Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, quinta-feira, 24 de abril de 2014 - 21:49.

 

Conteúdo principal.

terça-feira, 19 de outubro de 2010.

Casal cria ONG que incentiva adotar crianças com deficiência

Família adotiva.Carla e o marido Marcelo brincam com as filhas Nadine (no sofá), Luana, Marcela (no colo do pai) e Rafaela (no da mãe).

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Marcela, oito anos, foi abandonada ainda bebê com paralisia cerebral e autismo. As funcionárias do abrigo diziam que ela não reagia a nada e se espantaram quando a menina chorou no colo de Carla Penteado, 37, em visita à instituição em Aracaju (SE).

Ela e o marido, Marcelo Barreto, 43, acabaram adotando outras três meninas que “fogem” do perfil comum: Luana, 3, com síndrome de Down; Rafaela, 3 meses, hidrocefalia; e Nadine, 18, por adoção tardia (crianças mais velhas).

A experiência com a primeira adoção -na qual Carla diz ter gastado R$ 80 mil com advogados, laudos técnicos e psicológicos, e a mudança de São Paulo para Aracaju (SE)- fez com que ela fundasse uma ONG de apoio e incentivo à adoção tardia ou de crianças com deficiência.
Em quatro anos a ATÉ (Adoção Tardia e Especial) já direcionou 50 delas para adoção e tem em seu cadastro 60 pessoas prontas a receber crianças com este perfil.

A diferença entre o cadastro da ATÉ e o do governo -CNA (Cadastro Nacional de Adoção)- é que, ao se cadastrar para adoção, os pretendentes dizem ao governo se aceitam com doença “tratável” ou “crônica”, enquanto na ATÉ dá para saber se querem com diabetes, hepatite, HIV positivo ou Down.

Para o pediatra Ricardo Halpern, presidente do departamento de desenvolvimento e comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, os três primeiros anos são “decisivos” para desenvolver habilidades em crianças, em especial daquelas que com deficiência.

Foi o que aconteceu com Talita, 3 anos, com deficiência visual. Adotada por Rose Bedeschi, 48, com a ajuda da ONG ATÉ, ela não andava porque não foi estimulada a desenvolver o equilíbrio. Com o tratamento indicado e a atenção de Rose, ela já dá alguns passos sozinha.

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

15 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Comment de: Kathleen Lessa — 20 de outubro de 2010 às 7:48

    Voltarei para ler as notícias em outrfo dia.
    Hoje vim apenas para cantar PARABÉNS A VOCÊ NESSA DATA QUERIDA!

    Parabéns, Maq! Tudo de bom!
    Beijos desta amiga que adora você, sente sua falta.
    Kathleen

    PS__ Não encontrei na página nenhum espaço para CONTATO
    DIRETO com você.Pense em colocar, amoreco.

  2. Comment de: Rosa Santos — 23 de outubro de 2010 às 14:36

    MAQ se seu aniversário foi dia 20… Então receba mesmo atrasado o meu desejo de que tenhas saúde, paz e amor todos os dias. Felicidade!Parabéns! Passei aqui pra ler sobre esse “projeto de amor”. Abraço e tudo de bom, Rosa.

  3. Comment de: jorge — 1 de novembro de 2010 às 0:44

    Prezado editor,
    Gostaria de tomar a liberdade de divulgar a reportagem sobre a adoção no blog sobre saúde e medicina http://www.jornale.com.br/asuasaude. Teria o interesse, no entanto, de inserir no site o link da ONG citada na matéria. E, finalmente, coloco-me à disposição para disseminar todo o conteúdo gerado pelo portal A Bengala Geral.
    Atenciosamente,
    Jorge Javorski
    Editor
    Curitiba, 1o. de novembro de 2010

  4. Comment de: antonio estrella dantas — 23 de abril de 2011 às 15:27

    Sou casado a oito anos e minha mulher quer ter filhos, eu tenho 2 do primeiro casamento mas com ela ainda não tenho, pois fiz vasectomia e teremos que fazer inseminação, sempre quisemos adotar uma criança, a nossa vontade é uma criança especial, com síndrome de down, como faço pra adotar? moro em Indiaroba – Sergipe, pertinho de Aracaju. por favor nos ajude a adotar uma.

  5. Comment de: Alcione da Cruz Silva — 10 de março de 2012 às 13:05

    Oi, vi a materia de adoção na tv, eu e meu esposo temos voltade de adotar uma menina, nos temos 3 filhos homens, ja conversamos com eles adoraram a ideia de ter uma irma….Samos uma famila de classe media baixa. Mas nos temos um desejos desta adoção, moramos aqui no mato grosso do sul, na cidade de cassilandia, aqui é dificil adotar, eu ate fui atraz mas não consegui. Queria uma menininha de 1 ate 5 anos de idade.. Carla Penteado se for possivel vc entar encontado comigo ficaria muito feliz

  6. Comment de: MAQ — 11 de março de 2012 às 10:32

    Cara Alcione;
    Eu apenas coloco em meu blog matérias de jornal, textos enviados para mim, matérias que encontro em sites importantes, coisas que penso que possam ajudar as pessoas. No entanto, não tenho nenhum vínculo com as instituições citadas, tudo o que sei é o que está na postagem. Espero que seja um estímulo para quem leia, mas não tenho como ajudar mais do que informar na medida dos limites da informação que a amiga tem aqui nessa página.

    Atenciosamente, MAQ.

  7. Comment de: Patricia — 16 de maio de 2012 às 10:43

    Queria muito muito adotar um bebe ou criança com Síndrome de Dawn… Podem me ajudar? O que eu faço??

  8. Comment de: Rosa Maria da Silva Pereira Alves — 17 de maio de 2012 às 1:45

    Sou Portuguesa e vim a seis meses para o Brasil,atrás de um amor, já casamos, já tenho casa alugada,e os meus papeis de legalização estão em andamento.Tenho um sonho há muitos anos adotar uma menina de preferência ainda pequenina com síndrome de dawn,não fazia ideia que aqui no brasil havia tantas crianças com este síndrome e isso ainda me deixou mais feliz para o fazer.Tenho 44 anos e o meu marido 36 anos ele é brasileiro,já falamos varias vezes e ele não se opõem há ideia, pelo contrário ainda me deu mais força, eu tenho um filho biológico do meu primeiro casamento com 24 anos e já pai de uma menina linda de 5 anos,mas toda a minha família ficou em Portugal.Eu ainda não trabalho, mas pretendo ir.Tudo isto que acabei de contar é porque a vontade de adotar uma criança linda desta,é muito grande. Moramos no estado de paraná e se há quem tenha amor para dar a uma linda menina destas EU sou de certeza e o meu marido claro,não queria demorar muito a vida anda muito depressa e eu ainda queria realmente fazer uma bebé destas muito feliz.Aguardo uma resposta vossa.
    E desde já dou-vos os parabéns pela ong que criaram…

  9. Comment de: Mayra — 7 de julho de 2012 às 23:20

    oi tenho 18 sou louca pra ter bebe mais um(a) deles(as) com certeza vai ser adotado(a)… parabens parabens pra quem ja adotou♥

  10. Comment de: Elizabete — 25 de abril de 2013 às 12:53

    Bom dia, parabéns pela iniciativa, não conheço ninguém que se intereçou por esse assunto , que é tão delicado,tenho certeza que Deus esta cuidando de vc e sua familia linda. Também tenho uma filhota do coração que é especial, e sei das dificuldades que temos que passar e enfrentar, mas também sei o quanto é gratificante ver que podemos faze-los crescer se desenvolver, e quanto os amamos, parabéns de novo e muito boa sorte.

  11. Comment de: Scheilla — 21 de setembro de 2013 às 12:06

    Desejo saber o nome desta ONG e o site para saber mais sobre este bonito trabalho.

    Att,

    Scheilla

  12. Comment de: michelle gomes lima — 9 de outubro de 2013 às 8:51

    olá meu nome é Michelle tenho 33 anos, sou casada e mãe de 02 lindas meninas: Lara 11 anos e Glória 7 anos,sinto que chegou a hora de completar a família… tenho desejo de adotar uma criança com síndrome de down, pode ser adoção tardia com 6,7 anos. Por favor entrem em contato comigo preciso de orientação p/ poder realizar este sonho. Desde já agradecida; Michelle.

  13. Comment de: MARIA DA CONCEIAÇO BARBOSA — 4 de dezembro de 2013 às 19:03

    QUERIA MUITO ADOTAR UMA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN

  14. Comment de: Adriana lemes Martins Cunha — 9 de dezembro de 2013 às 0:44

    Olá, peço a Deus neste momento que guie minha escrita na esperança de na vontade Dele concretizemos nosso desejo. Me emocionei muito ao ler sobre o maravilhoso e grande coração de doar-se ao próximo e amá-los com todo amor…Vocês são anjos disfarçados e vieram cuidar dos anjinhos.?..Desejo q Deus derrame forças, bençãos, vitórias em suas vidas através de cada pequena ou grande conquista de seus anjinhos.
    Bem, quero me apresentar melhor, eu e meu esposo somos médicos e moramos noTocantins, temos 4 filhos, sendo q nosso segundo filho Vinícius,nosso VINI, uma criança down linda, nos deixou nodia 30 de setembro de 2010…o dia mais triste de nossas vidas…O Vini foi vítima de um trágico acidente quando praticava ecoterapia em um aras aqui no Tocantins por falha da escola, sofremos muito desde então …O nosso Vini era modelo de lojas, e representava como garoto propaganda das Apaes do Tocantins uma campanha chamada “Down um jeito no seu preconceito” ,onde suas imagens e produções ficaram imortalizadas pelo artista plátisco tocantinense Renê Brunes,as imagens doVini viajam o mundo…e isso nos conforta um pouco…Temos o desejo de adotar uma criança com sd de down…um grande desejo…e peço humildemente que ajude-nos a encontrá-la . Um grande abraço.

  15. Comment de: aline — 16 de dezembro de 2013 às 0:03

    Ola, sou voluntaria num abrigo e chegou um menino de três meses cego. Ninguem na cidade quer adota-lo…alguem pode ajudar? gostaria muito de dar um lar para esta criança… meu e mail e aplacidob@hotmail.com

Feed RSS para comentários sobre este post. | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

De 21 a 27 de Setembro – em todo o Brasil Pelo Direito à Educação Inclusiva. Caras e caros companheiros e companheiras de todo o Brasil, Esperamos que estejam todos e todas muito bem! Estamos iniciando o processo de mobilização para a nossa já conhecida SAM (SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL). Este é o nosso primeiro […]

 

Bom dia. Estamos seguindo para a fase final do processo de tradução autorizada do WCAG2. O documento bruto passou por uma revisão de linguagem e correção de typos. O pessoal que fez a versão de Portugal ajudou a tornar o conteúdo mais próximo para ambos os países, mas com suas diferenças de linguagem preservadas. Inclusive […]

 

O SESC-São Paulo dá início no dia 2 de abril ao tradicional Festival SESC Melhores Filmes, no CineSesc, com a cerimônia de abertura da 40ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, […]

 

Evento se repetirá em Salvador, Brasília e Curitiba. [Descrição da imagem] Programação para Salvador: A CAIXA Cultural Salvador abre, a partir da próxima segunda-feira (31), as inscrições para a oficina “De Olho no Braille”, que acontece de 8 a 12 de abril. A oficina apresenta histórico e aplicações do Braille, além de aspectos imagéticos e […]

 

15 crianças e adolescentes com Down gravaram um vídeo emocionante para combater o medo, o desconhecimento e o preconceito que tomam alguns casais, quando descobrem que terão um filho com a síndrome. A ideia foi baseada no e-mail de uma futura mãe, ao descobrir que seu bebê seria especial. “Que tipo de vida o meu […]

 

Foi lançado hoje (15/03/2014) o livro “Desculpe, não ouvi“, de Lak Lobato. Editora Atitude Terra (www.atitudeterra.com.br). Lak é surda oralizada; perdeu a audição literalmente da noite para o dia, quando tinha 10 anos. Aprendeu a fazer leitura labial, conservou a fala que já havia adquirido e foi viver a vida: aprendeu francês, fez intercâmbio na […]

 

A Digicon – especializada em automação para a mobilidade urbana – implantou semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Os equipamentos foram instalados nos cruzamentos do bairro Vila Aparecida – local aonde fica situada a sede da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos. Para esta […]

 

Brasília – Um aplicativo criado por quatro jovens de São Paulo está mudando a vida de pessoas com deficiência na voz. Disponível para tablets, smartphones e computadores, o Que Fala transforma frases selecionadas pelo usuário em mensagens de voz, permitindo ao usuário comunicar-se diretamente com seu interlocutor. O grupo de empreendedores foi um dos que […]

 

Marta Gil (*). O início do ano nos estimula a traçar planos de ação. Extraindo a essência dos balanços feitos em dezembro, na esteira do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, constato mais uma vez que há conquistas da maior importância, que ainda há muito a fazer e, principalmente, que estas conquistas estão sendo seriamente […]

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) firmaram compromisso para inclusão do PJe-JT nos padrões internacionais de acessibilidade, através da adoção do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), norma internacional que consiste num conjunto de recomendações para fazer com que o conteúdo […]

 

Marlene e Lelei foram incentivadas pelos pais a ser independentes | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21. Flavia Boni Licht e Nubia Silveira* Olinda Marlei Lopes Teixeira desde criança é conhecida como Lelei. Ela e a irmã Terezinha Marlene Lopes Teixeira, a Marlene, nasceram em Jaquirana (RS) e passaram a infância e boa parte da adolescência em […]

 

Análise aos conteúdos Web do Ensino Superior revela que nenhum cumpre com os requisitos mínimos de acessibilidade. Distribuição do índice AccessMonitor por distritos e regiões autónomas. [Consulte a tabela 5 do estudo para uma representação alternativa ao gráfico]. A análise efetuada pelo Departamento da Sociedade de Informação (DSI) da Fundação para a Ciência e a […]

 

BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Jornal Estado de Minas. Acessibilidade ainda está distante. BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Mapeamento mostra que, em 2009, 70% da […]

 

Além da audiodescrição, Carlise e Jorge fizeram convites em Braille e prepararam uma surpresa para que todos os convidados com deficiência visual conheçam em detalhes o vestido da noiva. O casamento aconteceu no último dia 4. O casamento de Carlise Kronbauer e Jorge Fernando Vieira foi o primeiro a contar com audiodescrição no Rio Grande […]

 

Projeto de Acessibilidade Virtual lança livro sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva durante o 2º SAS. Durante o 2º Seminário Anual dos Servidores do IFRS, no dia 19 de abril de 2013, aconteceu o lançamento do livro Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais, escrito pelos participantes do Projeto de […]

 

04 de janeiro – Dia mundial do Braille. O Sistema Braille é baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas e permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.

 

Em espaços públicos, é comum que pessoas que utilizam aparelhos auditivos tenham dificuldade para ouvir. O ruído de fundo, a reverberação e a distância da fonte sonora são os principais fatores que influenciam na redução da capacidade de escutar com clareza. Com o intuito de solucionar esse problema e proporcionar uma maior inclusão social desses […]

 

Marco Aurélio Mello. As políticas públicas devem ser direcionadas ao bem-estar dos cidadãos em geral, mas, entre o formal e a realidade, o Estado fica a dever. Isso é sentido de modo mais acentuado pelos detentores de necessidades especiais. Ruas, prédios e veículos de transporte coletivo longe estão da concretude prevista na Carta Federal, que, […]

 

O 6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – Assim Vivemos, da Lavoro Produções Artísticas, dedicou a edição de 2013 a Marco. Este festival, que comemora 10 anos de existência, foi pioneiro na acessibilidade em produtos culturais e introduziu no Brasil a audiodescrição (recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual). Reproduzimos o texto de […]

 

O Ministério da Previdência Social esclarece as principais dúvidas sobre a aposentadoria especial. Ministério da Previdência Social. 10/12/2013. da Redação 1 – O que traz a Lei Complementar 142/2013? A Lei garante ao segurado da Previdência Social, com deficiência, o direito à aposentadoria por idade aos 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher, […]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. O que é Inclusão Escolar? (270 visitas)
  2. Festival Melhores Filmes - edição 2014 - está ainda mais imperdível (107 visitas)
  3. Audiodescrição e a eterna discussão com a ABERT. (92 visitas)
  4. Oficina “De Olho no Braille” e Workshop de Livro Acessível/audiodescrição. (78 visitas)
  5. GT W3C Acessibilidade (58 visitas)
  6. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (47 visitas)
  7. Semana de Ação Mundial 2014. (45 visitas)
  8. Não tenha medo de filho especial, pedem jovens com Down: vídeo (44 visitas)
  9. Acessibilidade e cidadania (30 visitas)
  10. Políticas públicas: segunda etapa da luta (27 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker