Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, terça-feira, 27 de setembro de 2016 - 20:32.

 

Conteúdo principal.

quinta-feira, 6 de maio de 2010.

Censo IBGE 2010 x Pessoas com Deficiência.

O IBGE no próximo Censo 2010, se propõe a coletar dados referente as pessoas com deficiência em forma de amostragem. O Censo passará em todas as residências do Brasil. Sendo que amostragem é uma forma econômica (poupando tempo e dinheiro), onde os dados de pessoas com deficiência serão coletados de 10 em 10 casas. Muitas pessoas com deficiência continuarão sem existir, caso o Censo pesquisar em forma de amostra!

O IBGE nos respondeu que os questionários já estão prontos e o censo iniciará em 01 de agosto e não tem mais tempo de melhorar o questionário.

Para que as pessoas com deficiência passe a existir, em dados precisos do IBGE no Censo 2010, é hora de UNIÃO!!

Precisamos saber não só quantos somos e onde estamos, mas também que escolaridade temos, quantos trabalhamos, nossa faixa salarial, todos os dados que perguntam a todos, sem excessão. Se a amostragem fosse boa, porque não fariam para todos?

Vamos aguardar mais 10 anos para podermos existir precisamente?

Objetivos do Ato Público.

  • Para que as pessoas com deficiência tenham políticas públicas realizadas de forma correta, concreta e séria;
  • Para que o IBGE realize o censo 2010 não sob forma de amostragem, na coleta de dados de pessoas com deficiência;
  • para que o Ministério Público Federal do Estado de São Paulo, nos informe uma posição da denúncia encaminhada e protocolada sob número 1.34.001.001709/2010-69.

Venha Participar do Ato Público.

21/05/2010 – Dia da Língua Nacional (dia de não ficar calado!!)
MASP – Av. Paulista (2 quadras do Ministério Público Federal de SP)
Horário: 13.00h.

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Eventos.
Assuntos:  , , , , , , .
MAQ às 23:21.
Post visitado 28097 vezes, 9 foram hoje.

6 Comments | Deixe seu comentário.

  1. Comment by Gilberto — 7 de maio de 2010 às 16:24

    Realmente o CENSO de 2000 foi um fiasco.

    Quando nos visitaram em 2010 não nos perguntaram nada a respeito de pessoas com deficiência morando naquela residência (detalhe: somos dois!). Segundo o funcionário, somente em residências “sorteadas” seriam feitas as perguntas. Reclamei e, alguns dias depois o funcionário voltou e fez as perguntas para incluir-nos no Censo.

  2. Comment by Claudia Buzian — 12 de maio de 2010 às 15:02

    É deprimente como a sociedade/governo se nega aceitar o que acontece fora do que se é considerado normal!Esse preconceito enraizado precisará da união de todos, para chegar ao fim.
    Fiquei impressionada com a informação e vou levá-la à coordenação do Senai onde estudo,para que seja exposta no mural da escola, essa informação precisa ser do conhecimento geral.
    Estarei lá!Um dia depois do meu aniversário..não me daria presente melhor que esse!

    Obrigada por tudo que aprendo lendo aqui!

  3. Comment by Angela — 16 de agosto de 2010 às 20:23

    Na semana passada precisamente dia 13/08/10, recebi o recenceador do IBGE. Como sou a dona da casa, qdo meu marido não se encontra fui a pessoa que respondeu o questionario. Sou deficiente(paraplégica) e fiz a obrservação à responsavel, a mesma rspondeu-me que naquele momento saiu automaticamente o questionario qeue ela chamou-o de:BÁSICO, e foi nesse que fui entrevista, e para minha surpresa ela nada perguntou-me sobre a minha condição de pessoa com deficiencia. Prontamente eu a inquerí o porque? nada quiz saber e não registrou a deficiencia. Foi-me respondido que o Ipod ou Palm(????) é quem seleciona o questionario a ser respondido, e o reegistro de alguma defciencia é o questionario de AMOSTRAGEM.
    Lamentavelmente eu não estarei nas estatisticas de pessoas com deficiencia aqui na minha cidade enfim nos dados brasileiros tambem.
    Quando achamos que evoluimos de algum modo, aí vem uma ducha gelada nos conscientizando que permanece o mesmo “status quo” de 10 anos atraz, é terrivel ainda permanecer esta metalidade dos nosssos gestores, pleno SECULO XXI continuamos sofrendo DISCRIMINAÇÃO da MAIS ALTA CORTE GOVERNAMENTAL DO BRASIL… instalada em Brasília é revoltante tal situação…. estou com um pouco mais de 50 anos de idade…. confesso cheguei à fase de não mais acreditar que é possivel mudar a mentalidade das pessoas (morro e não verei) quando se instalam para governar nações … não adianta …. são pessoas que estavam cá embaixo buscando ocupar os espaços de lá de cima é simplesmente isto… compromentimento com as minorias é muito pouco…. já desistir de esperar.
    Fico com Gramsci que tinha como proposta a constituição de um novo bloco histórico. Buscava soldar organicamente os intelectuais e a classe subalterna. A base desta idéia é a filosofia marxista, filosofia da práxis. Uma ação com intencionalidade definida com qualidade de intenção e objetivo claro e determinada.
    Para este autor a classe que deveria fazer a mudança era a subalterna, a proletária, porém em seu julgamento a classe não tinha condições de fazê-la.
    Percebe-se claramente que o autor não reconhecia a dinâmica interna dessa expressão cultural (senso comum). Na verdade ele não percebia a natureza própria desta cultura, uma certa autonomia na dinâmica.

  4. Comment by Vera Gusmão — 1 de dezembro de 2010 às 13:54

    Estou estudando mestrado e desenvolvo uma pesquisa sobre a Inserção do jovem com deficiência no ensino superior. Mas um dos problemas encontrados se refere a escassez de dados. Agora preciso atuaalizar os dados do IBGE sobre a população de brasileiros com alguma deficiência sensorial, intelectual, física e não estoou tendo acesso.
    Estou necessitando de desenvolver um estudo sobre o perfil dos jovens nessa condição, pois o processo de inclusão e a maior conscientização das familias e de todo segmento vem ampliando as oportuidades de inserção no ensino superior e precisam que sejam pensadas políticas para uma escolaridade nesse nível de ensino com qualidade.

  5. Comment by João José Caetano — 14 de janeiro de 2011 às 11:11

    Olá companheiros de luta!
    Infelismente as pessoas com deficiência ainda são vistas como extra-terrestres, pois desde 2000 que venho contestando o forma do IBGE mensurar essa parcela da sociedade brasileira (pessoas com deficiência). E está repetindo ineficientemente em 2010 a forma por “AMOSTRAGEM”. Presisamos dar um grande grito de despertamento para a sociedade entender que deve debater, idealizar, elaborar, planejar e executar as políticas para as pessoas com deficiência, somos nós mesmo ou pessoas que tenham experiencia comprovada e principalmente compromisso com o segmento de pessoas com deficiência.(veja:www.sentidos.com.br-pagina cidadania).O projeto censo inclusao já é lei em diversos municipios da minha cidade Paulista-PE e outros estados como, São Paulo-SP.Contato:Caetano (81)88677115.

  6. Comment by Moacir Sene — 6 de abril de 2011 às 9:00

    Olá à todos!
    entrei neste site porque estava me perguntando, quantos deficientes exatamente existem no brasil? E qual sua distribuição?

    Vejo que esta pergunta, por enquanto, esta dificil de se responder.

    Gostaria de salientar que meu pai, pela idade, tem restrição de movimento.
    Acho necessário que o IBGE contabilize a população corretamente, mas por outro lado acredito que seja necessário TAMBEM que a população se pronuncie!!!

    Não podemos nos queixar do governo, elejemos o Tiririca……….

RSS feed for comments on this post. | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

Projeto “Emoti Sounds” é plug-in que permite que deficientes visuais tenham uma experiência emotiva na leitura dos emoticons O Festival Internacional de Criatividade de Cannes divulga o seu primeiro shortlist. O projeto “Emoti Sounds”, da Artplan para Tim Live, é o único brasileiro entre os 39 selecionados pelo júri de Innovation Lions e concorre na […]

 

Descrição da imagem: Cena do documentário “Boa Noite, Solidão”: Geneton Moraes Neto entrevista o sertanejo Ginaldo José da Silva. O documentário será transmitido pela GloboNews neste sábado. O documentário “Boa noite, Solidão” será exibido pela GloboNews neste sábado, dia 16, às 21h05 e será o primeiro programa da emissora a contar com o recurso da […]

 

Tecnologia está sendo desenvolvida em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Elisabete Barbosa é uma das primeiras pessoas a fazer uso do Via Voz (Foto: Globo). Imagine um GPS dentro de uma biblioteca. Em vez de ruas, ele mostra os caminhos entre as prateleiras. Parece coisa do futuro, mas essa tecnologia já existe e serve […]

 

Há mais de 20 anos que a fundação beneficente “Livros Ilustrados para Crianças Cegas” publica e oferece livros com páginas musicais a crianças com deficiência visual. Entre as obras estão contos tradicionais russos e estrangeiros. Foto: Fundação de beneficência “Livros Ilustrados para Crianças Cegas Pequenas”. “Os nossos livros ajudam a criar situações em que uma […]

 

O tradutor Libras em Software Livre (VLibras) versão mobile já está disponível para ser baixado e vai ampliar o acesso das pessoas com deficiência auditiva aos meios digitais. O conjunto de aplicativos faz a tradução de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Os softwares desenvolvidos pelo Ministério do […]

 

A área de negócios sociais Soluções em Acessibilidade, da Fundação Dorina Nowill para Cegos, lança com exclusividade o aplicativo AudiFoto. A novidade é mais uma tecnologia direcionada às empresas que desejam participar da inclusão de pessoas com deficiência em museus, exposições e locais em que as imagens são peças fundamentais para a experiência dos visitantes. […]

 

Em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil Desde 2003, o Assim Vivemos tem sua programação totalmente acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Audiodescrição e legendas em português (LSE) em todas as sessões, catálogo em Braille e Interpretação em LIBRAS nos debates. No CCBB, todos os ambientes têm acesso para pessoas com […]

 

“Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência” chega a sua 7ª edição em 2015 no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (de 5 a 17 de agosto), de São Paulo (23 de setembro a 5 de outubro) e de Brasília (de 2 a 14 de março de 2016), trazendo 33 […]

 

Neste sábado, 01 de agosto, estreia mais uma peça da Oficina dos Menestréis. O trabalho deles é maravilhoso e super alto astral. Recomendo. O elenco é inclusivo: Atores e atrizes com e sem deficiência. Com audiodescrição no dia 09 e Libras no dia 16. Sobre a peça: Aldeia dos Ventos é um musical de Oswaldo […]

 

Para grande parte da população a tecnologia facilita. Para pessoas com deficiência visual a tecnologia possibilita. O projeto F123 é um software inovador, de baixo custo e alta eficiência, que possibilita o acesso à educação e à informação, favorecendo oportunidades de trabalho e a utilização de tecnologias por pessoas com deficiência visual. O F123 permite […]

 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos tem uma nova versão para o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa em formato digital acessível Daisy – Digital Accessible Information System. O Instituto Helena Florisbal foi o parceiro para a viabilização deste projeto, que conta com a produção e disponibilização de cinco mil dicionários em português com as novas […]

 

Dança no MIS e Unlimited apresentam: MARC BREW, bailarino e coreógrafo da Escócia, na performance REMEMBER WHEN e uma residência (processo criativo aberto ao público) junto à bailarina brasileira Gisele Calazans. As atividades fazem parte do programa mensal: Dança no MIS, com curadoria de Natalia Mallo, que convida coreógrafos a escolher uma área do Museu […]

 

A ANCINE colocou em Consulta Pública, até o dia 08 de julho, Notícia Regulatória e Relatório de Análise de Impacto – AIR que discutem a implementação de ações para regulamentar a promoção da acessibilidade em salas de cinema, com disponibilização de recursos de legendagem descritiva, LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e audiodescrição que possibilitem […]

 

Está chegando ao fim o curso de Especialização em Audiodescrição promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). Em iniciativa inédita, foi possível viabilizar o primeiro curso sobre esta temática a nível de especialização no Brasil, com o principal […]

 

MARIA LUÍSA BARSANELLI. De SÃO PAULO. Em um cantinho ao lado do palco, Rafaella Sessenta, 32, alonga braços e pernas. Posiciona-se frente a uma câmera e aguarda a largada: o início de um show em tributo a Michael Jackson, realizado no domingo (31/5) em São Paulo. Rafaella é tradutora de libras (Língua Brasileira de Sinais) […]

 

O curso de Especialização em Audiodescrição promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), abrirá uma segunda turma ainda este ano. Estão previstas 100 vagas a partir do segundo semestre. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para promover a […]

 

A AFB (American Foundation for the Blind, ou Fundação Americana para Cegos) anunciou nesta semana os nomes dos quatro homenageados que receberão o prestigioso prêmio Helen Keller na noite do dia 18 de junho, em Nova York (Estados Unidos). Estamos homenageando as realizações de indivíduos e empresas pelo sucesso na melhoria da qualidade de vida […]

 

Estão abertas as inscrições para o 7º Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. Ficha de inscrição e regulamento, acesse: www.assimvivemos.com.br Em 2015, o Festival Assim Vivemos chega à sua 7ª edição. É com enorme alegria que iniciamos mais uma busca pelos melhores filmes produzidos no mundo sobre o tema da pessoa com […]

 

A diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT5 (Setic), Cláudia Jorge, participou da primeira reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade do sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em 2015, na última terça-feira (14/4). A comissão tem como objetivo principal propor medidas para facilitar o acesso de pessoas com […]

 

É hora de deixar de observar apenas a obrigação legal da contratação de pessoas com deficiência física e analisar os ganhos econômicos e sociais da inclusão Silvia Torikachvili. Observando os exemplos mencionados ao longo da reportagem, percebe-se que, quando as empresas decidirem contratar talentos em lugar de deficiências, elas entrarão para o melhor dos mundos. […]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. O que é Inclusão Escolar? (279 visitas)
  2. Dúvidas sobre a aposentadoria especial para pessoa com deficiência (68 visitas)
  3. Futebol de 5 - Esporte Adaptado - Cegos. (68 visitas)
  4. Basquete em Cadeira de Rodas. (66 visitas)
  5. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (38 visitas)
  6. Deficiente visual tem isenção de ICMS na aquisição de veículo zero quilômetro. (34 visitas)
  7. Casal cria ONG que incentiva adotar crianças com deficiência (32 visitas)
  8. Cego quer fazer Pornô. (31 visitas)
  9. Aplicativo serve como guia auditivo para pessoas com deficiência visual (30 visitas)
  10. GLOBONEWS LARGA NA FRENTE E ESTREIA AUDIODESCRIÇÃO (29 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker