Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, domingo, 05 de julho de 2015 - 17:03.

 

Conteúdo principal.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009.

Transporte Escolar para Alunos com Deficiência em Recife.

Kombis / Alunos da rede municipal do Recife com dificuldades motoras terão o serviço gratuito a partir deste ano letivo.

Mirella Marques.
Diário do Recife.

Jhonatan da Silva tem 11 anos e mora no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Ele se sente excluído
Priscila da Silva, mãe de Jhonatan, 11 anos, ficou empolgada com a possibilidade de o filho voltar a estudar com a garantia da condução para a escola. porque não vai à escola como os irmãos. Ou melhor, não consegue ir à escola. O garoto sofre de paralisia cerebral e não anda. Quando estudava, há dois anos, era carregado pela mãe nos braços. Com o tempo, as dificuldades de transporte foram afastando o menino da sala de aula. Jhonatan não é exceção. O índice de evasão nas turmas especiais é de 60%. O abandono é motivado pela falta de acessibilidade aos colégios. Talvez agora uma parcela desses alunos consiga concluir o ano. A Prefeitura do Recife lançou ontem o projeto Transporte Inclusivo, que vai beneficiar 300 estudantes com deficiência motora. A ida à escola será garantida por seis Kombis terceirizadas que farão viagens em três turnos. O ano letivo da rede recifense começa na próxima quinta-feira.

“É a primeira vez que a cidade oferece transporte aos alunos com deficiência. Os veículos vão atender as seis regiões político-administrativas da capital. Em cada viagem haverá um estagiário responsável pela acomodação dos estudantes. Será possível transportar até dez alunos por vez”, explicou a gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação do Recife, Mércia Melo. Ela afirmou que só serão atendidos os alunos com dificuldade de locomoção, transtornos mentais e deficiência múltipla (cegos e surdos). Os responsáveis pelos alunos especiais matriculados devem entrar em contato com a direção das escolas para saber se o filho poderá ser beneficiado.

As Kombis estarão nas ruas durante os três turnos, levando e trazendo estudantes da creche ao ensino profissionalizante. No total, a rede municipal atende 2 mil crianças e jovens especiais. O investimento do Transporte Inclusivo ainda não foi divulgado. O modelo do projeto recifense já é sucesso em grandes capitais como São Paulo (SP). Lá, o índice de evasão entre as turmas especiais chegou a diminuir até 50% depois da implantação do transporte específico.

Mais sossegada com a notícia, a mãe de Jhonatan espera que o filho mais velho consiga concluir o ano letivo em 2009. “Agora a situação deve melhorar, né? É uma vitória para mim e para as outras mães de alunos especiais. Nossos filhos, assim como os outros, têm o direito a frequentar as aulas. A escola, para essas crianças especiais, é ainda mais importante. Na sala de aula, elas se sentem iguais”, opinou Priscila da Silva.

“Durante o ano letivo, uma criança com deficiência motora falta muito. Principalmente no período de chuvas. Dos 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), esses alunos só frequentam a metade deles. “Quando converso com as mães, percebo que o principal problema é a falta de transporte”, disse Mércia Melo. Além da dificuldade de locomoção própria, as responsáveis enfrentam ainda a falta de dinheiro para a condução. “Atendemos famílias pobres. Alguns pais sequer têm a quantia para a passagem de ônibus. Com o transporte gratuito, resolvemosduas situações desfavoráveis”, justificou a gerente.

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Notícias.
Assuntos:  , , .
MAQ às 17:26.
Post visitado 12236 vezes, 3 foram hoje.

9 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Comment by flavia ferreira da silva — 16 de setembro de 2009 às 15:29

    adoraria sabre que em um bairro com um numero independente de alunos com deficiência houvesse uma escola; capaz de oferecer um ensino com qualidade.
    Tenho uma filha com deficiência auditiva e tenho que tomar duas condução e isto não é nada fácil,ela possui uma carteira de passe livre mas quando a levo na escola tenho que ficar esperando que há aula termine caso volte pra casa vou gastar dinheiro com a passagem e é quando estou trabalhando que esta situação piora bastante.Acho ótimo que estas crianças com deficiência motora possam contar com esta grande ajuda mas gostaria muito que crianças como a minha filha também contasse com essa ajuda ou que pelo menos houvessem escolas próximas de nossa casa pra facilitar na ida a escola com mais freqüência pois ela já esta com nove anos e ainda não esta alfabetizada isso é péssimo…..

  2. Comment by MAQ — 19 de setembro de 2009 às 14:14

    Acredito, amiga, que sua filha deveria ter transporte não só para ir à escola regular, como para o ensino especializado que a ajudasse a conviver com o meio escolar e suas tarefas. A escolarização de pessoas com deficiência tem de passar pelo transporte, ajudas técnicas específicas e ensino regular. Isso já é lei.

    Atenciosamente, MAQ.

  3. Comment by valmeria paulo da silva — 29 de março de 2010 às 18:04

    sou deficiente fissica tenho 37 anos so tenho a 5 serie nao por falta de emterece , mas sim por falta de condiçoes finaceira e ficica q nao pude ir a escola.mas mesmo com 37 anos gostaria de terminar o meus estudos e corsar faculdade. e quando ouvir e virdar esta noticia no netv na globo fiquei feliz da vida e muito emocionada de ver em vcs uma oportunidade de terminar meus estudos. quando isso acontecer lembrese de mim .ja sou mae e aminha filha estar com 10 anos e ja estar no colegio a onde eu parei na 5 série. como posso fazer para mim escrever ? é por sorteio ? valmeria

  4. Comment by Edilene — 21 de junho de 2010 às 16:19

    Gostaria de saber mais sobre este transporte para crianças especiais e de baixa renda, tenho interesse de participar deste trabalho, já tenho veículo fazendo transporte escolar no Recife. Este assunto deve ser mais divulgado.
    Qual endereço / telefone e pessoa de contato ?
    No aguardo
    Edilene

  5. Comment by MAQ — 8 de julho de 2010 às 20:18

    Tudo que tinha na notícia eu coloquei no post. Se não tem telefones, como eu o poderia ter?

    Abraços explicativos do MAQ.

  6. Comment by dulcenea — 12 de setembro de 2011 às 9:04

    meu nome é dulcenea, como toda mae de criança especial se preocupa muito. minha filha tem sindrome de daw, levo ela na segunda feira e na sexta feira, duas vezes a escola. pela manhã escola especial em afogados, a tarde escola publica no 13 de maio centro do recife como faço pra ter direto garantido de levar a minha filha nesse tranporte. pois tenho 49 anos e estou me sentindo cansada.

  7. Comment by Solange Gomes da C. Silva — 28 de fevereiro de 2012 às 9:03

    Bom dia! Meu nome é Solange e tenho uma filha de 18 anos com deficiente física.Ela tem uma Mparesia, e infelizmente não estou conseguindo leva-la a escola por não ter condições de pagar um transporte.Ela já esta matriculada, mais para mim e para ela esta sendo um sacrifício enorme
    ter que leva-la e ir busca-la, pois moramos em Jaboatão dos Guararapes (centro) e a escola é em uma ladeira e a minha casa também.Gostaria muito de saver como faço para escreve-la neste projeto.

  8. Comment by MAQ — 29 de fevereiro de 2012 às 8:27

    Caros amigos(as). Apenas coloquei uma notícia em meu blog. Não tenho o que responder para vocês, sou do Rio e nem mesmo conheço como fazer as coisas por Recife. Sugiro que procurem a Secretaria de Educação de Recife e tirem suas dúvidas.

    Atenciosamente, MAQ.

  9. Comment by israel — 2 de maio de 2012 às 6:28

    E uma vergonha uma cidade como recife. Ainda no tempo atual como hoje ás mães ficarem sofrendo tendo que levar e até espera os filhos perdendo tempo de sua vida para poder da uma dignidade de estudo para eles (deficientes) aonde a secretaria de educação e a prefeitura de recife que não toma uma posição. O prefeito João da costa o que você me diz já se passaram mais de três anos será que a gora perto de eleição o senhor resolve o caso, duvido muito, pois só tem uma coisa que o povo pode fazer e escolhe bons prefeitos para assumir essa prefeitura, não são vocês que tem que levar os filhos pra escola, e fica sentando em um banco duro levando poeira, chuva, e ainda desaforos de empregados da escola. A onde a mãe só queria uma sala de aula para poder ficar por que tem mães que alem de leva a criança deficiente ainda tem que leva as a outras por que não tem com quem leva, e olha que eu nem vou fala do transporte por que edifício resolver o transporte do dia a dia imagine para deficientes só vou te lembra uma coisa deficiente, mães, pais tios e tias avos e avos irmãos etc. também votam só peço a essa pessoas que pense bem antes de volta por que quem vai sofre e você seu filho seu neto seu parente. Faça uma boa escolha por que a realidade esta ai mais vive escondida por de baixo dos panos de quem governa e nem quer saber e hora de mudar pra que votamos em governador, senador, deputado federal e estadual, prefeitos etc. se nada fazem para fazer a aliviar essa situação por que mudar duvido?

Feed RSS dos comentários deste post | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

A Fundação Dorina Nowill para Cegos tem uma nova versão para o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa em formato digital acessível Daisy – Digital Accessible Information System. O Instituto Helena Florisbal foi o parceiro para a viabilização deste projeto, que conta com a produção e disponibilização de cinco mil dicionários em português com as novas […]

 

Dança no MIS e Unlimited apresentam: MARC BREW, bailarino e coreógrafo da Escócia, na performance REMEMBER WHEN e uma residência (processo criativo aberto ao público) junto à bailarina brasileira Gisele Calazans. As atividades fazem parte do programa mensal: Dança no MIS, com curadoria de Natalia Mallo, que convida coreógrafos a escolher uma área do Museu […]

 

A ANCINE colocou em Consulta Pública, até o dia 08 de julho, Notícia Regulatória e Relatório de Análise de Impacto – AIR que discutem a implementação de ações para regulamentar a promoção da acessibilidade em salas de cinema, com disponibilização de recursos de legendagem descritiva, LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e audiodescrição que possibilitem […]

 

Está chegando ao fim o curso de Especialização em Audiodescrição promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). Em iniciativa inédita, foi possível viabilizar o primeiro curso sobre esta temática a nível de especialização no Brasil, com o principal […]

 

MARIA LUÍSA BARSANELLI. De SÃO PAULO. Em um cantinho ao lado do palco, Rafaella Sessenta, 32, alonga braços e pernas. Posiciona-se frente a uma câmera e aguarda a largada: o início de um show em tributo a Michael Jackson, realizado no domingo (31/5) em São Paulo. Rafaella é tradutora de libras (Língua Brasileira de Sinais) […]

 

O curso de Especialização em Audiodescrição promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), abrirá uma segunda turma ainda este ano. Estão previstas 100 vagas a partir do segundo semestre. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para promover a […]

 

A AFB (American Foundation for the Blind, ou Fundação Americana para Cegos) anunciou nesta semana os nomes dos quatro homenageados que receberão o prestigioso prêmio Helen Keller na noite do dia 18 de junho, em Nova York (Estados Unidos). Estamos homenageando as realizações de indivíduos e empresas pelo sucesso na melhoria da qualidade de vida […]

 

Estão abertas as inscrições para o 7º Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. Ficha de inscrição e regulamento, acesse: www.assimvivemos.com.br Em 2015, o Festival Assim Vivemos chega à sua 7ª edição. É com enorme alegria que iniciamos mais uma busca pelos melhores filmes produzidos no mundo sobre o tema da pessoa com […]

 

A diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT5 (Setic), Cláudia Jorge, participou da primeira reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade do sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em 2015, na última terça-feira (14/4). A comissão tem como objetivo principal propor medidas para facilitar o acesso de pessoas com […]

 

É hora de deixar de observar apenas a obrigação legal da contratação de pessoas com deficiência física e analisar os ganhos econômicos e sociais da inclusão Silvia Torikachvili. Observando os exemplos mencionados ao longo da reportagem, percebe-se que, quando as empresas decidirem contratar talentos em lugar de deficiências, elas entrarão para o melhor dos mundos. […]

 

Durante a exposição, cada foto será acompanhada de um fone de ouvido com a audiodescrição da imagem para pessoas com deficiência visual. Assistir a uma peça de teatro, ir ao cinema ou a uma exposição cultural são programas simples, mas que não podem ser experimentados em sua totalidade por todos. Isso porque para uma pessoa […]

 

Prefeitura de Belo Horizonte pode questionar na Justiça a legislação, promulgada pela Câmara. por LUCIENE CÂMARA. Ser rejeitada como aluna em uma escola de pilates por ter epilepsia é somente um exemplo do preconceito sofrido em 2014 pela aposentada Márcia Martins Ferreira, 56. Ela e outros pacientes com a doença também já se depararam com […]

 

Jornalista é fundadora da ONG Escola de Gente, que promove ações em diferentes áreas pelo fim da exclusão. Nome: Claudia Werneck. Profissão: jornalista. Atitude transformadora: atua na inclusão de pessoas com deficiência. Crédito: Felipe Fittipaldi. Com catorze livros lançados sobre o tema e 28 comendas nacionais e internacionais — entre elas uma condecoração da Organização […]

 

Prezados(as), Segue abaixo informações sobre Pós Interdisciplinar em Tecnologia Assistiva em BH sob a coordenação de Maria de Mello. Todas as informações estão disponíveis em: http://technocare.net.br/pos-graduacao-em-tecnologia-assistiva-turma-em-bh. As inscrições podem ser feitas pelo site também. Feliz Natal e um 2015 de sucesso! Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello. 31 9428 9100; 31 3443 2200. Pós Doutora […]

 

Por Lydia Denworth. Quando descobri que meu filho não podia ouvir, percebi que na verdade era eu que não estava, de fato, escutando. Antes que meu filho mais novo, Alex, fizesse dois anos, nós descobrimos que ele tinha uma perda auditiva significativa que tendia a piorar. Algumas semanas mais tarde, me vi no ginásio da […]

 

Encontro de Audiodescrição aborda circulação da pessoa com deficiência visual em museus, parques e eventos Evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância, acontece na Faculdade de Engenharia, de 27 a 29 de novembro. A circulação da pessoa com deficiência visual em diversos tipos de ambientes é o tema do […]

 

Neste caso percebe-se que as empresas, por preconceito estão perdendo pessoas qualificadas, inteligentes, que poderiam contribuir muito para o sucesso da empresa. É cada vez maior o número de pessoas com deficiência ingressando no serviço público. Este aumento tem uma razão plausível, que é a exclusão realizada pelas empresas às pessoas com deficiência, muitas vezes […]

 

As respostas gentis do sistema operacional inteligente conquistaram o garoto Gus, de 13 anos. por Judith Newman | The New Yok Times. Será que sou uma péssima mãe? Fiquei pensando sobre isso ao observar meu filho de 13 anos conversando com Siri. Gus é autista e Siri, a “assistente pessoal inteligente” da Apple no iPhone, […]

 

Brasil, 23 de setembro de 2014. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e as entidades que compõem o Comitê Técnico da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos defendem que para construir um sistema de educação inclusivo, o Estado Brasileiro deve: Garantir o […]

 

OBJETIVO GERAL – Realizar o Evento I ENADES – Encontro Nacional de Audiodescrição em Estudo: Uma Programação Cultural-Científica para suas Férias. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Dar a conhecer o que é Audiodescrição, divulgar sua aplicabilidade e sua potencialidade na educação, no trabalho e no lazer, como recurso de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, principalmente […]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. REMEMBER WHEN: PERFORMANCE DO BAILARINO E COREÓGRAFO MARC BREW COM AUDIODESCRIÇÃO NO MIS (103 visitas)
  2. Consulta pública sobre Notícia Regulatória e Relatório de Análise de Impacto sobre acessibilidade visual e auditiva em salas de cinema (102 visitas)
  3. Dicionário acessível para pessoas com deficiência visual (101 visitas)
  4. O que é Inclusão Escolar? (37 visitas)
  5. Dúvidas sobre a aposentadoria especial para pessoa com deficiência (11 visitas)
  6. Marta Gil (9 visitas)
  7. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (9 visitas)
  8. Deficiente visual tem isenção de ICMS na aquisição de veículo zero quilômetro. (9 visitas)
  9. SEDH lança campanha pioneira para a inclusão da pessoa com deficiência. (9 visitas)
  10. Setores analisam trabalho pela educação inclusiva em Juiz de Fora (8 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker