Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, domingo, 20 de abril de 2014 - 18:56.

 

Conteúdo principal.

quarta-feira, 15 de julho de 2009.

Chat do dia 5/07/2009 – Programa Assim Vivemos – Convenção, Estatuto e Criminalização.

Programa Assim Vivemos – TV Brasil
Bem-vindos!

Programa Assim Vivemos
TV Brasil – 05/julho/2009.
Chat – complemento do programa – 19 horas
Entrevistada: Flavia Maria de Paiva Vital.
Entrevistador: Marco Antonio de Queiroz – MAQ.

.MAQ Entra na conversação (op1)
MAQ: Boa noite a todos!
Jean: Boa!
Flavia. Boas!
Ireuda. boa noite MAQ
*.Sala E aberta para debates (por Jean)
MAQ: Ainda faltam 10 minutos para começarmos.
MAQ: Aproveitem para ir ao banheiro, beber água, falar com o visinho, xingar a namorada etc…
Fernando: aiai…
.Lui Entra na conversação
.Léo Entra na conversação
.Beatriz Entra na conversação
Léo(pvt). estamos nos últimos programas da série, né?
.Nina Entra na conversação
.Carmen Entra na conversação
.Lara Entra na conversação

MAQ: Boa noite a todos. Como em todas as semanas, começamos nosso chat com uma entrevista e, logo após, abrimos para que todos possam expressar suas opiniões a respeito do programa ou fazer suas perguntas à entrevistada.
MAQ: Nossa entrevistada de hoje é Flavia Maria de Paiva Vital, militante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, presidente do Centro de Vida Independente AN (SP) e pessoa com síndrome pós-pólio. Boa noite Flavia.
.Edu Entra na conversação
Lui(pvt). centro de vida independente???
Flavia. Boa noite MAQ, boa noite a todos.
.Fernanda Entra na conversação
MAQ: Flavia, o que é Síndrome pós-pólio?

Flavia. A SPP é causada pelo excesso de uso dos músculos por volta de 35 anos depois da pessoa ter tido paralisia infantil, o que causa fadiga incontrolável, fraqueza muscular, dores musculares e de juntas, desordem do sono, maior sensibilidade ao frio e à dor, bem como dificuldade para engolir e respirar.
Lara(pvt). Ah! mesmo assim, a nossa querida Flávia fuma como uma chaminé!

MAQ: Flavia, como é que você atua na militância da luta pelos direitos da pessoa com deficiência?

Flavia. Minha contribuição está em Colaborar na atualização da legislação sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e incentivar políticas públicas voltadas ao fomento da Vida Independente, através da educação inclusiva, comunicação, moradia acessível e disponível, transporte, cuidados com saúde, meio ambiente sem barreiras e tecnologia assistiva; (continua)
Flavia. Trocar informações entre nós mesmos, entre outras pessoas e a comunidade, através da Internet, e-mail, teleconferência e vídeo-conferência, fax, telefone ou qualquer tipo de comunicação para compartilhar nosso conhecimento, especialização e idéias uns com os outros; e construir parcerias com organizações nacionais e internacionais que tratem da questão da deficiência para promover Vida Independente.

MAQ: Flavia, nosso personalidade da semana é uma família cujos pais são surdos e que se comunicam com língua de sinais.
Que percebe dessa comunicação alternativa?

Flavia. A importância da comunicação para uma inclusão efetiva. Daí a necessidade de investimentos mais expressivos em pesquisas de tecnologias que propiciem a comunicação de todos,. mesmo daqueles com severas seqüelas.
.Bezerra Entra na conversação

MAQ: Flavia, que você destaca do filme e do conjunto “Os Amaciantes”?

Flavia. O trabalho em grupo de pessoas com deficiência intelectual e pessoas sem deficiência, onde todos participam e decidem. A expressão artística de cada um se adequando e crescendo em conjunto.
Flavia. Adorei o filme.

MAQ: Faz a gente sentir a maior emoção com o “Poseidon”, né?
Flavia. Titanic. Mais do que isso, é uma verdadeira lição de administração.

MAQ: (risos pela troca do nome do navio). Flavia, como está a legislação que abrange os direitos das pessoas com deficiência no Brasil?

Flavia. Com a ratificação pelo Brasil da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, temos pela frente um árduo trabalho de atualizar a nossa legislação, para que a mesma não desconsidere nenhum dos direitos previstos na Convenção. Esta atualização deve ser feita com a colaboração das pessoas com deficiência, que devem conhecer seus direitos e deveres. Creio ser este nosso maior desafio. (Continua).
Flavia. Temos na Câmara Federal o Estatuto da Pessoa com deficiência, que considero um retrocesso na luta pela inclusão e no Senado o PL 112/2006, nenhuma das duas
matérias nasceram da vontade das pessoas com deficiência. Além destas, no Congresso Nacional, Senado e Câmara, existem quase quinhentas matérias de assuntos ligados às pessoas com deficiência. Uma verdadeira “festa do arroz doce”.
.Jonatas Entra na conversação

MAQ: Flavia, o que é Vida Independente? Pergunto isso porque a OCIP que você é presidente chama-se Centro de Vida Independente.

Flavia. No início da década de 70, surgiu nos Estados Unidos , e, depois, em outros países, um movimento social cujos princípios foram levantados pelas próprias pessoas com deficiências severas, que não aceitavam mais ficar à margem da sociedade e à mercê das instituições, especialistas e familiares, que decidiam tudo por elas. (Continua).
Flavia. Nesse momento, iniciou-se um movimento internacional de Vida Independente, no qual a palavra independente significava não-dependente da autoridade institucional e familiar. Na década de 80, particularmente no Ano Internacional das Pessoas Deficientes (1981), surge um outro movimento internacional, o de luta pelos direitos das pessoas com deficiência. (Continua)
Flavia. Esses dois movimentos produziram uma tendência mundial voltada para a implementação daqueles direitos, a fim de consolidar a equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência, de modo não-paternalista e não-autoritário. (continua).
Flavia. O movimento de Vida Independente veio provar que a pessoa com deficiência tem capacidade plena para administrar seus interesses e obrigações com independência, fazer suas escolhas e tomar decisões sobre o que é melhor para elas, e exigirem o direito de assim fazê-lo.

MAQ: Flavia, abriremos o chat agora, para que todos que queiram perguntar mais possam fazê-lo. De agora em diante, todos seremos entrevistados e entrevistadores, ok?

Flavia. Está ótimo!

MAQ: Sintam-se à vontade para perguntar qualquer coisa ou mesmo para expressar opinião sobre o programa de hoje!
*.Sala E aberta (por Fernando)


Diniz. olá Flávia! te conheci em SP no encontro Dosvox mas já havia falado contigo no skype antes. tenho por ti grande admiração e respeito.
Léo. flávia, como é a sua circulação pela cidade?
Beatriz. Flávia, como analisa o papel das instituições na vida da pessoa deficiente?
Lui. Escuto frequentemente alucinações sonoras. Vc podia me explicar algo sobre isso?

Flavia. Obrigada Diniz. Beatriz, depende da Instituição.
Flavia. Léo, é muito difícil. Ando com cadeira de rodas e moro em São Paulo! Já viu. Mas, trabalho no centro que é bastante acessível
Léo. também sou cadeirante. sei como é.

Flavia. Alucinações sonoras????
Lui. sim.

Beatriz. Flávia, como os projetos não nos representam e, em certa medida, são um retrocesso, não seria o caso de as categorias se unirem para elaborar projetos de lei?
MAQ: Mas as “categorias”, que você quer dizer, grupos de pessoas com deficiências diversas, se reúnem justamente em entidades como os Centros de Vida Independente.
Flavia. Beatriz é o que precisamos, com urgência!
Diniz. Vamos legislar galera!
Beatriz. Penso que se as categorias reivindicarem o que precisam, vai ficar mais fácil, ou menos difícil, não? Na realidade atual, o que atende a alguns, pode, inclusive, prejudicar a outros grupos. Concorda?
Flavia. Diniz, se não fizermos isto, perderemos os nossos direitos adquiridos.
Flavia. Concordo Beatriz, por isso temos que fazer uma ampla discussão.

Léo. Flávia, você dirige seu próprio carro ou usa os táxis acessíveis?
Léo. eu uso os táxis.
Flavia. Léo, uso o taxi acessível.
Léo. eu também, Flávia.
Léo. já conheço todos os taxistas.
Léo. já fiz matérias sobre o táxi para a folha online.
Flavia. Quero ler!
Léo. procura na busca do folha online meu nome (Leonardo Feder). aí vc vai ver um vídeo tb que fizemos

Diniz. Flávia, o que prevê o estatuto do deficiente, por exemplo, que podemos considerar retrocesso?
Diniz. eu gostaria de ampliar minha consciência jurídica em relação ao que é retrocesso e o que seria avanço.
MAQ: para pessoas que lutam pela igualdade de oportunidades, um estatuto empresta às pessoas com deficiência um status especial. Somente crianças e terceira idade tem estatutos… queremos leis comuns, ordinárias, não especiais, entende?
Flavia. Diniz, ele é assistencialista demais, e nossa legislação já está mais adiantada que ele.
Diniz. Compreendo
Beatriz. Faz todo o sentido essa ampla discussão.
Beatriz. Concordo com você, MAQ.
Lui. burocracia, questão de diferenças de raças, etnia, etc. Um assunto para doutora Flavia!
MAQ: quem pensa em vida independente acha que temos que nós mesmos de pensar e defender nossas causas, mas de forma inclusiva e não especial, assistencialista, de cima para baixo. O estatuto não foi criado por nós, não nos dá independência etc… já leu algum estatuto?
Diniz. já li mas ainda não tive a oportunidade de ler o projeto que está na câmara.
Beatriz. Isso mesmo, MAQ, o Estatuto não nos representa.
Diniz. então vocês tipo odeiam o Paulo Paim?
Diniz. eu gostava dele…
Beatriz. Flávia, eu costumo brincar entre amigos, o que precisamos é de projetos como rampas que atendam aos cadeirantes, mas que não derrubem o cego pela berada, entende o que quero dizer?
Flavia. Beatriz, por isso os projetos tem que ser feitos pelos princípios do desenho universal.

Léo. para que a prefeitura resolva colocar todas as calçadas acessíveis, falta prioridade no uso do orçamento municipal ou é um problema legislativo?
Flavia. Léo, os dois. A calçada é de cuido do proprietário do imóvel. Ao mesmo tempo, temos calçadas em entornos de prédios públicos que estão em péssimo estado de conservação.
Beatriz. Isso mesmo, Flávia.
Léo. como então resolver esse problema da acessibilidade?
Flavia. A acessibilidade tem que contemplar a todos. O Desenho Universal é para isso.

MAQ: são 3 os projetos de estatutos que estão no senado e câmara, todos assistencialistas. Mas a questão não são se ele são bons ou não, a questão é que são estatutos… Só tem estatuto quem é criança ou pessoa de terceira idade. Se você se considera um cidadão igual, com direitos e deveres, porque estatuto?
Diniz. considero-me um cidadão com limitações, por isso ainda não tinha caído a ficha…
MAQ. Pois é, Diniz, mas iguais na diferença, não?
Lui. assim espanta, “poxa” de estatuto!
Flavia. Diniz, direitos humanos não pode ter donos e nem partidos.
Beatriz. Precisamos apresentar um projeto nosso e unificado em categorias urgentemente.
Léo, é importante nos unirmos a outras pessoas que tenham o mesmo ideal.

Lui. podemos falar sobre estados alterados da mente agora Dra. Flavia?
MAQ: pode Lui, mas não é o tema do programa de hoje, certo? O amigo assistiu o programa de hoje?
MAQ: Lui, o amigo sofre de alucinações?
Lui(pvt). tratamento respeitável de Dra. Flavia.
MAQ: Lui, o amigo tem alguma síndrome de transtorno psíquico?
Lui(pvt). tenho 38 anos sou de SSA-BA e admiro muito os psicanalistas de bom grado
Lui(pvt). faço análise e tenho acompanhamento psiquiátrico
Lui. sou músico, poeta, compositor, desenhista, projetista…
Lui(pvt). Desconcertista
Lui. Concretista

Flavia. Temos que falar na criminalização da discriminação com a pessoa com deficiência.
Léo. nao é crime previsto em lei?
Léo. pensei que se enquadrasse em racismo, sei lá
Flavia. Não! Só por jurisprudência. Temos que exigir isto de imediato.
Beatriz. É crime, mas tem gente que age de forma velada, o que é ainda pior, não acham?
Flavia. Beatriz, este é o pior preconceito.
Beatriz. É mesmo e o que mais acontece, não?
Léo. é mesmo.

Beatriz. Flávia, como acha que o deficiente deve agir para fazer a família entender que ele é capaz e tem direito de escolher o seu destino?
Flavia. Beatriz, um dos serviços mais precários no Brasil é o apoio às famílias. Então, temos que lutar praticamente sozinhos.
MAQ: Temos de lutar sozinhos, primeiro para aprender a nos virar sozinhos.
Beatriz. Não seria o caso de criar um serviço de apoio e conscientização das famílias?
Flavia. Mas, procure conhecer mais sobre Vida Independente.
Beatriz. OK, farei isso.
Léo. eu também
Léo. tem site?
Flavia. Visite o site www.cvi.org.brSite Externo.

Jonatas. Algum de vocês participou da Oficina de Indicação de Políticas Públicas de Cultura para Pessoas com deficiência em Outubro do Ano passado aqui no Rio?
MAQ: Sim, eu estive lá no evento do Ministério da Cultura, e falei sobre a audiodescrição, além de dizer ao chefe de políticas públicas do ministério que tinha na gaveta dele em Brasília 10 mil assinaturas do livro acessível… você estava lá?
Jonatas. MAQ, estive lá sim. Perguntei por ter sido uma iniciativa de unir pessoas com deficiência para ouvi-las
MAQ: sim, mas lá foi uma iniciativa do governo e não nossa, de pessoas com deficiência… e foi de entidades ligadas ao ministério… Eu entrei de penetra no evento.
Jonatas. Hahaha Vc foi com a Lara, certo?
Jonatas. MAQ, Tudo é válido se servir para que efetivamente as leis sejam respeitadas, não?
Flavia. Jonatas, as leis só serão cumpridas quando cobrarmos sua efetivação.
Beatriz. Se a gente não partir para a luta, eles assumem as rédeas de nossa existência e não nos deixam fazer nada.
Léo. boa, Beatriz
MAQ: Beatriz, antigamente somente as famílias lutavam por nós, agora, com a vida independente, nós lutamos por nós… bem, esse agora para mim é desde 1978, quando fiquei cego, pois minha família queria que eu ficasse em casa sem fazer nada…
Beatriz. Vou visitar o Site, Flávia.

Flavia. Lui, não entendo de alucinações, mas creio que elas existem.
Lui. vou sair, volto na px semana, thank you!
MAQ: Lui, desculpe-nos qualquer coisa, volte sempre… precisamos saber mais de alucinações e das coisas que te atingem para podermos, de alguma forma, ajudá-lo, ok?
Lui Sai da conversação

.Lucio Entra na conversação
Lucio. Já acabou o chat?
Jean: não
MAQ: Oi Lúcio, seja bem-vindo!
Lucio. Não deu pra entrar mais cedo.. Oi MAQ, vim em busca da minha cadeira cativa…
Lucio. E a Flavia está por aí? Vocês estão deixando ela falar?
Beatriz. Oi Lúcio, que bom que voltou!
MAQ: Lúcio, estávamos falando da Convenção e de Vida Independente!

Léo. mas o executivo não pode tomar as rédeas do processo? vai confiar no poder legislativo? o mais corrupto?
Flavia. Leo, temos que fazer incidência com os parlamentares. Do jeito que coloca, seria uma ditadura.
Léo. mas o executivo pode pressionar o legislativo, não?
Léo. tem sempre mecanismos, não tem? medida provisória, sei lá
MAQ: O executivo está podendo até fazer coisas demais, como adiar a lei da audiodescrição para nós! (e justamente através de portarias)
Léo. mas se o executivo, sob nossas rédeas de contribuinte, aplicar mais dinheiro do orçamento nas nossas causas… é questão de prioridade de políticas públicas.

Beatriz. Flávia, é pergunta pessoal mesmo: o que é mais difícil como cadeirante? Para mim, como cega, o mais difícil é andar sozinha de bengala em lugares que não conheço e ainda sujeita a pessoas estranhas.
Flavia. Beatriz, para mim foi adaptar a minha casa a minha possibilidade de uso.

Lara. Boa noite Flávia, olá pessoal. Sobre aquela oficina de Indicação de Políticas Públicas de Cultura para Pessoas com deficiência em Outubro do Ano passado aqui no Rio, entendo o seguinte:
Lara. como o Jonatas disse, a oficina foi organizada por pessoas do governo, mas quem elaborou as sugestões que ficaram registradas foram, em sua maioria, pessoas com deficiência.
Lara. E também pessoas que trabalham com acessibilidade, como educadores, arquitetos.
Flavia. Boa Noite Lara, é bom estar aqui!
Léo. oi Lara
MAQ: Jonatas, as pessoas com deficiência que estavam lá não eram representativas o suficiente. Por exemplo, o cego artista que estava por lá não tinha nem noção da Convenção, do decreto 5296, não lutava por nossas causas, tinha só opiniões particulares.
Flavia. MAQ, não basta ser pessoa com deficiência… risos!
MAQ: claro que não basta ter deficiência, temos de saber o que já conquistamos, o que ainda não conquistamos, o que é direito, o que está sendo cumprido ou não, etc…
Lara. Mas MAQ, aquele cego artista era apenas um, e minoria em termos de opinião.
Flavia. Lara, o pior que não. Um dos maiores desafios que temos é levar ao conhecimento das pessoas com deficiência seus direitos e obrigações.
MAQ: Lara, mesmo assim, se todos conhecessem muito de tudo que lutamos por ali, mesmo assim, era muito pouca gente para ser representativa!
Jonatas. MAQ, não dá pra desvalorizar o evento pela escolha do representante… Na verdade, isso acontece sempre. Devemos sim continuar divulgando e fazendo conhecerem mais das leis
Jonatas. só assim o risco de escolherem representantes vazios vai ser quase nula… Por mais que vc seja atuante e conscientizador não conseguirá jamais estar em todos os lugares em que estão pedindo opiniões de pessoas com deficiência…
Lara. Acho que não adianta nada jogar fora o resultado daquela oficina. Foi a primeira desse tipo que participei, e deu um trabalho danado durante 3 dias inteiros… O que acho lamentável é que o documento final ficou muito pobre e resumido e foi parar em uma gaveta do Ministério da Cultura.
MAQ: Jonathan, todas as pessoas que estavam ali tinham algum vínculo com o ministério da Cultura, portanto, com o rabo
preso… a maioria, não todos. Não vou citar
nomes aqui, mas as entidades que estavam lá não são representativas em sua maioria.
MAQ: se eu recebo do ministério da Cultura dinheiro para imprimir meus livros e editá-los, vou dizer que a política do ministério está ruim? Se vou, até que ponto?
Lara. Ficou acanhado, resumido, Tudo aquilo que batalhamos para redigir em conjunto desapareceu… Não sei como foram os outros, e não recebi mais nenhum documento complementar. Achei estranho o governo organizar aquilo sem ter lá pessoas dos outros ministérios, para que o diálogo acontecesse de fato.

Léo. a Flávia tá dando uma aula. queria conhecê-la…
Flavia. Léo venha em uma reunião do CVI
Léo. opa, eu quero!
Léo. quando e onde é a reunião?
Flavia. Léo, nossas reuniões acontecem no SESC Vila Mariana.
Léo. opa, pertinho de casa!!!!!!

Lucio. Bem, peguei o bonde andando a quilômetros da estação mas tenho uma dúvida que gostaria de colocar para a Flavia.
Lucio. É o seguinte: há uma grande desconfiança das pessoas que não estão ligadas aos movimentos sociais em relação ao dito controle público.
Lucio. há uma imagem de que são pessoas envolvidas numa escalada de poder.
Lucio. minha pergunta é:
Lucio. como garantir que as políticas públicas não representem interesses corporativos, mas interesses sociais?
Lucio. Como recuperar credibilidade e dar maior força aos espaços públicos?
Flavia. Lucio, só através de uma ampla discussão social e incidência direta nos parlamentares.
Lucio. Vivemos num país que criminaliza professores da escola pública e movimentos legítimos.
Flavia. Lucio, não vejo outra maneira a não ser o movimento social unido.
Lucio. Mas há essa mesma desconfiança em relação aos poderes do estado.
Lucio. Então deixa eu reformular minha pergunta rapidamente.
MAQ: sim… um formulário de reformulação para o Lúcio, por favor!
Lucio. Como você avalia a autonomia dos movimentos das pessoas com deficiência nesse momento no Brasil?
Beatriz. Flávia, acho que o caminho que você aponta ainda é o mais indicado: nos unirmos.
Flavia. Temos uma divisão muito clara, os que dependem do dinheiro do Estado (federal, estadual e municipal) para sobreviverem, e quiçá, enriquecerem e outras que
não estão com o “rabo preso” como diz o MAQ.
Lucio. Isso. Penso isso tb.
Flavia. Lúcio, eu acredito na força dos movimentos sociais.
Lucio. às vezes tenho a impressão que muitas pessoas esperam parcerias público-privadas entre movimentos sociais e governo.
Flavia. É este o veneno!
Léo. a função dos movimentos sociais é pressionar o governo
Lucio. Isso. Penso isso tb.
Flavia. Eu não sou contra a andar junto com o Governo quando as metas são as mesmas, não esquecendo a ética. Mas tem que saber exatamente a hora de estar do outro lado.
Lucio. Participei das conferências no ano passado e o que senti foi uma total cooptação governamental.. Isso me deprimiu e estou tentando me recuperar.
MAQ. A audiodescrição está sendo barrada pelo ministério das comunicações. Se eu, que estou trabalhando indiretamente para o ministério das Comunicações quero abrir uma ação judicial contra o ministério, vou pensar duas vezes, ou não?
Lucio. Ainda mais porque vejo as entidades que deveriam ser intransigentes serem compradas com muita facilidade.
Lucio. Compradas é muito duro, caladas acho que fica melhor..
Flavia. Não Lucio, compradas mesmo!
Beatriz. Mas é compradas mesmo, e com todas as letras, infelizmente.
Lucio. Pois é, como podemos ajudar as pessoas a entenderem que não devem negociar sua autonomia?
Flavia. Uma dica que dou é viver dentro da filosofia de Vida Independente.

MAQ: Caramba… hoje a coisa está quente… vou abrir a janela! ahaahha
Jean: Está mesmo, MAQ. Mas é que aqui na administração temos ar condicionado, sabe como é.
Flavia. Jean, vocês estão bem… risos.

Léo. até quando vai o programa?
MAQ: O programa está no 17 e vai até o 26.
Léo. hum, daqui a pouco tem o festival Assim Vivemos!
MAQ. Em falar em Festival, o Festival Assim Vivemos é um exemplo de acessibilidade, cultura para todos… nós cegos já poderíamos ter audiodescrição nas TVs e cinemas…
Léo. é muito grave essa questão da audiodescrição, o pior é que ela está sendo negligenciada.
Lara. Mais que negligenciada, o MINICOM está lutando contra a implantação imediata… Acho que cada pessoa tem que contribuir com o que pode; eu espero estar dando uma gotinha de contribuição com os projetos que faço.
Beatriz. Onde eu posso conseguir o máximo de informações possíveis sobre a audiodescrição para tentar escrever um artigo e para quem devo enviá-lo, caso consiga produzir algo interessante.
Flavia. A audiodescrição deve ser um recurso disponível full time.
Lucio. Pra Inclusive você pode enviar coisas até nem tão interessantes.
Léo. vamos lá, gente, vamos colocar as reivindicações por escrito, vamos divulgar nossas ideias
Flavia. Lucio, a Inclusive está ótima, parabéns!

Lucio. Flavia, existem pessoas com deficiência intelectual em centros de vida independente?
Flavia. Aqui, em São Paulo, no CVI, infelizmente só tem o Pedro com deficiência intelectual. As pessoas com deficiência intelectual são muito tuteladas pelas famílias, que, muitas vezes as “sufocam”.
Beatriz. E como sufocam, Flávia.

Jonatas. Meus amigos, estou de saída. Mais uma vez foi um prazer participar do chat com todos. Até a próxima!
Beatriz. Até a próxima Jonatas.
Lara. O Jonatas é nosso intérprete de Libras do programa!
MAQ: Valeu Jonatas, desculpe-me pelo radicalismo.. não sou tanto assim, só de público, ok?
Jonatas. Ah sim, perdão, Jhonatas Narciso, 23anos, Rio de Janeiro/RJ. rs Agora vou. Fuuui!
Flavia. Abraços Jonatas!

MAQ: Estamos terminando…
MAQ: ok… quero antes que eu esqueça, agradecer publicamente à Flavia pela excelente entrevista!
Flavia. MAQ, eu que agradeço este espaço, foi ótimo estar aqui!
Beatriz. Boa noite Flávia e muito prazer, suas idéias são ótimas.
Flavia. Grata!
Carmen. Parabéns, MAQ pela condução do programa, parabéns Flávia pelas palavras esclarecedoras!
Flavia. Obrigada Carmen, boa noite!
MAQ: Obrigado Carmen, mais uma vez! Flavia, foi um sucesso sua presença! Valeu mais uma vez.
Léo. até mais. fui
Flavia. Grata MAQ, beijos!
.Flavia Sai da conversação.

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Entrevistas.
Assuntos:  , , , , .
MAQ às 10:42.
Post visitado 10773 vezes, 3 foram hoje.

Nenhum Comentário | Deixe seu comentário.

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

O SESC-São Paulo dá início no dia 2 de abril ao tradicional Festival SESC Melhores Filmes, no CineSesc, com a cerimônia de abertura da 40ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, [...]

 

Evento se repetirá em Salvador, Brasília e Curitiba. [Descrição da imagem] Programação para Salvador: A CAIXA Cultural Salvador abre, a partir da próxima segunda-feira (31), as inscrições para a oficina “De Olho no Braille”, que acontece de 8 a 12 de abril. A oficina apresenta histórico e aplicações do Braille, além de aspectos imagéticos e [...]

 

15 crianças e adolescentes com Down gravaram um vídeo emocionante para combater o medo, o desconhecimento e o preconceito que tomam alguns casais, quando descobrem que terão um filho com a síndrome. A ideia foi baseada no e-mail de uma futura mãe, ao descobrir que seu bebê seria especial. “Que tipo de vida o meu [...]

 

Foi lançado hoje (15/03/2014) o livro “Desculpe, não ouvi“, de Lak Lobato. Editora Atitude Terra (www.atitudeterra.com.br). Lak é surda oralizada; perdeu a audição literalmente da noite para o dia, quando tinha 10 anos. Aprendeu a fazer leitura labial, conservou a fala que já havia adquirido e foi viver a vida: aprendeu francês, fez intercâmbio na [...]

 

A Digicon – especializada em automação para a mobilidade urbana – implantou semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Os equipamentos foram instalados nos cruzamentos do bairro Vila Aparecida – local aonde fica situada a sede da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos. Para esta [...]

 

Brasília – Um aplicativo criado por quatro jovens de São Paulo está mudando a vida de pessoas com deficiência na voz. Disponível para tablets, smartphones e computadores, o Que Fala transforma frases selecionadas pelo usuário em mensagens de voz, permitindo ao usuário comunicar-se diretamente com seu interlocutor. O grupo de empreendedores foi um dos que [...]

 

Marta Gil (*). O início do ano nos estimula a traçar planos de ação. Extraindo a essência dos balanços feitos em dezembro, na esteira do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, constato mais uma vez que há conquistas da maior importância, que ainda há muito a fazer e, principalmente, que estas conquistas estão sendo seriamente [...]

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) firmaram compromisso para inclusão do PJe-JT nos padrões internacionais de acessibilidade, através da adoção do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), norma internacional que consiste num conjunto de recomendações para fazer com que o conteúdo [...]

 

Marlene e Lelei foram incentivadas pelos pais a ser independentes | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21. Flavia Boni Licht e Nubia Silveira* Olinda Marlei Lopes Teixeira desde criança é conhecida como Lelei. Ela e a irmã Terezinha Marlene Lopes Teixeira, a Marlene, nasceram em Jaquirana (RS) e passaram a infância e boa parte da adolescência em [...]

 

Análise aos conteúdos Web do Ensino Superior revela que nenhum cumpre com os requisitos mínimos de acessibilidade. Distribuição do índice AccessMonitor por distritos e regiões autónomas. [Consulte a tabela 5 do estudo para uma representação alternativa ao gráfico]. A análise efetuada pelo Departamento da Sociedade de Informação (DSI) da Fundação para a Ciência e a [...]

 

BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Jornal Estado de Minas. Acessibilidade ainda está distante. BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Mapeamento mostra que, em 2009, 70% da [...]

 

Além da audiodescrição, Carlise e Jorge fizeram convites em Braille e prepararam uma surpresa para que todos os convidados com deficiência visual conheçam em detalhes o vestido da noiva. O casamento aconteceu no último dia 4. O casamento de Carlise Kronbauer e Jorge Fernando Vieira foi o primeiro a contar com audiodescrição no Rio Grande [...]

 

Projeto de Acessibilidade Virtual lança livro sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva durante o 2º SAS. Durante o 2º Seminário Anual dos Servidores do IFRS, no dia 19 de abril de 2013, aconteceu o lançamento do livro Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais, escrito pelos participantes do Projeto de [...]

 

04 de janeiro – Dia mundial do Braille. O Sistema Braille é baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas e permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.

 

Em espaços públicos, é comum que pessoas que utilizam aparelhos auditivos tenham dificuldade para ouvir. O ruído de fundo, a reverberação e a distância da fonte sonora são os principais fatores que influenciam na redução da capacidade de escutar com clareza. Com o intuito de solucionar esse problema e proporcionar uma maior inclusão social desses [...]

 

Marco Aurélio Mello. As políticas públicas devem ser direcionadas ao bem-estar dos cidadãos em geral, mas, entre o formal e a realidade, o Estado fica a dever. Isso é sentido de modo mais acentuado pelos detentores de necessidades especiais. Ruas, prédios e veículos de transporte coletivo longe estão da concretude prevista na Carta Federal, que, [...]

 

O 6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – Assim Vivemos, da Lavoro Produções Artísticas, dedicou a edição de 2013 a Marco. Este festival, que comemora 10 anos de existência, foi pioneiro na acessibilidade em produtos culturais e introduziu no Brasil a audiodescrição (recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual). Reproduzimos o texto de [...]

 

O Ministério da Previdência Social esclarece as principais dúvidas sobre a aposentadoria especial. Ministério da Previdência Social. 10/12/2013. da Redação 1 – O que traz a Lei Complementar 142/2013? A Lei garante ao segurado da Previdência Social, com deficiência, o direito à aposentadoria por idade aos 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher, [...]

 

A aplicação da tecnologia em ferramentas de acessibilidade proporciona a pessoas com deficiência mais qualidade de vida e ajuda a criar possibilidades. Essa realidade ganhou mais força com o crescimento dos investimentos em comunicação e mobilidade. Situação que mostra os caminhos a serem abertos por meio de equipamentos e softwares. Um exemplo de sucesso dessa [...]

 

Categoria Pessoas / Instituições: 1º Lugar: Leda Spelta. 2º Lugar: Hudson Augusto Lima – Projeto NAVEgantes da informação. 3º Lugar: Apoio de Aula – Repositório de Material Online por Carlos Rafael Gimenes das Neves. Projetos Web – Premio MAQ de Acessibilidade na Web: 1º Lugar: Portal da Casa de Oswaldo Cruz. 2º Lugar: Reclamações Procon. [...]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. O que é Inclusão Escolar? (88 visitas)
  2. Oficina “De Olho no Braille” e Workshop de Livro Acessível/audiodescrição. (73 visitas)
  3. Não tenha medo de filho especial, pedem jovens com Down: vídeo (71 visitas)
  4. Festival Melhores Filmes - edição 2014 - está ainda mais imperdível (69 visitas)
  5. Audiodescrição e a eterna discussão com a ABERT. (30 visitas)
  6. SEDH lança campanha pioneira para a inclusão da pessoa com deficiência. (30 visitas)
  7. Políticas públicas: segunda etapa da luta (28 visitas)
  8. Semáforos sonoros são implantados em Franca interior de SP (25 visitas)
  9. Butantan cria "Museu em Braille" (24 visitas)
  10. TST, CNJ e CSJT firmam compromisso para ampliar a acessibilidade ao PJe-JT (23 visitas)
  11. Acessibilidade e cidadania (22 visitas)
  12. Deficiente visual tem isenção de ICMS na aquisição de veículo zero quilômetro. (21 visitas)
  13. Cego quer fazer Pornô. (21 visitas)
  14. Relatório do Unicef aponta exclusão da criança com deficiência (18 visitas)
  15. Luta por direitos mudou vida de irmãs anãs (17 visitas)
  16. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (17 visitas)
  17. Cada caso é um caso, cada surdo é um surdo. (16 visitas)
  18. Futebol de 5 - Esporte Adaptado - Cegos. (15 visitas)
  19. Tecnologia para ouvir (14 visitas)
  20. A Crônica dos Sentimentos. (14 visitas)
  21. I Mostra de Teatro Acessível - Escola de Gente. (13 visitas)
  22. Teatro acessível da Escola de Gente. (13 visitas)
  23. Deficientes auditivos não são isentos do pagamento de IPI (12 visitas)
  24. 04 de janeiro - Dia mundial do Braille (11 visitas)
  25. Hospital das Clínicas entregará aparelho auditivo de número dez mil. (11 visitas)
  26. Taxistas recebem noções para atender pessoas com deficiência (11 visitas)
  27. Dúvidas sobre a aposentadoria especial para pessoa com deficiência (11 visitas)
  28. Dislexia: compreensão da família e da escola. (11 visitas)
  29. Hotel investe para atender pessoas com deficiência (10 visitas)
  30. Pós-graduação em audiodescrição na UFJF (10 visitas)
  31. Menina dos Meus Olhos, 13 a 15/12, Nova York (10 visitas)
  32. II Encontro Nacional de Mergulho Adaptado. (10 visitas)
  33. Mineiros com deficiência reclamam por mais audiodescrição (10 visitas)
  34. Limite para Isenção em Carro de Pessoas com Deficiência vai a R$70 mil. (9 visitas)
  35. 7ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação (9 visitas)
  36. 126 países ratificaram Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (9 visitas)
  37. IBGE: 67,5% dos municípios têm políticas de acessibilidade a espaços públicos (9 visitas)
  38. Reatech 2010 - IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. (9 visitas)
  39. Desculpe, não ouvi (9 visitas)
  40. Todos@Web 2013 premia sites adaptados para pessoas com deficiência (9 visitas)
  41. Cavalos ajudam no tratamento de pessoas com deficiência. (9 visitas)
  42. Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares. (8 visitas)
  43. Bicicleta Especial Auxilia Pessoas com Deficiencia Visual. (8 visitas)
  44. Criado tipo de letra que evita a dislexia na Internet (8 visitas)
  45. Casal cria ONG que incentiva adotar crianças com deficiência (8 visitas)
  46. Curso: Gestão de Ambientes Culturais Inclusivos. (8 visitas)
  47. Professor da USP lança dicionário para surdos e ouvintes (8 visitas)
  48. Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes. (8 visitas)
  49. Audiodescrição - Nossa vida não vale um Chevrolet (8 visitas)
  50. 2º Encontro Nacional de Audiodescrição (8 visitas)
  51. Basquete em Cadeira de Rodas. (8 visitas)
  52. Museu do Futebol adapta acervo (8 visitas)
  53. Carnaval de Olinda e Pessoas com Deficiência (8 visitas)
  54. As Nádegas que me Levaram à Arte. (8 visitas)
  55. Livro: Acessibilidade e Tecnologia Assistiva (8 visitas)
  56. Lançamento do Livro de Atividades Os Inclusos e Os Sisos. (7 visitas)
  57. 2013 chegou, já trazendo desafios! (7 visitas)
  58. Prefeitura de São Paulo ANUNCIA serviço de Equoterapia. (7 visitas)
  59. Carta de Compromisso da FBASD - Um Ano da Ratificação da Convenção. (7 visitas)
  60. Conferência Municipal de Acessibilidade e Comunicação em Uberlândia. (7 visitas)
  61. Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência. (7 visitas)
  62. Festa no Ibirapuera marca dia mundial da Saúde Sexual. (7 visitas)
  63. Lançamento de 3 audiolivros da "Coleção Livro de Ouvir" em Porto Alegre (7 visitas)
  64. Ouvidoria da Cidadania - Secretaria dos Direitos Humanos. (7 visitas)
  65. Pessoas com deficiência ganham esteira de acesso à praia e cadeira flutuante para o mar. (7 visitas)
  66. Lançado livro acessível (7 visitas)
  67. Sobre o Programa Especial - TV Brasil. (7 visitas)
  68. Mais um lance da luta pela audiodescrição no supremo Tribunal Federal. (7 visitas)
  69. Público fica no escuro para ver peça em SP (7 visitas)
  70. Audiodescrição: CORDE assume oficialmente posicionamento contra o Ministério das Comunicações. (6 visitas)
  71. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Neste Domingo, dia 19 de abril - Sobre o Amor. (6 visitas)
  72. Dia Internacional da Síndrome de Down - 23/11/2011. (6 visitas)
  73. Falta Acessibilidade em Ituiutaba. (6 visitas)
  74. Acessibilidade para Pessoas com deficiência visual e auditiva agora é lei nos EUA. (6 visitas)
  75. Série Vida em Movimento Será Reapresentada pela TV Cultura. (6 visitas)
  76. Homenagens prestadas a Marco Antonio de Queiroz – MAQ – em 2013 (6 visitas)
  77. COE - Centro de Orientação e Encaminhamento para Pessoas com Deficiência e Familiares. (6 visitas)
  78. Startup cria tecnologia que ajuda pessoas com deficiência na voz a se comunicar (6 visitas)
  79. Vem aí o 2º Encontro Nacional de Audiodescrição! (6 visitas)
  80. Cenas Comuns: Musculação de Cegos. (6 visitas)
  81. Sobre este Blog (6 visitas)
  82. Teatro Carlos Gomes estreia projeto de inclusão. (6 visitas)
  83. I Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (6 visitas)
  84. Programa traduz textos em linguagem de sinais (6 visitas)
  85. Dilma é vaiada ao falar 'portador de deficiência' durante conferência (6 visitas)
  86. Caminhos da Inclusão – a história da formação profissional de pessoas com deficiência (6 visitas)
  87. Judô Adaptado - Artes Marciais - Pessoas com Deficiência Visual. (6 visitas)
  88. Software auxilia pessoas com deficiência visual (6 visitas)
  89. Literatura e inclusão: “Sapucaya, a Grande Árvore” (6 visitas)
  90. Vestido de Homem-Aranha, bombeiro salva menino com autismo. (6 visitas)
  91. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (6 visitas)
  92. Abertura da Exposição Sentir prá Ver. Pinacoteca SP. (6 visitas)
  93. Hasta la Vista: Seção de Cinema com Audiodescrição. (5 visitas)
  94. Rio+20 - projeto de acessibilidade será adotado pela ONU. (5 visitas)
  95. Grupo Adapt: Novo Local de compras para pessoas com deficiência física no Rio. (5 visitas)
  96. Ministério do Turismo lança plano de acessibilidade na Festuris (5 visitas)
  97. 3º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do RJ. (5 visitas)
  98. MAM inaugura exposição com obras interativas e com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. (5 visitas)
  99. Manifestação Pública - Contra a flexibilização da "Lei de Cotas". (5 visitas)
  100. Seminário: Ações e Reflexões sobre Aids e Deficiência: Diferentes Vozes. (5 visitas)
  101. Sindicato dos Jornalistas - SJSP - ao Lado dos Jornalistas com Deficiência. (5 visitas)
  102. Apresentação da Ópera Tosca no Teatro São Pedro (SP). (5 visitas)
  103. Procurador Geral da República defende direito à audiodescrição (5 visitas)
  104. Cada um corre do jeito que pode. (5 visitas)
  105. Piercing na língua é capaz de controlar cadeira de rodas (5 visitas)
  106. “LEONEL PÉ DE VENTO” - Peça infanto-juvenil. (5 visitas)
  107. Proseando sobre sexualidade com Leandro Portella. (5 visitas)
  108. Amizade Colorida: exibição com audiodescrição. (5 visitas)
  109. "O Colecionador de Crepúsculos" - Audiodescrição, legendas e LIBRAS. (5 visitas)
  110. Um guia muito especial (5 visitas)
  111. Aniversário de 10 anos da Escola de Todos. (5 visitas)
  112. Cão-guia: o que é preciso para conseguir um (5 visitas)
  113. Acessibilidade Web em Portugal também deixa a desejar (5 visitas)
  114. Teatro Alfa - O Quebra Nozes - com audiodescrição. (5 visitas)
  115. Acessibilidade nas artes visuais e audiovisuais (5 visitas)
  116. Carnaval no Rio de Janeiro para Pessoas com Deficiência. (5 visitas)
  117. Aprovada no EUA importante lei de acessibilidade (5 visitas)
  118. Poupatempo Inaugura Terminais Acessíveis com novidade para pessoas com Mobilidade Reduzida e Deficiências Sensoriais. (5 visitas)
  119. O Trono Acústico de Dom João VI. (5 visitas)
  120. Pessoas com Deficiência e Relacionamentos Dependentes. (5 visitas)
  121. À nova Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Quem Mais Chegar! (5 visitas)
  122. Pessoas Cegas Não Conseguem Participar de Consulta Pública sobre Audiodescrição. (5 visitas)
  123. Vinheta de fim de ano da Globo terá pessoas com deficiência, mas não terá acessibilidade. (5 visitas)
  124. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 07 junho - Inclusão no Trabalho e na Escola. (5 visitas)
  125. Projeto Praia Acessível: Lazer para Todos. (5 visitas)
  126. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Pintar e Dançar! (5 visitas)
  127. Workshop "Imagem Pessoal" (4 visitas)
  128. Emprego para pessoa com deficiência é tema da 'TV Trabalho' (4 visitas)
  129. Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade - circulam por Minas Gerais e SãoPaulo. (4 visitas)
  130. A Pessoa com Deficiência: Mitos, Realidade e Possibilidade no Universo Social. (4 visitas)
  131. Fotógrafa lança livro pornográfico voltado para pessoas com deficiência visual. (4 visitas)
  132. XV Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX (4 visitas)
  133. Audiodescrição e Carnaval - Que Bom Seria... (4 visitas)
  134. Jardim Sensorial - Jardim Botânico / RJ. (4 visitas)
  135. "Hoje é um novo dia, de um novo tempo , que não começou...". (4 visitas)
  136. Conheça os vencedores do prêmio Todos@Web. (4 visitas)
  137. Natação e o Brasil Campeão: Esporte Adaptado. (4 visitas)
  138. Inovação para pessoas com deficiência (4 visitas)
  139. Teatro acessível: Mozart, apaga a luz! (4 visitas)
  140. Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no Sesc Madureira. (4 visitas)
  141. A Bengala e Eu. (4 visitas)
  142. Menina vê pela 1ª vez após tratamento com células-tronco. (4 visitas)
  143. ONU celebra primeiro Dia Internacional da Síndrome de Down oficial (4 visitas)
  144. Assim Vivemos - 4º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiências - Centro Cultural Banco do Brasil. (4 visitas)
  145. Simpósio: Síndrome de Down. (4 visitas)
  146. A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo. (4 visitas)
  147. Curso de Audiodescrição - Palavras que Valem por Mil Imagens. (4 visitas)
  148. Caminhando Juntos - Orientação e Mobilidade (OM) (4 visitas)
  149. Campanha de VISIBILIDADE da Educação Inclusiva. (4 visitas)
  150. VIII Encontro Nacional do CVI-Brasil: A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e os Novos Paradigmas Sociais. (4 visitas)
  151. Mantida multa de R$ 220 mil às Lojas Renner (4 visitas)
  152. Por acessibilidade na universidade (4 visitas)
  153. Projeto para pessoas com deficiência é destaque internacional (4 visitas)
  154. Chat do dia 23/08/2009 - Programa Assim Vivemos - O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência. (4 visitas)
  155. Ministério Público entra com ação para exigir audiodescrição. (4 visitas)
  156. Festival SESC dos Melhores Filmes 2010 - CineSESC. (4 visitas)
  157. 2ª Marcha das Bengalas (4 visitas)
  158. Censo IBGE 2010 x Pessoas com Deficiência. (4 visitas)
  159. Aplicativo ajuda fonoaudiólogos na oralização de surdos (4 visitas)
  160. Tagarellas realiza a primeira audiodescrição de um casamento no RS (4 visitas)
  161. Transporte Escolar para Alunos com Deficiência em Recife. (4 visitas)
  162. 5º Sou + Web: Olha a Lêda aí gente! (4 visitas)
  163. Curso de Acessibilidade Web da Acesso Digital. (4 visitas)
  164. Oficina dos Menestréis - Apresenta: "UP" - Um musical com pessoas com Síndrome de Down. (4 visitas)
  165. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - 26 de abril - Sensibilidade. (4 visitas)
  166. Lançamento de DVDs acessíveis no Centro Cultural Oboé em Fortaleza. (4 visitas)
  167. 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP. (4 visitas)
  168. Programa Viver Melhor no Amazonas (4 visitas)
  169. Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência. (4 visitas)
  170. Curso: Informática Básica para Cegos. (4 visitas)
  171. Sancionada lei de proteção à pessoa autista (4 visitas)
  172. Ônibus restaurante com cozinheiros cegos na Argentina (4 visitas)
  173. Ministério das Comunicações Deve Reabrir Prazo para Deficientes Audiovisuais Participarem de Consulta pública. (4 visitas)
  174. CURSO DE LIBRAS - INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL. (4 visitas)
  175. Bicicleta para pessoas com deficiência física criada por alagoano é testada em Maceió. (4 visitas)
  176. Exposição acessível à pessoas com deficiência visual em Itajubá. (3 visitas)
  177. Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual é o Tema de Oficina que será Realizada no SESC Pinheiros, em São Paulo. (3 visitas)
  178. Chat do dia 5/07/2009 - Programa Assim Vivemos - Convenção, Estatuto e Criminalização. (3 visitas)
  179. Cine Sabesp com audiodescrição em São Paulo (3 visitas)
  180. Correndo atrás da CNH - Projeto difícil mas não impossível. (3 visitas)
  181. Escola de Gente é premiada pela Presidência da República. (3 visitas)
  182. Atleta com síndrome de Down Conquista o 10º Posto na Regional Metropolitana de Equitação Fundamental. (3 visitas)
  183. Manifesto pela Audiodescrição entregue em mãos, em Uberlândia, ao Ministro das Comunicações. (3 visitas)
  184. Discriminação e preconceito no ensino privado (3 visitas)
  185. Biblioteca de Olinda (3 visitas)
  186. Portugal tem 48 mil alunos com deficiência (3 visitas)
  187. Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. (3 visitas)
  188. Mais dois com audiodescrição: O Zelador Animal e Operação Presente. (3 visitas)
  189. Senzala 2.0 (3 visitas)
  190. Os ETs Contra-atacam - Escolas Inclusivas. (3 visitas)
  191. Acessibilidade pode ser rentável para empresas (3 visitas)
  192. Dia histórico: Assinado decreto de pagamento de indenização às pessoas com a síndrome da Talidomida. (3 visitas)
  193. Audiodescrição: Uma Luta de mais de 29 milhões de Cidadãos Brasileiros. (3 visitas)
  194. O Que Quiser! (3 visitas)
  195. WCAG 2.0 aprovado como norma internacional ISO/IEC (2 visitas)
  196. Festival das Cataratas do Iguaçu vai discutir turismo para pessoas com deficiências (2 visitas)
  197. Filmes 10ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro. (2 visitas)
  198. Novos ônibus em Belo Horizonte com acessibilidade seguem as normas da ABNT. (2 visitas)
  199. LEI DE COTAS COMPLETA 21 ANOS E MOSTRA QUE INCLUSÃO É POSSÍVEL (2 visitas)
  200. Repressão - A era das sombras permanece (2 visitas)
  201. Curiosidade sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down. (2 visitas)
  202. Governo Federal escolhe Joinville para projeto de acessibilidade (2 visitas)
  203. Semáforos poderão ser adaptados para daltônicos. (2 visitas)
  204. MPF/RN Quer Garantir Reserva de Vagas a Pessoas com Deficiência em Concurso da PF (2 visitas)
  205. Rompendo Barreiras - IV Encontro (2 visitas)
  206. Hospital das Clínicas da UFMG começa a fazer cirurgias de Implante Coclear (IC). (2 visitas)
  207. Hormônios do Crescimento no Tratamento de Paralisia Cerebral e Lesão Medular. (2 visitas)
  208. Com AD - quatro curtas, quatro audiodescritores. (2 visitas)
  209. QUEM ME LEVARÁ SOU EU - conversando sobre autodefensoria: a vez e a voz da deficiência intelectual (2 visitas)
  210. Como fazer leitura labial num aeroporto onde todos usam máscaras contra a gripe suína. (2 visitas)
  211. Projeto Praia Acessível - cadeiras anfíbias (2 visitas)
  212. ONCB Reforça em sua Assembleia, Necessidade de Luta e Mobilização em Defesa da Audiodescrição. (2 visitas)
  213. Fisioterapia para todos no Hospital SARAH RIO na Barra da Tijuca (2 visitas)
  214. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Sobre as Diferenças. (2 visitas)
  215. Os mais visitados (2 visitas)
  216. Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. (2 visitas)
  217. Defensoria tenta reverter decisão de ESTERILIZAR MULHER com DEFICIÊNCIA. (2 visitas)
  218. GT Acessibilidade web - pesquisa sobre tecnologias assistivas (2 visitas)
  219. Livre Acesso - Programa de Acessibilidade do Centro Cultural São Paulo. (2 visitas)
  220. Direitos das pessoas com deficiência são ampliados (2 visitas)
  221. O Bafo de Belzebú. (2 visitas)
  222. Pela não discriminação no trabalho - Pessoas com deficiência. (2 visitas)
  223. Edital para produção de obras acessíveis foi prorrogado. (2 visitas)
  224. VIVO Encerra o Ano de Cultura Acessível com a Apresentação de Coração Bazar. (2 visitas)
  225. Refletindo sobre a formação de público de pessoas com deficiência (2 visitas)
  226. Cursos para o Atendimento de Pessoas com Deficiência Promovidos pela Puc-Rio, Caxias. (2 visitas)
  227. Os discursos e as práticas de Educação Inclusiva: a intersetorialidade em questão. (2 visitas)
  228. Seminário de Acessibilidade Digital em Recife. (2 visitas)
  229. Curso: Intervenção Fonoaudiológica Precoce para Crianças com Deficiência Visual (2 visitas)
  230. Censo sobre Pessoas com Deficiência de Nova Odessa. (2 visitas)
  231. UPA São Paulo - World Usability Day. (2 visitas)
  232. Secretaria Especial dos Direitos Humanos ganha status de ministério. (2 visitas)
  233. Experiência Brasileira na Área das Deficiências será Apresentada em Congresso Internacional. (2 visitas)
  234. Via Crucis de uma Pessoa com Deficiência em Itabuna - BA. (2 visitas)
  235. Dilma lança plano inédito para pessoas com deficiência. (2 visitas)
  236. Porto Alegre ganha primeiro Plano Diretor de Acessibilidade do País. (2 visitas)
  237. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 6 de setembro - Último Programa. (2 visitas)
  238. Convidamos para o lançamento da obra, Adélia Cozinheira, um livro para todas as crianças! (2 visitas)
  239. Arte e humor contra a discriminação. (2 visitas)
  240. Lei de Cotas 20 anos: Chegamos ao fim, ou não? (2 visitas)
  241. Pessoas com deficiência têm direito de exercer sexualidade, mas ainda há impedimentos na sociedade.. (2 visitas)
  242. Gisele e nossos livros acessíveis. (2 visitas)
  243. Seminário discute sistema de audiodescrição para pessoas com deficiência visual (2 visitas)
  244. Incubadança - Filosofia e Diversidade - uma Dança para Todos. (2 visitas)
  245. Audiodescritora Brasileira Mostra Sistema de Audiodescrição em Portugal. (2 visitas)
  246. Relatório Mundial sobre Deficiência - OMS (2 visitas)
  247. Acessibilidade: Instrumentos musicais eletrônicos (2 visitas)
  248. Acessibilidade - Elevador de piscina acessível. (2 visitas)
  249. UFF cria Escola de Inclusão para preparar futuros profissionais no trato com as diferenças. (2 visitas)
  250. Novo Curso de Acessibilidade Web da Acesso Digital. (2 visitas)
  251. "Tirem as nádegas da cadeira": Entrevista com Fábio Adiron. (2 visitas)
  252. Terapia Assistida por Animais (TAA) é Oferecida para Crianças em São Vicente (SP). (2 visitas)
  253. Manifesto : Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Art 24 EDUCAÇÃO:CUMPRA-SE! (2 visitas)
  254. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Neste Domingo, dia 12 de abril - Nanismo. (2 visitas)
  255. A Disney acaba de lançar um novo aparelho para pessoas com deficiência visual. (1 visitas)
  256. Cursos de Capacitação para Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  257. Procurador do Paraná Se Torna o Primeiro Juiz Cego do Brasil. (1 visitas)
  258. Abaixo-assinado a favor da Educação Inclusiva. (1 visitas)
  259. Justiça livra mulher de laqueadura forçada (1 visitas)
  260. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 28 de junho - Audiodescrição. (1 visitas)
  261. Programa Assim Vivemos - TV Brasil. (1 visitas)
  262. Minha Casa, Minha Vida Inacessíveis. (1 visitas)
  263. Lei Publicada Hoje no Diário Oficial da Cidade Prevê um Levantamento Detalhado com Perfil Sócio-econômico de Pessoas com Deficiência na Capital Paulistana. (1 visitas)
  264. Consulta Pública sobre Saúde Sexual e Reprodutiva da Pessoa com Deficiência. (1 visitas)
  265. Projeto de Lei propõe gratuidade a aparelhos para pessoas com deficiência visual (1 visitas)
  266. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 12 de julho - Síndrome de Down e Amizade. (1 visitas)
  267. Centro Cultural São Paulo promove sessão de cinema com audiodescrição. (1 visitas)
  268. TCE oficializa adesão à Campanha de Acessibilidade do Conade. (1 visitas)
  269. MAQ - Marco Antonio de Queiroz faleceu em 02 de julho de 2013. (1 visitas)
  270. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 5 de julho - Comunicação Alternativa. (1 visitas)
  271. Vencedores da 2ª edição do Prêmio Todos@Web (1 visitas)
  272. Mulher com deficiência visual consegue liminar para assumir cargo (1 visitas)
  273. Trabalhar em casa é meia inclusão. (1 visitas)
  274. TV Brasil - Assim Vivemos - Terceira Semana. (1 visitas)
  275. Baralho Adaptado para Pessoas Cegas. (1 visitas)
  276. Abaixo-assinado Pelo Arquivamento do Projeto de Lei que Institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. (1 visitas)
  277. Conferência Sobre a Construção de Web Sites Perfeitos: A Inacessibilidade dos PDF. (1 visitas)
  278. Coleção Adélia - Livros acessíveis (1 visitas)
  279. Indignação: o que nós pessoas com deficiência precisamos enfrentar. (1 visitas)
  280. Audiodescrição e Legendas Open Caption no Festival SESC Melhores Filmes 2012 (1 visitas)
  281. Filmes com audiodescrição em São Lourenço, Minas Gerais. (1 visitas)
  282. Festival Assim Vivemos 2009 - Inscrições Abertas! (1 visitas)
  283. Filmes com audiodescrição no Cine-SESC - São Paulo. (1 visitas)
  284. Festival Assim Vivemos 2011! Inscrições. (1 visitas)
  285. Audiodescrição à vista. (1 visitas)
  286. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 16 de agosto - Complementando seu Complemento. (1 visitas)
  287. Trabalho pela IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS para as pessoas com deficiência. (1 visitas)
  288. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ratificada em Portugal. (1 visitas)
  289. VII Curso Profissionalizante de Massagem Serinidade do Toque. (1 visitas)
  290. Curso de Introdução à Audiodescrição - Recurso de Acessibilidade Comunicacional. (1 visitas)
  291. Cantores cegos obtêm liminar para permanecer no Brasil. (1 visitas)
  292. Sou a favor da educação, escola e ensino inclusivos! (1 visitas)
  293. Acadêmica Investiga a Construção de Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  294. E.U.A Assina Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  295. Cegos aprendem Libras no Recife em curso inédito. (1 visitas)
  296. Milhões para cinema e TV, quanto para a acessibilidade? (1 visitas)
  297. Workshop sobre acessibilidade digital (1 visitas)
  298. Programação do Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Exercícios de Ver e Não Ver. (1 visitas)
  299. Reatech 2009 - Feira Internacional de Tecnologias. (1 visitas)
  300. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Domingo, Dia 10 de Maio. (1 visitas)
  301. Quarta edição do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. (1 visitas)
  302. Cadeirante terá Táxi Adaptado em BH. (1 visitas)
  303. Eleições: vote com acessibilidade plena. (1 visitas)
  304. Dia Internacional da Literacia (1 visitas)
  305. Parque no ABC Paulista Terá Trajeto para Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  306. O Direito Autoral e a Inclusão Social (1 visitas)
  307. Dia Internacional da Síndrome de Down - inclusão e autonomia. (1 visitas)
  308. Curso de audiodescrição no Centro Universitário Belas Artes. (1 visitas)
  309. Aniversário do site Bengala Legal - Nove Anos! (1 visitas)
  310. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza UFF será inaugurado no dia 10/06 (1 visitas)
  311. Curso Regular de Musicografia Braille em São Paulo. (1 visitas)
  312. Exposição de fotografia em relevo para invisuais (cegos) (1 visitas)
  313. Aniversário da Laramara com belíssimo filme com Audiodescrição. (1 visitas)
  314. Pessoas com deficiência terão programa de TV em SC (1 visitas)
  315. TV Brasil - Programa Especial Comemora Cinco Anos. (1 visitas)
  316. Audiodescrição: o filme Saneamento Básico será exibido dia 9/11. (1 visitas)
  317. O filme "CHICO XAVIER" chega em DVD e Blu-ray com recurso especial para pessoas com deficiência visual. (1 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker

Powered by WordPress