Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, domingo, 20 de abril de 2014 - 03:51.

 

Conteúdo principal.

domingo, 15 de março de 2009.

O Bafo de Belzebú.

Final de expediente… A bordo do elevador, desfaço a escalada da manhã e mergulho do 24 andar até o térreo, conforme me impõe a rotina dos ditos “dias úteis”…

Na portaria do prédio, me deparo com ela… sim é ela… inexpugnável, infalível, inexorável, a “estufa carioca”, confecionada pelo tradicional calor do janeiro da cidade. Caminho na rua da Ajuda e chego a esquina da Rio Branco, coração do RJ.

Ar parado… mormaço… gente suada caminhando apressada em todas as direções…

Ajudado por um pedestre, atravesso a trepidante avenida, centro nervoso da cidade q, num tempo relativamente remoto, chegou a ser considerado a “corte” da promissora nação tupiniquim. No outro lado da avenida, me dirijo ao metrô e, para isto, tenho que diblar colunas e colunas de camelôs que, num alarido infernal, anunciam a todos pulmões uma variedade de produtos.

Implacável, absoluto, o “astro rei” sustenta seus raios inclementes sobre ruas, calçadas, bancas, prédios, automóveis, pedestres, como que querendo fazer de tudo uma grande mixórdia, para em seguida transformá-lo num cozido diabólico…

Nas dependências do metrô, numa temperatura um pouco mais amena, um solícito funcionário me encaminha até a roleta. Agora, uma educada e meiga funcionária faz a ponte comigo até a plataforma: o contato feminino — o suave perfume, a pele delicada do seu braço, a sonoridade da voz, acionam a usina instintiva da libido, e, o pensamento
devolve tudo em desejos, vontades, idéias… Sempre cortês, a guarda me embarca num trem e me vejo no ferro do centro de um vagão super lotado.

O trem retoma a marcha. O número de passageiros, excede em muito o limite racional do vagão; o ar condicionado se mostra insuficiente para a demanda e a “estufa” da rua se transporta para o vagão, transformando a agradável viagem diária numa anti-sala do inferno.

O trem para na estação da cinelândia, e, para nosso desespero, recolhe mais passageiros. Dispara rumo a Glória. reclamações, imprecações, lamentos se sucedem… O calor, como querendo abrir disputa com o trem, dispara na escala, envolvendo os aflitos passageiros num abraço dantesco.

Amassado contra o ferro central do vagão, procuro na medida do meu possível, resistir a mais aquela provação, procurando manter a calma. A aflição toma conta dos passageiros…

- Calor dos infernos! Isto é uma pouca vergonha, deixar o vagão encher deste jeito!
- Quando chegar na estação vou reclamar desta vergonha, pensa que a gente é “sardinha” pra andar enlatada!
- Coitadinho dele, passar por um sufoco deste! nem os pobres dos cegos eles respeitam!

O trem corre, o calor aumenta e o desespero dos passageiros acompanha proporcionalmente… No meu lugar, cada vez mais espremido contra o ferro, suado de ponta a cabeça, computo as estações que faltam e tento me desligar do pandemônio… Será que se eu fosse rico diriam: “nem os ricos dos cegos eles respeitam!”?

Gemidos, grunidos, lamúrias, ranger de dentes, palavrões de toda espécie. a atmosfera assume a forma da “caldeira” de Belzebú!

O trem para na Glória e vários passageiros tentam ingressar no abarrotado vagão, sendo prontamente repelidos a tapas, empurrões, safanões e similares… Retoma novamente sua marcha e avalio: Catete, Largo do Machado e, finalmente, minha estação. que o “arquiteto do universo” zele por mim ou no mínimo resolva a meu favor aquela equação tempo/espaço…

Calor, mal estar, angústia e o trem célere em sua marcha, como que em rumo ao inferno…

afirmam os crédulos sobre o diabo que, além de um alkimista contumaz, trata-se de um ser insaciável… e assim q o trem deixa a estação do Catete, um novo elemento se instala no explosivo vagão. Presença silenciosa, incolor, invisível, mas consistente, persistente. Personalizado numa fragancia fétida, infernal, addvinda quiçá dos
confins dos infernos. Como num passe de mágica, o vagão inteiro se queda em silêncio. Um silêncio indagativo, analítico, prescrutador, como que avaliando o elemento recém chegado.

No meu canto, suarento, pegajoso, praticamente atarrachado no ferro do vagão, desisto de tentar alguns exercícios de Ioga, há muito abandonados e reunindo o que ainda me restava de brio e garra , encaro de peito aberto, com respiração contida mais aquela provação, agora condicionada a emanações voláteis de fragância nunca antes conhecida….

O trem chegou e partiu da estação do Largo do Machado; a fedetina, agora estabilizada, continuava impregnando o vagão. Os passageiros, como em comunhão, continuavam em silêncio. E em silêncio ficaram até a próxima estação, que felizmente era a minha.

Sou recebido por um solícito guarda:

- Faala campeão, tudo firme?
- Tudo, graaaças a Deus!
- Escada rolante ou a outra?
- Tanto faz!
- Caramba, vc está pálido, passando mal?!
- Não, não! Tudo bem!

Já na saída da estação, deparo novamente com a implacável estufa. Entro na Marques de Abrantes, minha rua, que bom revê-la, apesar de angustiado, são e salvo…

Valdenito de Souza, o nacionalista místico.
Visite a República das Letras.Site Externo..

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Pessoas com Deficiência.
Assuntos:  , , , .
MAQ às 21:24.
Post visitado 9255 vezes, 1 foram hoje.

3 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Comentário de: MAQ — 17 de março de 2009 às 21:08

    Valdenito,

    A forma engraçada e natural com que coloca as igualdades e diferenças entre nós, cegos, e todas as pessoas no cotidiano é muito interessante. A sexualidade da pessoa com deficiência, o trabalho, o cotidiano no transporte, a acessibilidade proporcionada pelo serviço do metrô carioca em nos guiar até o vagão e nos apanhar na saída da estação que avisamos que vamos desembarcar, o constrangimento que muitas vezes passamos nas ruas de sentirem pena de nós, como se ser cego fosse um sofrimento, o sempre coitados que não somos, o alívio de chegarmos em casa alguns dias em que nosso cotidiano cansa demais… Mais uma vez eu só posso te dar os parabéns e… esperar por mais uma crônica a nos revelar você e nós mesmos em nosso cotidiano urbano, mesmo que os dias nem sempre sejam iguais!

    Abraços amigos do MAQ.

  2. Comentário de: Eliana de Deus Gamarra — 31 de março de 2011 às 10:01

    AMEI este blog. Por causa de um aluno novo, pequenininho, cego que recebi na creche estou começando a me informar sobre a área. O Bengala Legal está me ajudando muito! Valeu pessoal!
    Eliana Gamarra – Nazaré Paulista
    31/03/2011

  3. Comentário de: Ovos de Páscoa — 2 de março de 2012 às 12:42

    O site Bengala Legal está de parabéns pelo ótimo conteúdo que tem disponibilizado a comunidade. Muito bom, continuem assim!

Feed RSS para comentários sobre este post. | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

O SESC-São Paulo dá início no dia 2 de abril ao tradicional Festival SESC Melhores Filmes, no CineSesc, com a cerimônia de abertura da 40ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, [...]

 

Evento se repetirá em Salvador, Brasília e Curitiba. [Descrição da imagem] Programação para Salvador: A CAIXA Cultural Salvador abre, a partir da próxima segunda-feira (31), as inscrições para a oficina “De Olho no Braille”, que acontece de 8 a 12 de abril. A oficina apresenta histórico e aplicações do Braille, além de aspectos imagéticos e [...]

 

15 crianças e adolescentes com Down gravaram um vídeo emocionante para combater o medo, o desconhecimento e o preconceito que tomam alguns casais, quando descobrem que terão um filho com a síndrome. A ideia foi baseada no e-mail de uma futura mãe, ao descobrir que seu bebê seria especial. “Que tipo de vida o meu [...]

 

Foi lançado hoje (15/03/2014) o livro “Desculpe, não ouvi“, de Lak Lobato. Editora Atitude Terra (www.atitudeterra.com.br). Lak é surda oralizada; perdeu a audição literalmente da noite para o dia, quando tinha 10 anos. Aprendeu a fazer leitura labial, conservou a fala que já havia adquirido e foi viver a vida: aprendeu francês, fez intercâmbio na [...]

 

A Digicon – especializada em automação para a mobilidade urbana – implantou semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Os equipamentos foram instalados nos cruzamentos do bairro Vila Aparecida – local aonde fica situada a sede da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos. Para esta [...]

 

Brasília – Um aplicativo criado por quatro jovens de São Paulo está mudando a vida de pessoas com deficiência na voz. Disponível para tablets, smartphones e computadores, o Que Fala transforma frases selecionadas pelo usuário em mensagens de voz, permitindo ao usuário comunicar-se diretamente com seu interlocutor. O grupo de empreendedores foi um dos que [...]

 

Marta Gil (*). O início do ano nos estimula a traçar planos de ação. Extraindo a essência dos balanços feitos em dezembro, na esteira do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, constato mais uma vez que há conquistas da maior importância, que ainda há muito a fazer e, principalmente, que estas conquistas estão sendo seriamente [...]

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) firmaram compromisso para inclusão do PJe-JT nos padrões internacionais de acessibilidade, através da adoção do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), norma internacional que consiste num conjunto de recomendações para fazer com que o conteúdo [...]

 

Marlene e Lelei foram incentivadas pelos pais a ser independentes | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21. Flavia Boni Licht e Nubia Silveira* Olinda Marlei Lopes Teixeira desde criança é conhecida como Lelei. Ela e a irmã Terezinha Marlene Lopes Teixeira, a Marlene, nasceram em Jaquirana (RS) e passaram a infância e boa parte da adolescência em [...]

 

Análise aos conteúdos Web do Ensino Superior revela que nenhum cumpre com os requisitos mínimos de acessibilidade. Distribuição do índice AccessMonitor por distritos e regiões autónomas. [Consulte a tabela 5 do estudo para uma representação alternativa ao gráfico]. A análise efetuada pelo Departamento da Sociedade de Informação (DSI) da Fundação para a Ciência e a [...]

 

BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Jornal Estado de Minas. Acessibilidade ainda está distante. BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Mapeamento mostra que, em 2009, 70% da [...]

 

Além da audiodescrição, Carlise e Jorge fizeram convites em Braille e prepararam uma surpresa para que todos os convidados com deficiência visual conheçam em detalhes o vestido da noiva. O casamento aconteceu no último dia 4. O casamento de Carlise Kronbauer e Jorge Fernando Vieira foi o primeiro a contar com audiodescrição no Rio Grande [...]

 

Projeto de Acessibilidade Virtual lança livro sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva durante o 2º SAS. Durante o 2º Seminário Anual dos Servidores do IFRS, no dia 19 de abril de 2013, aconteceu o lançamento do livro Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais, escrito pelos participantes do Projeto de [...]

 

04 de janeiro – Dia mundial do Braille. O Sistema Braille é baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas e permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.

 

Em espaços públicos, é comum que pessoas que utilizam aparelhos auditivos tenham dificuldade para ouvir. O ruído de fundo, a reverberação e a distância da fonte sonora são os principais fatores que influenciam na redução da capacidade de escutar com clareza. Com o intuito de solucionar esse problema e proporcionar uma maior inclusão social desses [...]

 

Marco Aurélio Mello. As políticas públicas devem ser direcionadas ao bem-estar dos cidadãos em geral, mas, entre o formal e a realidade, o Estado fica a dever. Isso é sentido de modo mais acentuado pelos detentores de necessidades especiais. Ruas, prédios e veículos de transporte coletivo longe estão da concretude prevista na Carta Federal, que, [...]

 

O 6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – Assim Vivemos, da Lavoro Produções Artísticas, dedicou a edição de 2013 a Marco. Este festival, que comemora 10 anos de existência, foi pioneiro na acessibilidade em produtos culturais e introduziu no Brasil a audiodescrição (recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual). Reproduzimos o texto de [...]

 

O Ministério da Previdência Social esclarece as principais dúvidas sobre a aposentadoria especial. Ministério da Previdência Social. 10/12/2013. da Redação 1 – O que traz a Lei Complementar 142/2013? A Lei garante ao segurado da Previdência Social, com deficiência, o direito à aposentadoria por idade aos 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher, [...]

 

A aplicação da tecnologia em ferramentas de acessibilidade proporciona a pessoas com deficiência mais qualidade de vida e ajuda a criar possibilidades. Essa realidade ganhou mais força com o crescimento dos investimentos em comunicação e mobilidade. Situação que mostra os caminhos a serem abertos por meio de equipamentos e softwares. Um exemplo de sucesso dessa [...]

 

Categoria Pessoas / Instituições: 1º Lugar: Leda Spelta. 2º Lugar: Hudson Augusto Lima – Projeto NAVEgantes da informação. 3º Lugar: Apoio de Aula – Repositório de Material Online por Carlos Rafael Gimenes das Neves. Projetos Web – Premio MAQ de Acessibilidade na Web: 1º Lugar: Portal da Casa de Oswaldo Cruz. 2º Lugar: Reclamações Procon. [...]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. Oficina “De Olho no Braille” e Workshop de Livro Acessível/audiodescrição. (12 visitas)
  2. Festival Melhores Filmes - edição 2014 - está ainda mais imperdível (10 visitas)
  3. Não tenha medo de filho especial, pedem jovens com Down: vídeo (9 visitas)
  4. Semáforos sonoros são implantados em Franca interior de SP (8 visitas)
  5. O que é Inclusão Escolar? (7 visitas)
  6. SEDH lança campanha pioneira para a inclusão da pessoa com deficiência. (5 visitas)
  7. Audiodescrição e a eterna discussão com a ABERT. (5 visitas)
  8. Butantan cria "Museu em Braille" (4 visitas)
  9. A Crônica dos Sentimentos. (3 visitas)
  10. II Encontro Nacional de Mergulho Adaptado. (3 visitas)
  11. Cada caso é um caso, cada surdo é um surdo. (3 visitas)
  12. Relatório do Unicef aponta exclusão da criança com deficiência (3 visitas)
  13. Políticas públicas: segunda etapa da luta (3 visitas)
  14. Deficiente visual tem isenção de ICMS na aquisição de veículo zero quilômetro. (3 visitas)
  15. Sobre o Programa Especial - TV Brasil. (2 visitas)
  16. Hotel investe para atender pessoas com deficiência (2 visitas)
  17. Acessibilidade e cidadania (2 visitas)
  18. Hormônios do Crescimento no Tratamento de Paralisia Cerebral e Lesão Medular. (2 visitas)
  19. Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência. (2 visitas)
  20. Ouvidoria da Cidadania - Secretaria dos Direitos Humanos. (2 visitas)
  21. IBGE: 67,5% dos municípios têm políticas de acessibilidade a espaços públicos (2 visitas)
  22. Ministério das Comunicações Deve Reabrir Prazo para Deficientes Audiovisuais Participarem de Consulta pública. (2 visitas)
  23. Criado tipo de letra que evita a dislexia na Internet (2 visitas)
  24. Sindicato dos Jornalistas - SJSP - ao Lado dos Jornalistas com Deficiência. (2 visitas)
  25. 7ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação (2 visitas)
  26. Série Vida em Movimento Será Reapresentada pela TV Cultura. (2 visitas)
  27. Museu do Futebol adapta acervo (2 visitas)
  28. Workshop "Imagem Pessoal" (2 visitas)
  29. Audiodescrição: CORDE assume oficialmente posicionamento contra o Ministério das Comunicações. (2 visitas)
  30. Limite para Isenção em Carro de Pessoas com Deficiência vai a R$70 mil. (2 visitas)
  31. Cada um corre do jeito que pode. (2 visitas)
  32. Piercing na língua é capaz de controlar cadeira de rodas (2 visitas)
  33. Pós-graduação em audiodescrição na UFJF (2 visitas)
  34. Teatro acessível da Escola de Gente. (2 visitas)
  35. Cão-guia: o que é preciso para conseguir um (1 visitas)
  36. WCAG 2.0 aprovado como norma internacional ISO/IEC (1 visitas)
  37. Um guia muito especial (1 visitas)
  38. Público fica no escuro para ver peça em SP (1 visitas)
  39. Portugal tem 48 mil alunos com deficiência (1 visitas)
  40. Software auxilia pessoas com deficiência visual (1 visitas)
  41. Professor da USP lança dicionário para surdos e ouvintes (1 visitas)
  42. Ministério do Turismo lança plano de acessibilidade na Festuris (1 visitas)
  43. 126 países ratificaram Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (1 visitas)
  44. TST, CNJ e CSJT firmam compromisso para ampliar a acessibilidade ao PJe-JT (1 visitas)
  45. Mineiros com deficiência reclamam por mais audiodescrição (1 visitas)
  46. Tagarellas realiza a primeira audiodescrição de um casamento no RS (1 visitas)
  47. 04 de janeiro - Dia mundial do Braille (1 visitas)
  48. Tecnologia para ouvir (1 visitas)
  49. Dúvidas sobre a aposentadoria especial para pessoa com deficiência (1 visitas)
  50. Deficientes auditivos não são isentos do pagamento de IPI (1 visitas)
  51. Taxistas recebem noções para atender pessoas com deficiência (1 visitas)
  52. Acessibilidade: Instrumentos musicais eletrônicos (1 visitas)
  53. 2013 chegou, já trazendo desafios! (1 visitas)
  54. Cine Sabesp com audiodescrição em São Paulo (1 visitas)
  55. Ônibus restaurante com cozinheiros cegos na Argentina (1 visitas)
  56. Justiça livra mulher de laqueadura forçada (1 visitas)
  57. MAQ - Marco Antonio de Queiroz faleceu em 02 de julho de 2013. (1 visitas)
  58. Defensoria tenta reverter decisão de ESTERILIZAR MULHER com DEFICIÊNCIA. (1 visitas)
  59. Desculpe, não ouvi (1 visitas)
  60. Reatech 2010 - IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. (1 visitas)
  61. Jardim Sensorial - Jardim Botânico / RJ. (1 visitas)
  62. Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual é o Tema de Oficina que será Realizada no SESC Pinheiros, em São Paulo. (1 visitas)
  63. Projeto Praia Acessível: Lazer para Todos. (1 visitas)
  64. Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade - circulam por Minas Gerais e SãoPaulo. (1 visitas)
  65. Curso Regular de Musicografia Braille em São Paulo. (1 visitas)
  66. Hospital das Clínicas da UFMG começa a fazer cirurgias de Implante Coclear (IC). (1 visitas)
  67. Cursos para o Atendimento de Pessoas com Deficiência Promovidos pela Puc-Rio, Caxias. (1 visitas)
  68. Simpósio: Síndrome de Down. (1 visitas)
  69. Judô Adaptado - Artes Marciais - Pessoas com Deficiência Visual. (1 visitas)
  70. Mais um lance da luta pela audiodescrição no supremo Tribunal Federal. (1 visitas)
  71. Sobre este Blog (1 visitas)
  72. Cenas Comuns: Musculação de Cegos. (1 visitas)
  73. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 6 de setembro - Último Programa. (1 visitas)
  74. Carnaval de Olinda e Pessoas com Deficiência (1 visitas)
  75. Festival SESC dos Melhores Filmes 2010 - CineSESC. (1 visitas)
  76. Chat do dia 23/08/2009 - Programa Assim Vivemos - O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência. (1 visitas)
  77. Consulta Pública sobre Saúde Sexual e Reprodutiva da Pessoa com Deficiência. (1 visitas)
  78. À nova Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Quem Mais Chegar! (1 visitas)
  79. O Que Quiser! (1 visitas)
  80. A Bengala e Eu. (1 visitas)
  81. Menina vê pela 1ª vez após tratamento com células-tronco. (1 visitas)
  82. O Bafo de Belzebú. (1 visitas)
  83. Gisele e nossos livros acessíveis. (1 visitas)
  84. Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. (1 visitas)
  85. Teatro acessível: Mozart, apaga a luz! (1 visitas)
  86. Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no Sesc Madureira. (1 visitas)
  87. Amizade Colorida: exibição com audiodescrição. (1 visitas)
  88. “LEONEL PÉ DE VENTO” - Peça infanto-juvenil. (1 visitas)
  89. UPA São Paulo - World Usability Day. (1 visitas)
  90. Audiodescrição - Nossa vida não vale um Chevrolet (1 visitas)
  91. Aniversário de 10 anos da Escola de Todos. (1 visitas)
  92. Curso: Gestão de Ambientes Culturais Inclusivos. (1 visitas)
  93. Dia Internacional da Síndrome de Down - 23/11/2011. (1 visitas)
  94. MPF/RN Quer Garantir Reserva de Vagas a Pessoas com Deficiência em Concurso da PF (1 visitas)
  95. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Neste Domingo, dia 19 de abril - Sobre o Amor. (1 visitas)
  96. Transporte Escolar para Alunos com Deficiência em Recife. (1 visitas)
  97. Censo IBGE 2010 x Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  98. Bicicleta Especial Auxilia Pessoas com Deficiencia Visual. (1 visitas)
  99. Bicicleta para pessoas com deficiência física criada por alagoano é testada em Maceió. (1 visitas)
  100. Pela não discriminação no trabalho - Pessoas com deficiência. (1 visitas)
  101. COE - Centro de Orientação e Encaminhamento para Pessoas com Deficiência e Familiares. (1 visitas)
  102. Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares. (1 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker

Powered by WordPress