Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, quinta-feira, 28 de agosto de 2014 - 23:26.

 

Conteúdo principal.

domingo, 15 de março de 2009.

O Bafo de Belzebú.

Final de expediente… A bordo do elevador, desfaço a escalada da manhã e mergulho do 24 andar até o térreo, conforme me impõe a rotina dos ditos “dias úteis”…

Na portaria do prédio, me deparo com ela… sim é ela… inexpugnável, infalível, inexorável, a “estufa carioca”, confecionada pelo tradicional calor do janeiro da cidade. Caminho na rua da Ajuda e chego a esquina da Rio Branco, coração do RJ.

Ar parado… mormaço… gente suada caminhando apressada em todas as direções…

Ajudado por um pedestre, atravesso a trepidante avenida, centro nervoso da cidade q, num tempo relativamente remoto, chegou a ser considerado a “corte” da promissora nação tupiniquim. No outro lado da avenida, me dirijo ao metrô e, para isto, tenho que diblar colunas e colunas de camelôs que, num alarido infernal, anunciam a todos pulmões uma variedade de produtos.

Implacável, absoluto, o “astro rei” sustenta seus raios inclementes sobre ruas, calçadas, bancas, prédios, automóveis, pedestres, como que querendo fazer de tudo uma grande mixórdia, para em seguida transformá-lo num cozido diabólico…

Nas dependências do metrô, numa temperatura um pouco mais amena, um solícito funcionário me encaminha até a roleta. Agora, uma educada e meiga funcionária faz a ponte comigo até a plataforma: o contato feminino — o suave perfume, a pele delicada do seu braço, a sonoridade da voz, acionam a usina instintiva da libido, e, o pensamento
devolve tudo em desejos, vontades, idéias… Sempre cortês, a guarda me embarca num trem e me vejo no ferro do centro de um vagão super lotado.

O trem retoma a marcha. O número de passageiros, excede em muito o limite racional do vagão; o ar condicionado se mostra insuficiente para a demanda e a “estufa” da rua se transporta para o vagão, transformando a agradável viagem diária numa anti-sala do inferno.

O trem para na estação da cinelândia, e, para nosso desespero, recolhe mais passageiros. Dispara rumo a Glória. reclamações, imprecações, lamentos se sucedem… O calor, como querendo abrir disputa com o trem, dispara na escala, envolvendo os aflitos passageiros num abraço dantesco.

Amassado contra o ferro central do vagão, procuro na medida do meu possível, resistir a mais aquela provação, procurando manter a calma. A aflição toma conta dos passageiros…

- Calor dos infernos! Isto é uma pouca vergonha, deixar o vagão encher deste jeito!
- Quando chegar na estação vou reclamar desta vergonha, pensa que a gente é “sardinha” pra andar enlatada!
- Coitadinho dele, passar por um sufoco deste! nem os pobres dos cegos eles respeitam!

O trem corre, o calor aumenta e o desespero dos passageiros acompanha proporcionalmente… No meu lugar, cada vez mais espremido contra o ferro, suado de ponta a cabeça, computo as estações que faltam e tento me desligar do pandemônio… Será que se eu fosse rico diriam: “nem os ricos dos cegos eles respeitam!”?

Gemidos, grunidos, lamúrias, ranger de dentes, palavrões de toda espécie. a atmosfera assume a forma da “caldeira” de Belzebú!

O trem para na Glória e vários passageiros tentam ingressar no abarrotado vagão, sendo prontamente repelidos a tapas, empurrões, safanões e similares… Retoma novamente sua marcha e avalio: Catete, Largo do Machado e, finalmente, minha estação. que o “arquiteto do universo” zele por mim ou no mínimo resolva a meu favor aquela equação tempo/espaço…

Calor, mal estar, angústia e o trem célere em sua marcha, como que em rumo ao inferno…

afirmam os crédulos sobre o diabo que, além de um alkimista contumaz, trata-se de um ser insaciável… e assim q o trem deixa a estação do Catete, um novo elemento se instala no explosivo vagão. Presença silenciosa, incolor, invisível, mas consistente, persistente. Personalizado numa fragancia fétida, infernal, addvinda quiçá dos
confins dos infernos. Como num passe de mágica, o vagão inteiro se queda em silêncio. Um silêncio indagativo, analítico, prescrutador, como que avaliando o elemento recém chegado.

No meu canto, suarento, pegajoso, praticamente atarrachado no ferro do vagão, desisto de tentar alguns exercícios de Ioga, há muito abandonados e reunindo o que ainda me restava de brio e garra , encaro de peito aberto, com respiração contida mais aquela provação, agora condicionada a emanações voláteis de fragância nunca antes conhecida….

O trem chegou e partiu da estação do Largo do Machado; a fedetina, agora estabilizada, continuava impregnando o vagão. Os passageiros, como em comunhão, continuavam em silêncio. E em silêncio ficaram até a próxima estação, que felizmente era a minha.

Sou recebido por um solícito guarda:

- Faala campeão, tudo firme?
- Tudo, graaaças a Deus!
- Escada rolante ou a outra?
- Tanto faz!
- Caramba, vc está pálido, passando mal?!
- Não, não! Tudo bem!

Já na saída da estação, deparo novamente com a implacável estufa. Entro na Marques de Abrantes, minha rua, que bom revê-la, apesar de angustiado, são e salvo…

Valdenito de Souza, o nacionalista místico.
Visite a República das Letras.Site Externo..

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Pessoas com Deficiência.
Assuntos:  , , , .
MAQ às 21:24.
Post visitado 9767 vezes, 5 foram hoje.

3 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Comment de: MAQ — 17 de março de 2009 às 21:08

    Valdenito,

    A forma engraçada e natural com que coloca as igualdades e diferenças entre nós, cegos, e todas as pessoas no cotidiano é muito interessante. A sexualidade da pessoa com deficiência, o trabalho, o cotidiano no transporte, a acessibilidade proporcionada pelo serviço do metrô carioca em nos guiar até o vagão e nos apanhar na saída da estação que avisamos que vamos desembarcar, o constrangimento que muitas vezes passamos nas ruas de sentirem pena de nós, como se ser cego fosse um sofrimento, o sempre coitados que não somos, o alívio de chegarmos em casa alguns dias em que nosso cotidiano cansa demais… Mais uma vez eu só posso te dar os parabéns e… esperar por mais uma crônica a nos revelar você e nós mesmos em nosso cotidiano urbano, mesmo que os dias nem sempre sejam iguais!

    Abraços amigos do MAQ.

  2. Comment de: Eliana de Deus Gamarra — 31 de março de 2011 às 10:01

    AMEI este blog. Por causa de um aluno novo, pequenininho, cego que recebi na creche estou começando a me informar sobre a área. O Bengala Legal está me ajudando muito! Valeu pessoal!
    Eliana Gamarra – Nazaré Paulista
    31/03/2011

  3. Comment de: Ovos de Páscoa — 2 de março de 2012 às 12:42

    O site Bengala Legal está de parabéns pelo ótimo conteúdo que tem disponibilizado a comunidade. Muito bom, continuem assim!

Feed RSS para comentários sobre este post. | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

TVs por assinatura aumentam o número de programas com audiodescrição para se adequar à legislação. Uma demanda do segmento dos cegos e das pessoas com deficiência visual consumidoras de TV por assinatura começa a ser atendida pelas empresas operadoras do setor. Vários programas de TV que já eram transmitidos com audiodescrição (AD) pelo sinal aberto, […]

 

A Educação Inclusiva avança no Brasil: Cursos, livros e palestras oferecem apoios na formação de professores. Otimista com o processo da Educação Inclusiva, o especialista na área e educador Emílio Figueira fala sobre o desenvolvimento e formação de professores na contribuição de uma educação para todos. Dados recentes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de […]

 

Identificar letras e formar palavras e frases está se tornando realidade para 18 frequentadores da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi). A oportunidade surgiu neste ano, durante o mês de maio, quando a Secretaria Municipal de Educação (SME) implantou o projeto “Construindo cidadania, resgatando possibilidades” e disponibilizou materiais pedagógicos e profissionais para as aulas […]

 

Terceira edição do prêmio Todos@Web reconhece iniciativas que favorecem a quebra de barreiras de acesso à web por pessoas com deficiência. Se você promove um trabalho de fomento e incentivo à acessibilidade na web no Brasil, ou fez um website que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, ou desenvolveu uma aplicação que […]

 

A reflexão abaixo é uma resposta do MAQ para o Ernesto Luiz Muniz Moreira, que na época (2012) era Presidente do CVI Floripa, dia 23 de junho de 2012. Essa resposta foi enviada para diversas listas de discussão, das quais MAQ era um participante ativo e muitas vezes polêmico. MAQ tinha recebido o Prêmio Web […]

 

Lançado em 2011 como forma de facilitar e agilizar o acesso à Justiça, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) tem se mostrado um problema para as pessoas com deficiência, em especial os deficientes visuais. Ao invés de auxiliá-los a acessar a Justiça, usuários informam que a mudança trouxe novas dificuldades. O tema foi tratado em audiência […]

 

Sérgio é expert em tecnologia em uma multinacional. É casado, pai e cego. Já aconteceu de contar a algumas pessoas que tem uma filha e ouvir coisas do tipo: “Mas, como assim, tem uma filha? Como é que você fez?” Gilson, baixa visão, mora próximo a uma entidade assistencialista para cegos que nunca frequentou, passa […]

 

O site: “Perfil Social das Pessoas com deficiência no Brasil” foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o acesso aos dados do último Censo Demográfico que se referem às pessoas com deficiência e/ou limitação funcional. Particularmente, destacam-se as informações de caráter regional, no agregado dos Estados e em cada um dos municípios, uma vez que […]

 

Marta Gil (*) Leitura é magia: num instante, sinais se transformam em letras, que formam palavras, que formam frases, que se tornam portais para terras exóticas, para o passado, o futuro ou mesmo o presente. Ela nos transporta ao tempo em que os bichos falavam, desvenda segredos da Natureza e abre as portas da Ciência, […]

 

Livros infantis do projeto Baú das Artes recebem recurso acessível de audiodescrição. A Editora Evoluir lançou recentemente o projeto, que distribui materiais paradidáticos para escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF). Entre eles, estão 20 livros que foram adaptados com o recurso acessível de audiodescrição. Diferencial que beneficia, especialmente, crianças com deficiência visual, baixa visão e […]

 

DIA 17 DE JULHO ÀS 19h – LANÇAMENTO DO LIVRO: Metodologia para Diagnóstico de Acessibilidade em Centros Urbanos: Análise da área Central da Cidade do Rio de Janeiro. Autores: Cristiane Rose de S. Duarte, Regina Cohen, Alice de Barros H. Brasileiro e Osvaldo Luiz de Souza Silva O livro será lançado também em versão falada […]

 

Feito com um iPhone 4S, o ‘gadget’ confere níveis de insulina a cada cinco minutos. O sistema consiste em um smartphone ligado a um monitor de glucose e bombas que fornecem insulina e glucagon. BOSTON, EUA. Um pâncreas artificial portátil, construído a partir de um iPhone modificado, regulou com sucesso os níveis de açúcar no […]

 

Pessoas com deficiência visual presentes na partida entre Suíça e Equador viveram momentos inesquecíveis, na inauguração do sistema de audiodescrição no estádio. A audiodescrição pode ser acessada por meio de frequências de rádio. Quem quiser ouvir, deve levar um aparelho portátil de rádio ou telefone celular com receptor FM, além de fones de ouvido. O […]

 

Chamada Pública vai financiar implementação de tecnologias de audiodescrição e legenda oculta. A RioFilme lançou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, o programa Cinema Acessível RioFilme, voltado aos exibidores cinematográficos. O edital disponibiliza 200 mil reais para investimento em dez complexos de exibição para a instalação de ferramentas de audiodescrição e legendas ocultas que promovam […]

 

Da Redação. Senado, Ministério Público do Trabalho, Movimento Down e Associação Carpe Diem se uniram nesta terça-feira (3) para lançar uma cartilha que aborda os principais direitos trabalhistas utilizando linguagem simples, direcionada às pessoas com deficiência. O documento foi tema de audiência pública promovida pelas Comissões de Diretos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de […]

 

O Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas é composto de varias ações que atenderão, ao longo de um ano, a quatro objetivos: ampliar e qualificar a acessibilidade em dez bibliotecas públicas brasileiras – transformando-as em referencia em acessibilidade na área; construir e disseminar conteúdos, referenciais, estratégias e instrumentos para a qualificação dos serviços, acervos e espaços de bibliotecas públicas brasileiras […]

 

Um dos nomes mais respeitados no meio, essa paulistana, formada em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é especialista em comunicação e disseminação da informação na área da deficiência, especialmente em temas como trabalho e educação. A trajetória de Marta Gil junto a pessoas com deficiência começa em 1976, […]

 

Christh Lopes*. A função do jornalista está estritamente ligada ao papel de transmitir informação. Como filosofia de vida, Claudia Werneck levou essa premissa a sério e hoje trabalha para um público que conquistou ao longo da carreira. A especialização em tratar temas sensíveis à vida do cidadão foi fundamental para que passasse a ser referência […]

 

Já está valendo a isenção de pedágio da Linha Amarela para idosos e pessoas com deficiência. Requisitos para isenção de idosos e deficientes físicos na passagem do pedágio da Linha Amarela: Deverá ser realizado um cadastramento prévio na Central de Relacionamento com o Usuário da LAMSA (CERU), localizado na sede administrativa, de segunda a quinta, […]

 

De 21 a 27 de Setembro – em todo o Brasil Pelo Direito à Educação Inclusiva. Caras e caros companheiros e companheiras de todo o Brasil, Esperamos que estejam todos e todas muito bem! Estamos iniciando o processo de mobilização para a nossa já conhecida SAM (SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL). Este é o nosso primeiro […]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. Deficiente visual tem isenção de ICMS na aquisição de veículo zero quilômetro. (586 visitas)
  2. O que é Inclusão Escolar? (253 visitas)
  3. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (212 visitas)
  4. Projeto alfabetiza pessoas com deficiência visual (104 visitas)
  5. A Educação Inclusiva avança no Brasil (101 visitas)
  6. TVs aumentam o número de programas com audiodescrição (95 visitas)
  7. Marta Gil (77 visitas)
  8. Abertura da Exposição Sentir prá Ver. Pinacoteca SP. (37 visitas)
  9. Teatro acessível: Mozart, apaga a luz! (25 visitas)
  10. Reflexão sobre o que falta e a mudança de mentalidade (23 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker