Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, terça-feira, 23 de setembro de 2014 - 10:18.

 

Conteúdo principal.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009.

Transporte Escolar para Alunos com Deficiência em Recife.

Kombis / Alunos da rede municipal do Recife com dificuldades motoras terão o serviço gratuito a partir deste ano letivo.

Mirella Marques.
Diário do Recife.

Jhonatan da Silva tem 11 anos e mora no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Ele se sente excluído
Priscila da Silva, mãe de Jhonatan, 11 anos, ficou empolgada com a possibilidade de o filho voltar a estudar com a garantia da condução para a escola. porque não vai à escola como os irmãos. Ou melhor, não consegue ir à escola. O garoto sofre de paralisia cerebral e não anda. Quando estudava, há dois anos, era carregado pela mãe nos braços. Com o tempo, as dificuldades de transporte foram afastando o menino da sala de aula. Jhonatan não é exceção. O índice de evasão nas turmas especiais é de 60%. O abandono é motivado pela falta de acessibilidade aos colégios. Talvez agora uma parcela desses alunos consiga concluir o ano. A Prefeitura do Recife lançou ontem o projeto Transporte Inclusivo, que vai beneficiar 300 estudantes com deficiência motora. A ida à escola será garantida por seis Kombis terceirizadas que farão viagens em três turnos. O ano letivo da rede recifense começa na próxima quinta-feira.

“É a primeira vez que a cidade oferece transporte aos alunos com deficiência. Os veículos vão atender as seis regiões político-administrativas da capital. Em cada viagem haverá um estagiário responsável pela acomodação dos estudantes. Será possível transportar até dez alunos por vez”, explicou a gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação do Recife, Mércia Melo. Ela afirmou que só serão atendidos os alunos com dificuldade de locomoção, transtornos mentais e deficiência múltipla (cegos e surdos). Os responsáveis pelos alunos especiais matriculados devem entrar em contato com a direção das escolas para saber se o filho poderá ser beneficiado.

As Kombis estarão nas ruas durante os três turnos, levando e trazendo estudantes da creche ao ensino profissionalizante. No total, a rede municipal atende 2 mil crianças e jovens especiais. O investimento do Transporte Inclusivo ainda não foi divulgado. O modelo do projeto recifense já é sucesso em grandes capitais como São Paulo (SP). Lá, o índice de evasão entre as turmas especiais chegou a diminuir até 50% depois da implantação do transporte específico.

Mais sossegada com a notícia, a mãe de Jhonatan espera que o filho mais velho consiga concluir o ano letivo em 2009. “Agora a situação deve melhorar, né? É uma vitória para mim e para as outras mães de alunos especiais. Nossos filhos, assim como os outros, têm o direito a frequentar as aulas. A escola, para essas crianças especiais, é ainda mais importante. Na sala de aula, elas se sentem iguais”, opinou Priscila da Silva.

“Durante o ano letivo, uma criança com deficiência motora falta muito. Principalmente no período de chuvas. Dos 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), esses alunos só frequentam a metade deles. “Quando converso com as mães, percebo que o principal problema é a falta de transporte”, disse Mércia Melo. Além da dificuldade de locomoção própria, as responsáveis enfrentam ainda a falta de dinheiro para a condução. “Atendemos famílias pobres. Alguns pais sequer têm a quantia para a passagem de ônibus. Com o transporte gratuito, resolvemosduas situações desfavoráveis”, justificou a gerente.

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Notícias.
Assuntos:  , , .
MAQ às 17:26.
Post visitado 11105 vezes, 4 foram hoje.

9 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Comment de: flavia ferreira da silva — 16 de setembro de 2009 às 15:29

    adoraria sabre que em um bairro com um numero independente de alunos com deficiência houvesse uma escola; capaz de oferecer um ensino com qualidade.
    Tenho uma filha com deficiência auditiva e tenho que tomar duas condução e isto não é nada fácil,ela possui uma carteira de passe livre mas quando a levo na escola tenho que ficar esperando que há aula termine caso volte pra casa vou gastar dinheiro com a passagem e é quando estou trabalhando que esta situação piora bastante.Acho ótimo que estas crianças com deficiência motora possam contar com esta grande ajuda mas gostaria muito que crianças como a minha filha também contasse com essa ajuda ou que pelo menos houvessem escolas próximas de nossa casa pra facilitar na ida a escola com mais freqüência pois ela já esta com nove anos e ainda não esta alfabetizada isso é péssimo…..

  2. Comment de: MAQ — 19 de setembro de 2009 às 14:14

    Acredito, amiga, que sua filha deveria ter transporte não só para ir à escola regular, como para o ensino especializado que a ajudasse a conviver com o meio escolar e suas tarefas. A escolarização de pessoas com deficiência tem de passar pelo transporte, ajudas técnicas específicas e ensino regular. Isso já é lei.

    Atenciosamente, MAQ.

  3. Comment de: valmeria paulo da silva — 29 de março de 2010 às 18:04

    sou deficiente fissica tenho 37 anos so tenho a 5 serie nao por falta de emterece , mas sim por falta de condiçoes finaceira e ficica q nao pude ir a escola.mas mesmo com 37 anos gostaria de terminar o meus estudos e corsar faculdade. e quando ouvir e virdar esta noticia no netv na globo fiquei feliz da vida e muito emocionada de ver em vcs uma oportunidade de terminar meus estudos. quando isso acontecer lembrese de mim .ja sou mae e aminha filha estar com 10 anos e ja estar no colegio a onde eu parei na 5 série. como posso fazer para mim escrever ? é por sorteio ? valmeria

  4. Comment de: Edilene — 21 de junho de 2010 às 16:19

    Gostaria de saber mais sobre este transporte para crianças especiais e de baixa renda, tenho interesse de participar deste trabalho, já tenho veículo fazendo transporte escolar no Recife. Este assunto deve ser mais divulgado.
    Qual endereço / telefone e pessoa de contato ?
    No aguardo
    Edilene

  5. Comment de: MAQ — 8 de julho de 2010 às 20:18

    Tudo que tinha na notícia eu coloquei no post. Se não tem telefones, como eu o poderia ter?

    Abraços explicativos do MAQ.

  6. Comment de: dulcenea — 12 de setembro de 2011 às 9:04

    meu nome é dulcenea, como toda mae de criança especial se preocupa muito. minha filha tem sindrome de daw, levo ela na segunda feira e na sexta feira, duas vezes a escola. pela manhã escola especial em afogados, a tarde escola publica no 13 de maio centro do recife como faço pra ter direto garantido de levar a minha filha nesse tranporte. pois tenho 49 anos e estou me sentindo cansada.

  7. Comment de: Solange Gomes da C. Silva — 28 de fevereiro de 2012 às 9:03

    Bom dia! Meu nome é Solange e tenho uma filha de 18 anos com deficiente física.Ela tem uma Mparesia, e infelizmente não estou conseguindo leva-la a escola por não ter condições de pagar um transporte.Ela já esta matriculada, mais para mim e para ela esta sendo um sacrifício enorme
    ter que leva-la e ir busca-la, pois moramos em Jaboatão dos Guararapes (centro) e a escola é em uma ladeira e a minha casa também.Gostaria muito de saver como faço para escreve-la neste projeto.

  8. Comment de: MAQ — 29 de fevereiro de 2012 às 8:27

    Caros amigos(as). Apenas coloquei uma notícia em meu blog. Não tenho o que responder para vocês, sou do Rio e nem mesmo conheço como fazer as coisas por Recife. Sugiro que procurem a Secretaria de Educação de Recife e tirem suas dúvidas.

    Atenciosamente, MAQ.

  9. Comment de: israel — 2 de maio de 2012 às 6:28

    E uma vergonha uma cidade como recife. Ainda no tempo atual como hoje ás mães ficarem sofrendo tendo que levar e até espera os filhos perdendo tempo de sua vida para poder da uma dignidade de estudo para eles (deficientes) aonde a secretaria de educação e a prefeitura de recife que não toma uma posição. O prefeito João da costa o que você me diz já se passaram mais de três anos será que a gora perto de eleição o senhor resolve o caso, duvido muito, pois só tem uma coisa que o povo pode fazer e escolhe bons prefeitos para assumir essa prefeitura, não são vocês que tem que levar os filhos pra escola, e fica sentando em um banco duro levando poeira, chuva, e ainda desaforos de empregados da escola. A onde a mãe só queria uma sala de aula para poder ficar por que tem mães que alem de leva a criança deficiente ainda tem que leva as a outras por que não tem com quem leva, e olha que eu nem vou fala do transporte por que edifício resolver o transporte do dia a dia imagine para deficientes só vou te lembra uma coisa deficiente, mães, pais tios e tias avos e avos irmãos etc. também votam só peço a essa pessoas que pense bem antes de volta por que quem vai sofre e você seu filho seu neto seu parente. Faça uma boa escolha por que a realidade esta ai mais vive escondida por de baixo dos panos de quem governa e nem quer saber e hora de mudar pra que votamos em governador, senador, deputado federal e estadual, prefeitos etc. se nada fazem para fazer a aliviar essa situação por que mudar duvido?

Feed RSS para comentários sobre este post. | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

Rayder Bragon. Do UOL, em Belo Horizonte. O médico e professor Vanderlei Corradini Lima, 53 anos, é portador da esclerose lateral amiotrófica (ELA), com sintomas diagnosticados em 2010. Mesmo tendo que conviver com as extremas limitações físicas impostas pela enfermidade, ele reencontrou a felicidade de continuar na profissão ao ser convidado para ministrar aulas na […]

 

“Acessibilidade não é privilégio, é direito”, diz jornalista sobre audiodescrição na TV Folha. Desde março, a jornalista Melina Cardoso se prepara para colocar em prática o aprendizado sobre acessibilidade em peças audiovisuais. Na última terça-feira (9/9), a TV Folha exibiu a primeira reportagem dela com audiodescrição e legendas, tendo como personagem o radialista Alberto Pereira, […]

 

GISELLE FERREIRA. Num quarto vazio e repleto de angústia, um homem recebe um livro. Já há algumas gerações em sua família é sabido que o livro provoca cegueira em seu leitor à medida que este avança as páginas. Sozinho e entregue, Eduardo Moscovis, 46, é o homem sem nome e sem história que compartilha, em […]

 

O W3C Brasil e o Comitê Gestor da Internet no Brasil lançam a terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – todos@web. O sucesso das edições anteriores foi a força impulsionadora para dar continuidade nessa ação de promover e premiar ações em favor da acessibilidade na web. A participação é muito mais do […]

 

Data: 15 e 17 de setembro de 2014. Local: Av. Marquês de São Vicente, 235, auditório do 1º. Subsolo. Barra Funda – São Paulo/SP. O evento é gratuito e aberto ao público. É possível fazer inscrição para o dia 15 ou 17 de setembro e, também, para ambos os dias. Inscrições no link: ejud2.trtsp.jus.br. Recursos de […]

 

A Anatel colocou à disposição da sociedade, para recebimento de comentários e sugestões, texto para discussão prévia sobre temas relevantes com vistas à construção do “Regulamento Geral de Acessibilidade”, por meio da Consulta Pública nº 31, de 21 de agosto de 2014. O texto completo e o resumido (com versão em libras e em áudio) do documento estão disponíveis na página […]

 

TVs por assinatura aumentam o número de programas com audiodescrição para se adequar à legislação. Uma demanda do segmento dos cegos e das pessoas com deficiência visual consumidoras de TV por assinatura começa a ser atendida pelas empresas operadoras do setor. Vários programas de TV que já eram transmitidos com audiodescrição (AD) pelo sinal aberto, […]

 

A Educação Inclusiva avança no Brasil: Cursos, livros e palestras oferecem apoios na formação de professores. Otimista com o processo da Educação Inclusiva, o especialista na área e educador Emílio Figueira fala sobre o desenvolvimento e formação de professores na contribuição de uma educação para todos. Dados recentes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de […]

 

Identificar letras e formar palavras e frases está se tornando realidade para 18 frequentadores da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi). A oportunidade surgiu neste ano, durante o mês de maio, quando a Secretaria Municipal de Educação (SME) implantou o projeto “Construindo cidadania, resgatando possibilidades” e disponibilizou materiais pedagógicos e profissionais para as aulas […]

 

Terceira edição do prêmio Todos@Web reconhece iniciativas que favorecem a quebra de barreiras de acesso à web por pessoas com deficiência. Se você promove um trabalho de fomento e incentivo à acessibilidade na web no Brasil, ou fez um website que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, ou desenvolveu uma aplicação que […]

 

A reflexão abaixo é uma resposta do MAQ para o Ernesto Luiz Muniz Moreira, que na época (2012) era Presidente do CVI Floripa, dia 23 de junho de 2012. Essa resposta foi enviada para diversas listas de discussão, das quais MAQ era um participante ativo e muitas vezes polêmico. MAQ tinha recebido o Prêmio Web […]

 

Lançado em 2011 como forma de facilitar e agilizar o acesso à Justiça, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) tem se mostrado um problema para as pessoas com deficiência, em especial os deficientes visuais. Ao invés de auxiliá-los a acessar a Justiça, usuários informam que a mudança trouxe novas dificuldades. O tema foi tratado em audiência […]

 

Sérgio é expert em tecnologia em uma multinacional. É casado, pai e cego. Já aconteceu de contar a algumas pessoas que tem uma filha e ouvir coisas do tipo: “Mas, como assim, tem uma filha? Como é que você fez?” Gilson, baixa visão, mora próximo a uma entidade assistencialista para cegos que nunca frequentou, passa […]

 

O site: “Perfil Social das Pessoas com deficiência no Brasil” foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o acesso aos dados do último Censo Demográfico que se referem às pessoas com deficiência e/ou limitação funcional. Particularmente, destacam-se as informações de caráter regional, no agregado dos Estados e em cada um dos municípios, uma vez que […]

 

Marta Gil (*) Leitura é magia: num instante, sinais se transformam em letras, que formam palavras, que formam frases, que se tornam portais para terras exóticas, para o passado, o futuro ou mesmo o presente. Ela nos transporta ao tempo em que os bichos falavam, desvenda segredos da Natureza e abre as portas da Ciência, […]

 

Livros infantis do projeto Baú das Artes recebem recurso acessível de audiodescrição. A Editora Evoluir lançou recentemente o projeto, que distribui materiais paradidáticos para escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF). Entre eles, estão 20 livros que foram adaptados com o recurso acessível de audiodescrição. Diferencial que beneficia, especialmente, crianças com deficiência visual, baixa visão e […]

 

DIA 17 DE JULHO ÀS 19h – LANÇAMENTO DO LIVRO: Metodologia para Diagnóstico de Acessibilidade em Centros Urbanos: Análise da área Central da Cidade do Rio de Janeiro. Autores: Cristiane Rose de S. Duarte, Regina Cohen, Alice de Barros H. Brasileiro e Osvaldo Luiz de Souza Silva O livro será lançado também em versão falada […]

 

Feito com um iPhone 4S, o ‘gadget’ confere níveis de insulina a cada cinco minutos. O sistema consiste em um smartphone ligado a um monitor de glucose e bombas que fornecem insulina e glucagon. BOSTON, EUA. Um pâncreas artificial portátil, construído a partir de um iPhone modificado, regulou com sucesso os níveis de açúcar no […]

 

Pessoas com deficiência visual presentes na partida entre Suíça e Equador viveram momentos inesquecíveis, na inauguração do sistema de audiodescrição no estádio. A audiodescrição pode ser acessada por meio de frequências de rádio. Quem quiser ouvir, deve levar um aparelho portátil de rádio ou telefone celular com receptor FM, além de fones de ouvido. O […]

 

Chamada Pública vai financiar implementação de tecnologias de audiodescrição e legenda oculta. A RioFilme lançou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, o programa Cinema Acessível RioFilme, voltado aos exibidores cinematográficos. O edital disponibiliza 200 mil reais para investimento em dez complexos de exibição para a instalação de ferramentas de audiodescrição e legendas ocultas que promovam […]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. Deficiente visual tem isenção de ICMS na aquisição de veículo zero quilômetro. (79 visitas)
  2. O que é Inclusão Escolar? (54 visitas)
  3. Ele só pode piscar os olhos e, ainda assim, dá aulas na UFJF (43 visitas)
  4. Acessibilidade não é privilégio, é direito (43 visitas)
  5. Sobre a cegueira (43 visitas)
  6. Marta Gil (27 visitas)
  7. Vestido de Homem-Aranha, bombeiro salva menino com autismo. (13 visitas)
  8. Evento MODIFICANDO ATITUDES (9 visitas)
  9. Projeto alfabetiza pessoas com deficiência visual (9 visitas)
  10. Hospital das Clínicas entregará aparelho auditivo de número dez mil. (9 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker