Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 13:17.

 

Conteúdo principal.

terça-feira, 19 de outubro de 2010.

Casal cria ONG que incentiva adotar crianças com deficiência

Família adotiva.Carla e o marido Marcelo brincam com as filhas Nadine (no sofá), Luana, Marcela (no colo do pai) e Rafaela (no da mãe).

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Marcela, oito anos, foi abandonada ainda bebê com paralisia cerebral e autismo. As funcionárias do abrigo diziam que ela não reagia a nada e se espantaram quando a menina chorou no colo de Carla Penteado, 37, em visita à instituição em Aracaju (SE).

Ela e o marido, Marcelo Barreto, 43, acabaram adotando outras três meninas que “fogem” do perfil comum: Luana, 3, com síndrome de Down; Rafaela, 3 meses, hidrocefalia; e Nadine, 18, por adoção tardia (crianças mais velhas).

A experiência com a primeira adoção -na qual Carla diz ter gastado R$ 80 mil com advogados, laudos técnicos e psicológicos, e a mudança de São Paulo para Aracaju (SE)- fez com que ela fundasse uma ONG de apoio e incentivo à adoção tardia ou de crianças com deficiência.
Em quatro anos a ATÉ (Adoção Tardia e Especial) já direcionou 50 delas para adoção e tem em seu cadastro 60 pessoas prontas a receber crianças com este perfil.

A diferença entre o cadastro da ATÉ e o do governo -CNA (Cadastro Nacional de Adoção)- é que, ao se cadastrar para adoção, os pretendentes dizem ao governo se aceitam com doença “tratável” ou “crônica”, enquanto na ATÉ dá para saber se querem com diabetes, hepatite, HIV positivo ou Down.

Para o pediatra Ricardo Halpern, presidente do departamento de desenvolvimento e comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, os três primeiros anos são “decisivos” para desenvolver habilidades em crianças, em especial daquelas que com deficiência.

Foi o que aconteceu com Talita, 3 anos, com deficiência visual. Adotada por Rose Bedeschi, 48, com a ajuda da ONG ATÉ, ela não andava porque não foi estimulada a desenvolver o equilíbrio. Com o tratamento indicado e a atenção de Rose, ela já dá alguns passos sozinha.

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

22 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Comment by Kathleen Lessa — 20 de outubro de 2010 às 7:48

    Voltarei para ler as notícias em outrfo dia.
    Hoje vim apenas para cantar PARABÉNS A VOCÊ NESSA DATA QUERIDA!

    Parabéns, Maq! Tudo de bom!
    Beijos desta amiga que adora você, sente sua falta.
    Kathleen

    PS__ Não encontrei na página nenhum espaço para CONTATO
    DIRETO com você.Pense em colocar, amoreco.

  2. Comment by Rosa Santos — 23 de outubro de 2010 às 14:36

    MAQ se seu aniversário foi dia 20… Então receba mesmo atrasado o meu desejo de que tenhas saúde, paz e amor todos os dias. Felicidade!Parabéns! Passei aqui pra ler sobre esse “projeto de amor”. Abraço e tudo de bom, Rosa.

  3. Comment by jorge — 1 de novembro de 2010 às 0:44

    Prezado editor,
    Gostaria de tomar a liberdade de divulgar a reportagem sobre a adoção no blog sobre saúde e medicina http://www.jornale.com.br/asuasaude. Teria o interesse, no entanto, de inserir no site o link da ONG citada na matéria. E, finalmente, coloco-me à disposição para disseminar todo o conteúdo gerado pelo portal A Bengala Geral.
    Atenciosamente,
    Jorge Javorski
    Editor
    Curitiba, 1o. de novembro de 2010

  4. Comment by antonio estrella dantas — 23 de abril de 2011 às 15:27

    Sou casado a oito anos e minha mulher quer ter filhos, eu tenho 2 do primeiro casamento mas com ela ainda não tenho, pois fiz vasectomia e teremos que fazer inseminação, sempre quisemos adotar uma criança, a nossa vontade é uma criança especial, com síndrome de down, como faço pra adotar? moro em Indiaroba – Sergipe, pertinho de Aracaju. por favor nos ajude a adotar uma.

  5. Comment by Alcione da Cruz Silva — 10 de março de 2012 às 13:05

    Oi, vi a materia de adoção na tv, eu e meu esposo temos voltade de adotar uma menina, nos temos 3 filhos homens, ja conversamos com eles adoraram a ideia de ter uma irma….Samos uma famila de classe media baixa. Mas nos temos um desejos desta adoção, moramos aqui no mato grosso do sul, na cidade de cassilandia, aqui é dificil adotar, eu ate fui atraz mas não consegui. Queria uma menininha de 1 ate 5 anos de idade.. Carla Penteado se for possivel vc entar encontado comigo ficaria muito feliz

  6. Comment by MAQ — 11 de março de 2012 às 10:32

    Cara Alcione;
    Eu apenas coloco em meu blog matérias de jornal, textos enviados para mim, matérias que encontro em sites importantes, coisas que penso que possam ajudar as pessoas. No entanto, não tenho nenhum vínculo com as instituições citadas, tudo o que sei é o que está na postagem. Espero que seja um estímulo para quem leia, mas não tenho como ajudar mais do que informar na medida dos limites da informação que a amiga tem aqui nessa página.

    Atenciosamente, MAQ.

  7. Comment by Patricia — 16 de maio de 2012 às 10:43

    Queria muito muito adotar um bebe ou criança com Síndrome de Dawn… Podem me ajudar? O que eu faço??

  8. Comment by Rosa Maria da Silva Pereira Alves — 17 de maio de 2012 às 1:45

    Sou Portuguesa e vim a seis meses para o Brasil,atrás de um amor, já casamos, já tenho casa alugada,e os meus papeis de legalização estão em andamento.Tenho um sonho há muitos anos adotar uma menina de preferência ainda pequenina com síndrome de dawn,não fazia ideia que aqui no brasil havia tantas crianças com este síndrome e isso ainda me deixou mais feliz para o fazer.Tenho 44 anos e o meu marido 36 anos ele é brasileiro,já falamos varias vezes e ele não se opõem há ideia, pelo contrário ainda me deu mais força, eu tenho um filho biológico do meu primeiro casamento com 24 anos e já pai de uma menina linda de 5 anos,mas toda a minha família ficou em Portugal.Eu ainda não trabalho, mas pretendo ir.Tudo isto que acabei de contar é porque a vontade de adotar uma criança linda desta,é muito grande. Moramos no estado de paraná e se há quem tenha amor para dar a uma linda menina destas EU sou de certeza e o meu marido claro,não queria demorar muito a vida anda muito depressa e eu ainda queria realmente fazer uma bebé destas muito feliz.Aguardo uma resposta vossa.
    E desde já dou-vos os parabéns pela ong que criaram…

  9. Comment by Mayra — 7 de julho de 2012 às 23:20

    oi tenho 18 sou louca pra ter bebe mais um(a) deles(as) com certeza vai ser adotado(a)… parabens parabens pra quem ja adotou♥

  10. Comment by Elizabete — 25 de abril de 2013 às 12:53

    Bom dia, parabéns pela iniciativa, não conheço ninguém que se intereçou por esse assunto , que é tão delicado,tenho certeza que Deus esta cuidando de vc e sua familia linda. Também tenho uma filhota do coração que é especial, e sei das dificuldades que temos que passar e enfrentar, mas também sei o quanto é gratificante ver que podemos faze-los crescer se desenvolver, e quanto os amamos, parabéns de novo e muito boa sorte.

  11. Comment by Scheilla — 21 de setembro de 2013 às 12:06

    Desejo saber o nome desta ONG e o site para saber mais sobre este bonito trabalho.

    Att,

    Scheilla

  12. Comment by michelle gomes lima — 9 de outubro de 2013 às 8:51

    olá meu nome é Michelle tenho 33 anos, sou casada e mãe de 02 lindas meninas: Lara 11 anos e Glória 7 anos,sinto que chegou a hora de completar a família… tenho desejo de adotar uma criança com síndrome de down, pode ser adoção tardia com 6,7 anos. Por favor entrem em contato comigo preciso de orientação p/ poder realizar este sonho. Desde já agradecida; Michelle.

  13. Comment by MARIA DA CONCEIAÇO BARBOSA — 4 de dezembro de 2013 às 19:03

    QUERIA MUITO ADOTAR UMA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN

  14. Comment by Adriana lemes Martins Cunha — 9 de dezembro de 2013 às 0:44

    Olá, peço a Deus neste momento que guie minha escrita na esperança de na vontade Dele concretizemos nosso desejo. Me emocionei muito ao ler sobre o maravilhoso e grande coração de doar-se ao próximo e amá-los com todo amor…Vocês são anjos disfarçados e vieram cuidar dos anjinhos.?..Desejo q Deus derrame forças, bençãos, vitórias em suas vidas através de cada pequena ou grande conquista de seus anjinhos.
    Bem, quero me apresentar melhor, eu e meu esposo somos médicos e moramos noTocantins, temos 4 filhos, sendo q nosso segundo filho Vinícius,nosso VINI, uma criança down linda, nos deixou nodia 30 de setembro de 2010…o dia mais triste de nossas vidas…O Vini foi vítima de um trágico acidente quando praticava ecoterapia em um aras aqui no Tocantins por falha da escola, sofremos muito desde então …O nosso Vini era modelo de lojas, e representava como garoto propaganda das Apaes do Tocantins uma campanha chamada “Down um jeito no seu preconceito” ,onde suas imagens e produções ficaram imortalizadas pelo artista plátisco tocantinense Renê Brunes,as imagens doVini viajam o mundo…e isso nos conforta um pouco…Temos o desejo de adotar uma criança com sd de down…um grande desejo…e peço humildemente que ajude-nos a encontrá-la . Um grande abraço.

  15. Comment by aline — 16 de dezembro de 2013 às 0:03

    Ola, sou voluntaria num abrigo e chegou um menino de três meses cego. Ninguem na cidade quer adota-lo…alguem pode ajudar? gostaria muito de dar um lar para esta criança… meu e mail e aplacidob@hotmail.com

  16. Comment by Julimara Cunha — 8 de julho de 2014 às 16:46

    Boa tarde,
    Gostaria muito de adotar uma criança com síndrome. Não sou rica financeiramente, mas rica em carinho, amor, disciplina. Não tenho cadastro para adoção, mas peço uma orientação.

    Grata

  17. Comment by Vivianemomm — 11 de julho de 2014 às 18:50

    Tenho 37 anos,3 filhos Gabriel 15,angelica9,e ana 3anos e10 meses,tenho muita vontade de ser mãe adotiva desde muito nova e agora vejo que este anjo pode ser deficiênte pois tenho muito amor pra cuidar de um especial,como eu faço?

  18. Comment by Fernanda de Sant'Ana — 12 de julho de 2014 às 22:55

    ola,boa noite.
    tenhu 24 anos e vou me casar no final do ano,mas moramos juntos a quase dois anos. meus esposo tem duas filhas,uma de 14 anos e a pequenina de 3 anos com sindrome de dow. que infelizmente falesceu a dois anos. DEUS foi tao grandioso comigo que o mesmo sonho que ele tem eu tambem tenho que e de adotar uma menina com sindrome de dow. por isso,gostaria de saber qual o site de voces,e ajuda para saber como posso fazer para adotar. ah..quase me esqueci de falar,meu esposo fez vazectomia meses antes de nos relacionarmos,e eu nao posso ter filhos.
    agradeço desde já.

  19. Comment by Denilza Tavares — 11 de janeiro de 2015 às 13:18

    Boa tarde,
    Achei o site muito interessante e informativo. Estou querendo adotar uma criança com Síndrome de Down. Sou de Ilhéus na Bahia mas, atualmente estou morando em Rio Bonito interior do Rio de janeiro próximo a Niterói pois, meu marido trabalha em obra. Gostaria de saber a seguinte informação: Por onde eu começo o processo de adoção?.
    Tenho 43 anos e meu esposo tem 31 anos, temos 8 anos de casados tentamos ter um filho mas não conseguimos. Tenho um filho de 20 anos do meu primeiro casamento.
    Obrigada pela atenção.
    aguardo resposta.
    Um abraço.

  20. Comment by geraldo guinomar alcantara — 21 de março de 2015 às 15:57

    Sou casado tenho quatro filhos .A mais nova com 22a.
    Gostaria de adorar uma crianca Dawn

  21. Comment by Márcia Margarida da Silva — 1 de abril de 2015 às 21:18

    Tenho 44 anos e me marido tem 34 anos. Tenho 8 anos de casado e gostaria de adotar um menino deficiente visual. Espero resposta
    obrigada

  22. Comment by Mariana — 8 de abril de 2015 às 18:21

    Lindo o gesto de vocês ! Meu sonho é adotar uma criança com Down *-*
    Espero realizar esse sonho um dia

Feed RSS dos comentários deste post | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

A AFB (American Foundation for the Blind, ou Fundação Americana para Cegos) anunciou nesta semana os nomes dos quatro homenageados que receberão o prestigioso prêmio Helen Keller na noite do dia 18 de junho, em Nova York (Estados Unidos). Estamos homenageando as realizações de indivíduos e empresas pelo sucesso na melhoria da qualidade de vida […]

 

Estão abertas as inscrições para o 7º Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. Ficha de inscrição e regulamento, acesse: www.assimvivemos.com.br Em 2015, o Festival Assim Vivemos chega à sua 7ª edição. É com enorme alegria que iniciamos mais uma busca pelos melhores filmes produzidos no mundo sobre o tema da pessoa com […]

 

A diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT5 (Setic), Cláudia Jorge, participou da primeira reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade do sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em 2015, na última terça-feira (14/4). A comissão tem como objetivo principal propor medidas para facilitar o acesso de pessoas com […]

 

É hora de deixar de observar apenas a obrigação legal da contratação de pessoas com deficiência física e analisar os ganhos econômicos e sociais da inclusão Silvia Torikachvili. Observando os exemplos mencionados ao longo da reportagem, percebe-se que, quando as empresas decidirem contratar talentos em lugar de deficiências, elas entrarão para o melhor dos mundos. […]

 

Durante a exposição, cada foto será acompanhada de um fone de ouvido com a audiodescrição da imagem para pessoas com deficiência visual. Assistir a uma peça de teatro, ir ao cinema ou a uma exposição cultural são programas simples, mas que não podem ser experimentados em sua totalidade por todos. Isso porque para uma pessoa […]

 

Prefeitura de Belo Horizonte pode questionar na Justiça a legislação, promulgada pela Câmara. por LUCIENE CÂMARA. Ser rejeitada como aluna em uma escola de pilates por ter epilepsia é somente um exemplo do preconceito sofrido em 2014 pela aposentada Márcia Martins Ferreira, 56. Ela e outros pacientes com a doença também já se depararam com […]

 

Jornalista é fundadora da ONG Escola de Gente, que promove ações em diferentes áreas pelo fim da exclusão. Nome: Claudia Werneck. Profissão: jornalista. Atitude transformadora: atua na inclusão de pessoas com deficiência. Crédito: Felipe Fittipaldi. Com catorze livros lançados sobre o tema e 28 comendas nacionais e internacionais — entre elas uma condecoração da Organização […]

 

Prezados(as), Segue abaixo informações sobre Pós Interdisciplinar em Tecnologia Assistiva em BH sob a coordenação de Maria de Mello. Todas as informações estão disponíveis em: http://technocare.net.br/pos-graduacao-em-tecnologia-assistiva-turma-em-bh. As inscrições podem ser feitas pelo site também. Feliz Natal e um 2015 de sucesso! Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello. 31 9428 9100; 31 3443 2200. Pós Doutora […]

 

Por Lydia Denworth. Quando descobri que meu filho não podia ouvir, percebi que na verdade era eu que não estava, de fato, escutando. Antes que meu filho mais novo, Alex, fizesse dois anos, nós descobrimos que ele tinha uma perda auditiva significativa que tendia a piorar. Algumas semanas mais tarde, me vi no ginásio da […]

 

Encontro de Audiodescrição aborda circulação da pessoa com deficiência visual em museus, parques e eventos Evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância, acontece na Faculdade de Engenharia, de 27 a 29 de novembro. A circulação da pessoa com deficiência visual em diversos tipos de ambientes é o tema do […]

 

Neste caso percebe-se que as empresas, por preconceito estão perdendo pessoas qualificadas, inteligentes, que poderiam contribuir muito para o sucesso da empresa. É cada vez maior o número de pessoas com deficiência ingressando no serviço público. Este aumento tem uma razão plausível, que é a exclusão realizada pelas empresas às pessoas com deficiência, muitas vezes […]

 

As respostas gentis do sistema operacional inteligente conquistaram o garoto Gus, de 13 anos. por Judith Newman | The New Yok Times. Será que sou uma péssima mãe? Fiquei pensando sobre isso ao observar meu filho de 13 anos conversando com Siri. Gus é autista e Siri, a “assistente pessoal inteligente” da Apple no iPhone, […]

 

Brasil, 23 de setembro de 2014. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e as entidades que compõem o Comitê Técnico da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos defendem que para construir um sistema de educação inclusivo, o Estado Brasileiro deve: Garantir o […]

 

OBJETIVO GERAL – Realizar o Evento I ENADES – Encontro Nacional de Audiodescrição em Estudo: Uma Programação Cultural-Científica para suas Férias. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Dar a conhecer o que é Audiodescrição, divulgar sua aplicabilidade e sua potencialidade na educação, no trabalho e no lazer, como recurso de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, principalmente […]

 

Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia, entre os dias 28 e 30 de outubro, o Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde. O objetivo do evento é pensar em caminhos efetivos para a viabilização da inovação no esporte e na saúde e para a acessibilidade de pessoas […]

 

Audiodescrição, interpretação em LIBRAS e legendas nas peças em cartaz em 2014 no Oi Futuro ( Flamengo, Ipanema e Belo Horizonte). Próximo espetáculo do projeto Teatro Acessível: “A CONFERÊNCIA DOS PÁSSAROS” Dramaturgia e direção de Mauricio Grecco com Carolina Kasting, Carmen Frenzel, Julia Lund e Patrick Sampaio. 11 de outubro – sábado. Local: OI FUTURO […]

 

Marcos Venâncio Machado, no A Tarde. No mundo dos kindles e tablets, deficientes visuais estão em desvantagem. Mas uma nova ferramenta, ainda em fase de protótipo, permite ao usuário digitalizar uma linha de texto com o dedo e em seguida ouvir o áudio das frases reconhecidas. A engenhoca foi desenvolvida pelo grupo Fluid Interfaces (Interfaces […]

 

A fiscalização de pessoas com deficiência no mercado de trabalho será intensificada em 2015. O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE vai implantar a fiscalização da substituição do empregado com deficiência ou reabilitado demitido sem a contratação previa de um substituto em condições semelhantes. De acordo com a Auditora-fiscal do Trabalho, Fernanda Maria Pessoa […]

 

Com investimento de R$ 2,7 milhões, iniciativa faz parte do edital do Ministério da Cultura para garantir maior acesso à cultura. Biblioteca Pública da Bahia está na lista das contempladas por iniciativa do MinC. Até abril de 2015, dez bibliotecas públicas no país ganharão qualificação profissional, melhorias no acervo e novas tecnologias para que sejam […]

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira portaria do Ministério das Comunicações que obrigava as emissoras de televisão a disponibilizar, em até 11 anos, a audiodescrição em toda a programação de TV. O mecanismo seria acionado pela tecla “sap” e facilitaria o acesso de deficientes visuais ao conteúdo televisivo, por meio de narrativa descrevendo […]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. O que é Inclusão Escolar? (70 visitas)
  2. Marta Gil (33 visitas)
  3. 7º Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência (31 visitas)
  4. Apple é novamente homenageada por criar produtos acessíveis para deficientes visuais (30 visitas)
  5. Dúvidas sobre a aposentadoria especial para pessoa com deficiência (27 visitas)
  6. Usuários com deficiência visual poderão utilizar o PJe-JT por meio do teclado (26 visitas)
  7. TST, CNJ e CSJT firmam compromisso para ampliar a acessibilidade ao PJe-JT (23 visitas)
  8. Todos@Web 2013 premia sites adaptados para pessoas com deficiência (21 visitas)
  9. Festival Melhores Filmes - edição 2014 - está ainda mais imperdível (20 visitas)
  10. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (20 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker