora de férias e aos 1500 nas férias escolares e acadêmicas, o meu muitíssimo obrigado. (Essa estatística não conta pessoas que navegam em suas várias páginas, conta apenas cada pessoa que entra).

Ao filhote do Bengala Legal, o Blog do Bengala Legal, que fará 1 ano no final desse mesmo mês, ainda novinho com suas 300 visitas diárias e 230 posts, um complemento da família legal. Tal pai, tal filho (caramba, virei vovô!).

Quero fazer um agradecimento especial ao Gil Porta, design, especialista em CSS, por sua paciência e ajuda há quase… 4 anos?…. trabalhando comigo no desenvolvimento de sites acessíveis e no Bengala Legal. Aprendemos muito juntos! À minha esposa Sônia e meu filho Tadzo, que mesmo não aguentando mais eu pedir para darem uma olhada em alguma página nova que eu tenha feito, se o visual está legal, se está tudo perfeito, ainda me emprestam sua boa vontade quando as horas de encontrar com Gil estão longe.

Ao Bengala Legal todo o meu carinho e agradecimento pelo prazer que me dá.

À todos, sem exceção, MUITO OBRIGADO.
Marco Antonio de Queiroz – MAQ.

www.bengalalegal.com

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Notícias.
Assuntos:  , , , , , , , .
MAQ às 0:11.
Post visitado 15285 vezes, 2 foram hoje.

32 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Comment de: Diniz — 2 de fevereiro de 2010 às 1:06

    Querido Maq…
    Querido em muitos sentidos: Como amigo, incentivador, conselheiro, enfim… Nunca posso deixar de destacar a sua importância em minha formação.
    Mas eu estou aqui é para falar do seu filho e do seu neto. Que família, hein?
    Talvez você não saiba, mas esse presente é muito mais nosso do que seu. Claro! Você desenvolve um maravilhoso trabalho com todo o carinho e dedicação de um pai e avô de verdade. Mas nós? Nós temos acesso a um conteúdo fantástico e único em todos, todos os aspéctos.
    Parabéns, Maq. Não só pelos 10 anos do BL, nem só pelo primeiro ano do Blog, mas por esse cara incrível que você é.
    Um forte e afetuoso abraço,
    Diniz

  2. Comment de: Simone — 2 de fevereiro de 2010 às 6:41

    Olá MAQ! Parabéns pelo ótimo trabalho que tem realizado nesse tempo, sou desenvolvedora web e seus sites tem sidos muito úteis para entender mais sobre acesssibilidade. Ah, uma sugestão: não acho que precise deixar o site tão impessoal quanto disse, talvez se quiser, pode reunir tudo em um link “quem sou eu” ou algo assim. Várias pessoas gostam de saber sobre quem está fazendo o site, e a indicação do poderia ficar nessa parte também.

    Parabéns pelos 10 anos do Bengala legal e que esse site continue ajudando muitas pessoas!

  3. Comment de: Paulo Romeu — 2 de fevereiro de 2010 às 7:51

    MAQ: nós é que te agradecemos! Algumas coisas vêm, ficam por algum tempo, depois se vão e ninguém mais se lembra delas. O Bengala Legal está na mente e no coração de todos nós, assim como seu criador. Feliz Aniversário!

  4. Comment de: Marta Gil — 2 de fevereiro de 2010 às 8:44

    Parabéns!! É pique, é muito pique prá manter esse site tão dinâmico, vivo e generoso!

    Sou fã do Bengala e de toda a família: o Acessibilidade, o blog, a Sonia e o Tadzo!

    Divulgo as URLs em palestras e publicações.

    Você não imagina minha alegria quando você se ofereceu para hospedar praticamente a série de vídeos do Vida em Movimento! É a única forma das pessoas terem acesso a eles.

    Que seu trabalho, tão bonito e importante, cresça e atinja cada vez mais pessoas! Informação é tudibom!

    Um abraço daqueles de fã clube,

    Marta Gil

  5. Comment de: Aline Alencar — 2 de fevereiro de 2010 às 9:27

    Parabéns MAQ!! Com certeza esses 10 anos, além de terem um grande valor para você, acredito que tenha ainda mais para todas as pessoas ajudadas através deste site. Sem dúvida suas contribuições, sua dedicação em concentrar no Bengala Legal assuntos relacionados à acessibilidade e deficiências e a sua experiência pessoal em ter um site nos ajudam muito!
    É bem verdade que para a sociedade é muito mais fácil não ver as “minorias”, minorias estas às vezes bem numerosas até. No entanto é pelo pronunciamento e persistência de pessoas como você que somos motivados a insistir, a prosseguir e lutar em prol de algo que as pessoas muitas vezes não querem ouvir.
    Desejo sinceramente que este site persista por mais outras tantas décadas e que Deus, a Pessoa que mais se preocupa com as minorias, esteja todos os dias presente em sua vida! Parabéns!!

  6. Comment de: Hudson — 2 de fevereiro de 2010 às 9:49

    Meus parabens e obrigado por dividir um pouco do seu conhecimento conosco. Que sempre sirva de exemplo aos outros que pensam que são dono do conhecimento.

  7. Comment de: Jorge Oliveira — 2 de fevereiro de 2010 às 10:35

    O site Bengala Legal foi minha primeira fonte de conhecimento na área de acessibilidade na web, agora é o Acessibilidade Legal.
    Parabéns MAQ! Que o site Bengala Legal continue sendo essa ótima fonte de conhecimento a todos nós.

    Muito obrigado MAQ. Muito obrigado Bengala Legal.

  8. Comment de: Valdenito de Souza — 2 de fevereiro de 2010 às 10:46

    Parabéns Bengala Legal, o valor prestado por vcs à comunidade é imensurável…. Sou um frequentador e divulgador deste site verdadeira referência no gênero.

    Parabéns meu amigo Maq e equipe.

  9. Comment de: André Herculano — 2 de fevereiro de 2010 às 12:04

    Oi MAQ: como deficiente visual passo aqui pra deixar também minhas felicitações de sucesso. Afinal, um daqueles que o site é pensado teria que deixar um post né? Forte abraço e continue plantando suas sementinhas, um dia podem se tornar a floresta amazônica.

  10. Comment de: Graciela Pozzobon — 2 de fevereiro de 2010 às 12:21

    Querido Maq,

    Parabéns pelos 10 anos de existência do Bengala. Incrível como um espaço virtual é capaz de tanta articulação e troca de amor e sensibilidade. E isso graças a sua dedicação e luta diária. O Bengala além de ser esse espaço, já inspirou muitos outros sites e blogs e tenho certeza que contribuiu para que muitas pessoas acessassem estes outros espaços também. Por isso ele também é um propulsor de encontros e possibilidades de trocas dentro e fora de si mesmo! Mas, aqui vai um pedido: Quando o Bengala debutar vai ter que ter festa!!
    Parabéns, Graciela Pozzobon

  11. Comment de: Marineia Crosara de Resende — 2 de fevereiro de 2010 às 13:55

    Parabéns MAQ pelo Bengala Legal!!! Acho o Bengala Legal incrível e tenho usado como referência com meus estagiários que trabalham com qualquer questão relacionada à(s) deficiência(s). Gosto também de ler seus e-mail na lista do MVI, gosto mais dos polêmicos. Sou fã do seu trabalho! Abraços inclusivos e plagiados.

  12. Comment de: Álvaro Costa — 2 de fevereiro de 2010 às 14:00

    Sinceros parabéns MAQ, pelo trabalho, pela importância, qualidade, também pela alegria, incentivo, exemplo. Um abraço duplamente virtual, com amizade,

  13. Comment de: Lothar Bazanella — 2 de fevereiro de 2010 às 14:28

    Parabéns, MAQ, pelos 10 anos do Bengalalegal! Ele é um marco na história da acessibilidade no Brasil.
    (o trocadilho não foi proposital, mas achei que ficou bom e deixei)

    Forte abraço!

  14. Comment de: Chris - Olinda (PE) — 2 de fevereiro de 2010 às 14:38

    Fico feliz em poder comentar sobre o begala legal no seu primeiro decanato, que maravilha hein MAQ, meus sinceros parabéns!!!

    Seus ensinamentos tem trazido para mim e, por tabela, para aqueles que me ouvem (até porque falo muito sobre acessibilidade, rsrsrs como se diz aqui aperreio mesmooo) muito aprendizado, conhecer você foi um ganho que não saberia narrar e junto a isso conhecer seu site onde para mim seus propósitos se eternizam, que bom que temos você e que bom que temos esses recursos tecnológicos para nos socorrer quando temos dúvidas! Obrigada você pra mim é um ícone na história da acessiblidade.

    Um forte abraço acessivel da sua amiga pernambucana!!! Bjooo

    Christiane Cabral

  15. Comment de: Israel cefrin — 2 de fevereiro de 2010 às 16:00

    MAQ
    Como te disse no mail, é uma honra poder comentar neste que é um site de referência na evangelização e trabalho em acessibilidade e inclusão.
    Que venham mais dez anos e continues firme no teu trabalho de nos ensinar a realmente entender que as diferenças são apenas isso, diferenças que não diminuem nem aumentam ninguém, mas não devem ser ignoradas quando queremos fazer algo realmente acessível a todos.

    Um grande abraço

    Israel Cefrin

  16. Comment de: wamberto alexandre vanzo — 2 de fevereiro de 2010 às 16:00

    MAQ, meus parabéns pelos 10 anos de Bengala Legal. Como publicitário e arquiteto de informação, trabalho muito para que a acessibilidade web possa abranger o maior número de pessoas. E o Bengala Legal me ajuda e muito neste aspecto por garantir informações valiosíssimas para a criação de uma web mais acessível. Por completar 32 primaveras nesta mesma data 02 de fevereiro, saúdo novamente aos 10 anos de vida do Bengala Legal e a todos que se beneficiam desta grande ferramenta.

    Grande abraço.

  17. Comment de: Solane Carvalho — 2 de fevereiro de 2010 às 16:10

    MAQ, querido amigo de luta,

    Parabéns pelos 10 anos dessa “Bengala” mais que legal, Bengala impulsionadora de novos e abertos caminhos. Avante!

  18. Comment de: Areta do Bem — 2 de fevereiro de 2010 às 16:18

    Olá MAQ!

    Nossa, 10 anos hein! É muita acessibilidade disseminada em rede!

    Desejo que seus ensinamentos perpetue não só por mais 10 anos, mas para sempre!

    Um grande abraço acessível!

    Areta do Bem
    http://www.1980sa.com
    http://www.aretadobem.com.br

  19. Comment de: Anahi — 2 de fevereiro de 2010 às 17:30

    RÁ TIM BUM !! Parabéns e que venham mais 10 anos ! Pode-se até dizer que visitante jurássica da Bengala Legal eu já virei, ahahahahah!! Ainda me lembro e me orgulho de quando tudo começou, quando tudo ainda era verbo.
    Abraços e parabéns, mais uma vez!

  20. Comment de: Catharine — 2 de fevereiro de 2010 às 17:49

    Parabéns, MAQ!
    Sua iniciativa e força de vontade em divulgar a questão da acessibilidade inspiram muitas pessoas a pensar e fazer acessibilidade na Web.
    Uma das minhas primeiras fontes de conhecimento sobre acessibilidade foi seu site.
    Eu recomendo a todos que querem entender um pouco mais do assunto.

  21. Comment de: Júnia — 2 de fevereiro de 2010 às 17:58

    Olá MAQ!

    Fiquei muito feliz e, ao mesmo tempo, pensativa ao encontrar o seu site.
    Foi por acaso, estava aqui meio a toa, perto do meu expediente acabar, qnd resolvi pesquisar um pouco sobre a minha doença – alias- nossa doença: a Diabetes.
    Bom, deixa eu me apresentar: Sou a Junia, 25 anos, funcionária Publica, resido em Brasilia, 20 anos com diabetes diagnosticada. E nunca dei muita bola para essa doença… Um teste glicêmico aqui, outro ali.. E assim vou levando a vida. Não aprendi ainda a viver bem com a Diabetes, ou melhor, não decidi ainda conviver bem com ela.
    Seu site me fez refletir.. Passei um tempão lendo as páginas (inclusive e principalmente o conteúdo de cunho pessoal, impossível não se identificar!) e em uma dessas páginas vc escreveu que ficaria feliz caso plantasse uma semente em um diabético. Pois bem, vim aqui para dizê-lo que vc plantou e também para agardecer. Quem sabe não podemos, ainda, trocar algumas experiências?

    Abraços,

    Júnia

  22. Comment de: Alessander Thomaz — 2 de fevereiro de 2010 às 18:09

    Oi MAQ, parabéns pelos 10 anos do bengala legal.
    Eu já aprendi muito nesse site e sempre que posso entro para entender um pouco mais.
    Vida longa ao bengala legal!
    O que mais acho legal que o site é limpo e dedicado exclusivamente a informação.
    Muitos sites e blogs mal nascem e já estão entupidos de publicidade, links do google, etc, a modinha do momento é monetizar tudo, e você vai contra a maré, produz pela qualidade do que produz, não pensa em tirar proveito nenhum com isso.

    Um forte abraço do seu fã!
    Abraços,
    Alessander

  23. Comment de: Vinicius Garcia — 2 de fevereiro de 2010 às 18:27

    Caro MAQ, quero registrar aqui minhas felicitações! O “Bengala” é uma grande referência para todos aqueles que trabalham, pesquisam e vivem a temática da deficiência.

    Um grande abraço,
    Vinicius – CVI-Campinas.

  24. Comment de: Lilia Pinto Martins — 2 de fevereiro de 2010 às 19:08

    MAQ. Ao longo de nossa convivência, percebi a pessoa combativa que você é, investindo com muita garra e determinação nas ações em que você acredita. E toma, com muito cuidado, o conceito de pensar num universo de pessoas em sua diversidade, defendendo uma sociedade plural, que pense em soluções que sejam as melhores possíveis para todos. Estas características pessoais, eu percebo no Bengala Legal, que reproduz de maneira honesta e franca os princípios que você defende e transmite neste meio de comunicação. Parabéns pelos 10 anos do Bengala Legal, esperando que esta criação se mantenha por muitos anos a mais
    Lilia Pinto Martins-Presidente do CVI-Rio

  25. Comment de: Chico — 2 de fevereiro de 2010 às 22:40

    Oi Marco, meus parabéns!!! Nada como se sentir avô de uma tarefa que ajuda tanto as pessoas! Vai em frente nesta sua luta diária para transmitir conforto e bem estar para quem necessita. Quem lhe manda um beijão é a Anita, aquela minha amiga venezuelana da faculdade. Lembra dela? Fiquei sem comunicação com ela por 29 anos!!! Agora estamos começando a matar as saudades… Quanto ao seu blog, ainda vou conhecer e depois te conto. Tudo de bom e não meche muito no site não, pois ele está ótimo. Abração. Chico

  26. Comment de: Leo Rossi — 4 de fevereiro de 2010 às 16:27

    Parabéns pelas lutas, conquistas, trabalhos e pelo Bengala!

    Abraços audiodescritivos!

    Leo.

  27. Comment de: MAQ — 4 de fevereiro de 2010 às 19:17

    Caros amigos,

    É com muita emoção que leio cada um de vocês, que falam do meu trabalho e de mim. Alguns de vocês nem me conhecem pessoalmente, alguns poucos que até me escreveram por e-mail eu mesmo não os conheço. Entre pessoas amigas e todos que escreveram, fizeram-me entender que sempre é preciso continuar, pois podemos passar amor, consideração, cumplicidade e informação a muitos que precisam, que querem, que se satisfazem exatamente com isso: humanidade.

    Obrigado a todos que me devolveram essa humanidade com suas manifestações.

    Abraços acessíveis, inclusivos e fáceis de usar do MAQ.

  28. Comment de: Kathleen Lessa — 4 de fevereiro de 2010 às 20:06

    Maq, meu querido e distante amigo!

    Dez anos de Bengala e quase 7 da nossa amizade!
    Parabéns pelo filhote, entrando na adolescência.
    Agora sim terá trabalho mesmo [risos]! Até aqui
    foi fácil!
    Comemoro com você esses 10 anos dessa realização
    pessoal e muito trabalho,prestação de serviço e informação, ponto de referência sobre ACESSIBILIDADE
    na internet.
    Você é demais, querido!

    Aguardo-o aqui um dia para repetirmos aquele bobó-de-camarão e fazermos um brinde com champagne. Combinado?
    Estou cansada de você vir a SP e não conseguirmos nos encontrar.
    Muito saudade de abraçá-lo!

    Beijos grandes. Beijo na fam,ília e no Gil também.

    Kathleen

  29. Comment de: Gil Porta — 5 de fevereiro de 2010 às 12:56

    MAQ, meu velho.

    O “Bengala Legal” tem tudo pra continuar sendo referência e sei que você não vai deixar a peteca cair.
    Vamos fazer o possível pra que o “Acessibilidade Legal” também fique conhecido e se torne referência como o “Bengala Legal”.

    Pra quem não sabe, minha amizade com o MAQ começou na extinta “Lista Vital”. Depois de alguns anos, ele me pediu pra ensiná-lo sobre CSS e foi neste ponto que começamos uma troca de aprendizado que não tem preço!

    Sei que ainda temos muito a aprender e estamos nos esforçando e sempre nos aperfeiçoando pra tornar a web realmente acessível a todos!

    Um forte abraço, amigo!

  30. Comment de: Regina Cohen — 5 de fevereiro de 2010 às 19:10

    Querido MAQ,
    Demorei, mas não podia deixar de parabenizar.
    O que dizer quando tantos já disseram tanto com tamanha sabedoria, carinho e gratidão. Sou sua fã de longa data quando nos encontramos no SERPRO para a apresentação da tese da Valdelúcia. De lá para cá sempre fiquei atenta às suas sempre espirituosas colocações. Te pedi alguns depoimentos para as minhas pesquisas e sempre menciono eles em palestras e artigos. Não adianta, não consigo encontrar ninguém melhor para falar da emoção de tocar um quadro da Monalisa na Pinacoteca. Também adoro o Bengala Legal e é bom saber da sua persistência em manter o site por 10 anos com um alto nível de qualidade e informação.
    Que venham muito mais anos do Bengala, do Blog e do Acessibilidade Legal.
    Eles e você já fazem parte da nossa leitura diária e da nossa vida.
    Um grande abraço,
    Regina Cohen

  31. Comment de: Naziberto — 9 de fevereiro de 2010 às 20:21

    Olá MAQ, tudo bem? Finalmente, com a ajuda do Gil eu consegui chegar até aqui para poder parabenizar você e seu trabalho aqui com o Bengala Legal. Ele sempre foi um espaço de utilidade pública, de esclarecimento, de luta por uma sociedade mais diversa e inclusiva. Serve de referência para tantos outros que seguem esses passos nessa luta cidadã. Por exemplo, o meu site é um fruto dessa insana batalha cotidiana por mais respeito a todo segmento de pessoas com deficiência. Assim parabenizo você, toda equipe que trabalha para que ele esteja sempre no ar e que continue sendo uma ferramenta revolucionária e guerreira.

  32. Comment de: Bianca — 25 de fevereiro de 2010 às 17:17

    Oi MAQ, Anda sou nova por aqui, mas gostaria de parabenizá-lo pelos 10 anos de site e 1 de blog. Seu trabalho é maravilhoso e espero poder aprender muito ainda por aqui.
    Vida longa ao BL!!!
    beijos

Feed RSS dos comentários deste post | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

Prezados(as), Segue abaixo informações sobre Pós Interdisciplinar em Tecnologia Assistiva em BH sob a coordenação de Maria de Mello. Todas as informações estão disponíveis em: http://technocare.net.br/pos-graduacao-em-tecnologia-assistiva-turma-em-bh. As inscrições podem ser feitas pelo site também. Feliz Natal e um 2015 de sucesso! Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello. 31 9428 9100; 31 3443 2200. Pós Doutora […]

 

Por Lydia Denworth. Quando descobri que meu filho não podia ouvir, percebi que na verdade era eu que não estava, de fato, escutando. Antes que meu filho mais novo, Alex, fizesse dois anos, nós descobrimos que ele tinha uma perda auditiva significativa que tendia a piorar. Algumas semanas mais tarde, me vi no ginásio da […]

 

Encontro de Audiodescrição aborda circulação da pessoa com deficiência visual em museus, parques e eventos Evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância, acontece na Faculdade de Engenharia, de 27 a 29 de novembro. A circulação da pessoa com deficiência visual em diversos tipos de ambientes é o tema do […]

 

Neste caso percebe-se que as empresas, por preconceito estão perdendo pessoas qualificadas, inteligentes, que poderiam contribuir muito para o sucesso da empresa. É cada vez maior o número de pessoas com deficiência ingressando no serviço público. Este aumento tem uma razão plausível, que é a exclusão realizada pelas empresas às pessoas com deficiência, muitas vezes […]

 

As respostas gentis do sistema operacional inteligente conquistaram o garoto Gus, de 13 anos. por Judith Newman | The New Yok Times. Será que sou uma péssima mãe? Fiquei pensando sobre isso ao observar meu filho de 13 anos conversando com Siri. Gus é autista e Siri, a “assistente pessoal inteligente” da Apple no iPhone, […]

 

Brasil, 23 de setembro de 2014. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e as entidades que compõem o Comitê Técnico da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos defendem que para construir um sistema de educação inclusivo, o Estado Brasileiro deve: Garantir o […]

 

OBJETIVO GERAL – Realizar o Evento I ENADES – Encontro Nacional de Audiodescrição em Estudo: Uma Programação Cultural-Científica para suas Férias. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Dar a conhecer o que é Audiodescrição, divulgar sua aplicabilidade e sua potencialidade na educação, no trabalho e no lazer, como recurso de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, principalmente […]

 

Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia, entre os dias 28 e 30 de outubro, o Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde. O objetivo do evento é pensar em caminhos efetivos para a viabilização da inovação no esporte e na saúde e para a acessibilidade de pessoas […]

 

Audiodescrição, interpretação em LIBRAS e legendas nas peças em cartaz em 2014 no Oi Futuro ( Flamengo, Ipanema e Belo Horizonte). Próximo espetáculo do projeto Teatro Acessível: “A CONFERÊNCIA DOS PÁSSAROS” Dramaturgia e direção de Mauricio Grecco com Carolina Kasting, Carmen Frenzel, Julia Lund e Patrick Sampaio. 11 de outubro – sábado. Local: OI FUTURO […]

 

Marcos Venâncio Machado, no A Tarde. No mundo dos kindles e tablets, deficientes visuais estão em desvantagem. Mas uma nova ferramenta, ainda em fase de protótipo, permite ao usuário digitalizar uma linha de texto com o dedo e em seguida ouvir o áudio das frases reconhecidas. A engenhoca foi desenvolvida pelo grupo Fluid Interfaces (Interfaces […]

 

A fiscalização de pessoas com deficiência no mercado de trabalho será intensificada em 2015. O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE vai implantar a fiscalização da substituição do empregado com deficiência ou reabilitado demitido sem a contratação previa de um substituto em condições semelhantes. De acordo com a Auditora-fiscal do Trabalho, Fernanda Maria Pessoa […]

 

Com investimento de R$ 2,7 milhões, iniciativa faz parte do edital do Ministério da Cultura para garantir maior acesso à cultura. Biblioteca Pública da Bahia está na lista das contempladas por iniciativa do MinC. Até abril de 2015, dez bibliotecas públicas no país ganharão qualificação profissional, melhorias no acervo e novas tecnologias para que sejam […]

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira portaria do Ministério das Comunicações que obrigava as emissoras de televisão a disponibilizar, em até 11 anos, a audiodescrição em toda a programação de TV. O mecanismo seria acionado pela tecla “sap” e facilitaria o acesso de deficientes visuais ao conteúdo televisivo, por meio de narrativa descrevendo […]

 

Projeto “Teatro para Sentir” começa nesta sexta (26), no Teatro Vila Velha. Até outubro, projeto irá contar com audiodescrição e tradução em libras. O Teatro Vila Velha, em Salvador, começa a exibir a partir desta sexta-feira (26) uma série de três espetáculos acessíveis para pessoas cegas, surdas e mudas. Elaborado pelo Coletivo Diveersa, que desenvolve […]

 

O terreno irregular das crateras da lua nas pontas dos dedos, a Ursa Maior na palma da mão, a textura do centro da Terra a apenas um toque e o céu ao alcance das mãos. Em Vitória, quem não pode enxergar o céu agora pode senti-lo. O Planetário de Vitória deu início nesta segunda-feira (22) […]

 

A Anatel recebe até 8 de outubro de 2014 comentários e sugestões da sociedade em relação a documento intitulado “Discussão Prévia com a Sociedade sobre Temas Relevantes para Construção do Regulamento Geral de Acessibilidade”. Tais contribuições serão relevantes para a elaboração do Regulamento Geral de Acessibilidade em Telecomunicações. Trata-se de iniciativa que busca permitir uma […]

 

O ingresso na escola é um grande momento para as famílias. Além do início do aprendizado, representa o convívio da criança em outro ambiente, com pessoas diferentes do seu cotidiano. No entanto, quando a criança possui algum tipo de deficiência, as famílias buscam – e nem sempre encontram – instituições capacitadas para fazer o ensino […]

 

Não há razão jurídica ou econômica para que pessoas com necessidades especiais sem dinheiro não tenham transporte aéreo gratuito. Assim decidiu o juiz da 25ª Vara Cível do Distrito Federal, ao determinar que a empresa aérea Avianca disponibilize uma vaga, em até dez dias, para que um homem faça seu tratamento médico em outro estado, […]

 

Rayder Bragon. Do UOL, em Belo Horizonte. O médico e professor Vanderlei Corradini Lima, 53 anos, é portador da esclerose lateral amiotrófica (ELA), com sintomas diagnosticados em 2010. Mesmo tendo que conviver com as extremas limitações físicas impostas pela enfermidade, ele reencontrou a felicidade de continuar na profissão ao ser convidado para ministrar aulas na […]

 

“Acessibilidade não é privilégio, é direito”, diz jornalista sobre audiodescrição na TV Folha. Desde março, a jornalista Melina Cardoso se prepara para colocar em prática o aprendizado sobre acessibilidade em peças audiovisuais. Na última terça-feira (9/9), a TV Folha exibiu a primeira reportagem dela com audiodescrição e legendas, tendo como personagem o radialista Alberto Pereira, […]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. O que é Inclusão Escolar? (34 visitas)
  2. Hasta la Vista: Seção de Cinema com Audiodescrição. (30 visitas)
  3. Pós Graduação em Tecnologia Assistiva – Turma em BH (24 visitas)
  4. Criar uma criança surda faz o mundo soar diferente (18 visitas)
  5. Encontro de Audiodescrição (18 visitas)
  6. Marta Gil (18 visitas)
  7. Sobre este Blog (9 visitas)
  8. Bibliotecas públicas serão referência em acessibilidade (7 visitas)
  9. Isenção de pedágio da Linha Amarela para idosos e pessoas com deficiência. (7 visitas)
  10. Oi Futuro apresenta: Projeto Teatro Acessível (6 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker