Conteúdo principal | Últimos 20 posts | Posts por assunto | Bengala Legal

Blog do Bengala Legal.

Rio de Janeiro, quinta-feira, 24 de abril de 2014 - 06:12.

 

Conteúdo principal.

domingo, 18 de abril de 2010.

Cenas Comuns: Musculação de Cegos.

Débora Paiva Costa – Miau.
Telhado da Miau.Site Externo.

Foi apenas uma ida ao médico, mas quando retornei em casa, senti como se estivesse voltando da musculação.

eu, juntamente com meu namorido, namo de namorado e rido de marido, porque todo namorado que se prese deve ter um quê protetor de marido, e todo marido um quê romântico de namorado, e o meu no caso tem ambas as coisas. Então, como ia dizendo, ao descermos do 679 na Dias da Cruz, ambos devidamente armados de suas respectivas bengalas, fomos andando a fim de encontrarmos o prédio do consultório médico.

Andar de cego bengalante é aquela coisa mesmo, as vezes bengala-se e a multidão vai abrindo espaço para que passemos, as vezes a aglomeração resolve testar o cego e temos que ir superando os obstáculos humanos, dando bengaladas em pernas, esbarrões em barrigas, esfregadinhas em braços, em fim.

hoje A multidão estava com o espírito positivamente receptivo, abrindo espaço para que passássemos sossegadamente. A sim, porque as vezes a multidão está com o espírito negativamente receptivo, quando ao andar o sujeito não só não sai de nossa frente, como resolve andar em nossa direção, e claro, leva uma trombada. Aliás, hoje, estava tudo muito bom para se bengalar por aí. E digo isso não só na avenida mencionada a cima, mas também em nosso próprio condomínio, que recebemos várias boas tardes ao atravessar os portões. É incrível, mas as vezes penso que os vizinhos acham que como somos cegos não precisamos receber um bom dia, ou boa tarde etc. Eu quando percebo alguém, trato logo de dar os respectivos bons dias ou boas tardes, quer seja para não me frustrar pensando que a pessoa só não me cumprimentou porque sou cega, quer seja para impressionar o cidadão ao mostrar que cego não só dá bom dia, boa tarde e boa noite, mas também pode perceber a presença de outras pessoas. Isso para eles deve ser algo do além.

Mas, voltando a dias da cruz…. Fomos bengalando e os caminhos foram se abrindo, parecia até um trabalho esotérico, daqueles que fazemos para que o caminho seja aberto, sabe? Pois é.. e ao chegar ao prédio.. Devo informar que esse prédio tem uma escada que conduz para baixo. A maioria dos prédios que tem escadas na frente, geralmente levam para cima. Mas este não, essa escada em particular, levava para baixo. Nós já conhecíamos o lugar e fomos, ou melhor, tentamos ir descer a dita cuja.

Devo confessar que depois dessa experiência, nunca mais entrarei nesse prédio como se eu conhecesse. Eu juro! Não não.. melhor mesmo é parar na porta, encenar que estou tentando achar a entrada e esperar ajuda. Porque o que se seguiu foi o seguinte: ao descermos o primeiro degrau da escada, surgiu misteriosamente do meu lado uma moça e agarrou o meu braço, ao mesmo tempo que se materializou do lado do meu namorido, um moço que também agarrou o braço dele. Será uma encenação? Seriam entidades do bem tentando nos emitir uma mensagem do pós vida? Pensei, mas imediatamente percebi que não se tratava de nem uma cena de novela meticulosamente ensaiada e nem de almas penadas e sim de duas pessoas apavoradas com a possibilidade do casal de cegos rolar escada abaixo.

Na verdade, não sei se estavam mesmo preocupados, porque a dita ajuda saiu pior do que qualquer coisa. A moça simplesmente ao agarrar meu braço gritava dizendo que era uma escada, onde respondemos que sabíamos e que iríamos descer. Aí o moço falou que não.. não iríamos descer não, porque tinha um elevador ao lado que nos conduziria para baixo. Sim, o elevador é verídico. tem um elevadorzinho ao lado da escada que conduz para baixo, mas acho que tal é usado para transporte de cargas pesadas. Nem para deficiente físico é, porque ele já existe ali há muito tempo. Apesar de achar que hoje ele se presta a tal objetivo também. Mas nós, que já experimentamos o tal elevador em uma outra situação, porque eu sou teimosamente curiosa, informamos que não iríamos pegar aquele elevador e iríamos sim, descer de escada. O elevador é extremamente vagaroso.

Bem…. vencidos por nossa recusa ao pegar o tal elevador, o casal resolveu nos ajudar. A moça além de agarrar firmemente meu braço, ia puxando para cima, como se a escada fosse para subir. O moço abraçou meu namorido pela cintura, como se fosse tirá-lo para dançar ao mesmo tempo que pedia calma, no que meu cônjuge respondia estar calmíssimo… e tudo foi tão rápido! Na mesma hora que eu tentava explicar que não era assim que se guiava um cego, meu namorido tentava se desvencilhar do abraço do moço, enquanto os dois por sua vez só pioravam, e muito, a performance. A moça agora não só erguia meu braço enquanto ao descer minhas pernas me conduziam para baixo, mas também puxava para frente fazendo com que eu dobrasse meu corpo, e o moço além de manter firmemente o braço em torno da cintura do meu marido, colocava a bengala dele nos degraus.

Oh Deus, pensei, isso não acaba? Mas não, eu então tive que falar mais alto para a moça, enquanto meu marido se defendia lá do jeito dele contra a “ajuda” do moço. Por um momento pensei que iria voar, que eles realmente eram entidades do além querendo não nos dar uma mensagem do pós vida, mas sim nos levar voando com eles sabe-se lá para onde. Agora, vocês imaginem isso tudo acontecendo na descida de uma escada.

Bem, depois de ajudas, erguidas de braços, extensões musculares, apertões, dobradas de corpos, abraços apertados, conseguimos, sabe-se deus como, chegar lá embaixo, onde realmente precisaríamos de ajuda para acharmos o elevador que conduziria aos andares do prédio. Só que quando chegamos lá em baixo, eu já estava arrancando a mão da moça do meu braço e falando rispidamente a ela que essa não era a forma certa de se conduzir um cego e peguei no braço dela para mostrar a forma correta. Não senti mais a presença do moço, mas a moça disse um obrigada e… foi embora e nós, claro, fomos procurar o elevador sozinhos.

No consultório foi tudo tranqüilo, mas ao retornarmos para a casa… escada de novo, ok, dessa vez veio um outro moço nos guiando, mas sem nos tocar. Veio do nosso lado falando. acho que ele deve ter assistido a cena anterior, sei lá, mas também não fez o correto, não é? Mas a subida é sempre mais tranqüila.

Ao chegarmos na calçada, veio um guarda que designou um pedestre para nos ajudar a atravessar a rua. O ajudante pegou no meu braço, no que na mesma hora eu tirei e peguei no dele. Aí ele tirou e pegou no meu, aí eu tirei e peguei no dele, aí ele tirou e pegou no meu e eu pensei: não pai.. por favor! Me ajude! Juntando toda paciência possível expliquei a ele que eu que tinha que pegar no braço ele, e não ele no meu. Ele nos perguntou se gostaríamos de atravessar a rua, e falamos que sim. Aí ele perguntou para onde iríamos e eu disse que iríamos para o outro lado da rua. Ficamos esperando o sinal fechar e ele perguntou se iríamos pegar ônibus do outro lado. Respondemos que sim. Ele perguntou qual e informamos que seria o 679. Então ele falou que deveríamos pegar desse lado mesmo, que não precisaríamos atravessar. Informamos, com toda a calma do mundo, que iríamos pegar o 679 voltando da penha, e não indo. Então ele concordou conosco. Bem, finalmente atravessamos.

Devo informar que eu estava segurando no braço do moço e meu namorido no meu braço, logo, eu estava no meio. Ao atravessar a rua, o ponto do 679 ficava a direita, mas o moço achou que era a esquerda e aí eu me senti a mulher elástico. Meu namorido me puxava para um lado e o moço vendo que eu soltara o braço dele, resolveu pegar e me puxar para a esquerda, enquanto gritava que se fôssemos para a direita, iríamos para a penha. Mmeu namorido já pra lá de bravo, mandava eu soltar o moço, como se eu estivesse mesmo segurando aquele infeliz! E eles puxavam… e eu me esticava.. e eles puxavam…e eu me esticava. Oh deus, haja alongamento! Foi então que tive a absoluta certeza que o episódio vivido há poucas horas atrás com o casal da escada fora apenas um aquecimento para o verdadeiro exercício de alongamento. E o pior de tudo foi que meu namorido estava ficando bravo, pensando que eu estava duvidando que o ponto do ônibus era a direita.

Ora bolas! Eu não podia nem responder, porque:
1. estava sendo puxada em sentidos opostos;
2. o homem gritava que era para a esquerda, enquanto meu namorido esbravejava que era a direita e
3. quando eu fico nervosa começo a rir desesperadamente, o que infelizmente, foi o caso.

Quando finalmente o homem me libertou de supetão, quase levei um tombo, pois meu namorido, muito bravo, diga-se de passagem, estava me puxando. Então… imaginem a cena novamente! Aí realmente eu tive mais do que certeza que os exercícios de musculação e alongamento haviam terminado e agora eu estava na fase de testar o equilíbrio, tanto físico para não cair, como emocional, para me controlar e não brigar com meu namorido. Ele estava bem nervoso! E não era para menos, porque claro, cego como ele é, não via que eu soltara o braço do homem e ele sim, havia segurado meu braço e estava me puxando.

Aí eu pergunto: como explicar essa situação para um namorido nervoso no meio da rua? Fiquei quietinha e acho que só agora, lendo esse texto, ele pode compreender que eu não estava agarrando o braço do homem e sim ele, o homem, que estava me puxando. Ora se tem cabimento eu agarrar o braço de um homem qualquer e ir para o lado oposto do meu chuchu, amado, venerado, bebezão roncador namorido!

Ppara completar, ao chegar em casa ele ficou me dizendo por várias e várias vezes, que amanhã, ao sair, na hora que eu fosse atravessar a presidente Vargas, deveria ir para a direita, e não para a esquerda. Que se por acaso viesse alguém me levando para a esquerda, não era para eu ir não, pois o lugar que eu irei amanhã é para a direita… e ficou dizendo, direita, viu.. ouviu, né? Não vai não, porque você acredita em todo mundo da rua e a pessoa vai te levar para o caminho errado e você vai ficar perdida, e você não vai conseguir achar o lugar e… É mole? oh deus, pensei, vou dormir!

Facebook.Compartilhar no Facebook.

Twitter.Publicar no Twitter.

Arquivado em: Pessoas com Deficiência.
Assuntos:  , , .
MAQ às 16:57.
Post visitado 14760 vezes, 1 foram hoje.

2 Comentários | Deixe seu comentário.

  1. Pingback de: Novidades 20/04 | Inclusive — 20 de abril de 2010 às 8:17

    [...] Cenas Comuns: Musculação de Cegos: http://www.bengalalegal.com/blog/?p=1065 [...]

  2. Comentário de: Jardelina — 16 de junho de 2010 às 1:32

    Amei o seu site e me diverti bastante com a Musculaçao de Cegos. Tenho um grande amigo que é deficiente visual, mas ele se supera em conhecimento, dedicaçao, estudos, sabedoria e a grande capacidade de ensinar a Biblia Sagrada e ele sempre brinca comigo que vai precisar de caneleira e cotoveleira para andar comigo, mas na verdade, ele nunca me ensinou em como ser o vidente/guia. Hoje aprendí. Boa sorte!!! e Parabéns pela superaçao.

Feed RSS para comentários sobre este post. | TrackBack URL

Por favor, preencha todos os campos.


Últimos 20 posts publicados.

Saltar resumo e ir para "ESCOLHA POR ASSUNTO".

O SESC-São Paulo dá início no dia 2 de abril ao tradicional Festival SESC Melhores Filmes, no CineSesc, com a cerimônia de abertura da 40ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, [...]

 

Evento se repetirá em Salvador, Brasília e Curitiba. [Descrição da imagem] Programação para Salvador: A CAIXA Cultural Salvador abre, a partir da próxima segunda-feira (31), as inscrições para a oficina “De Olho no Braille”, que acontece de 8 a 12 de abril. A oficina apresenta histórico e aplicações do Braille, além de aspectos imagéticos e [...]

 

15 crianças e adolescentes com Down gravaram um vídeo emocionante para combater o medo, o desconhecimento e o preconceito que tomam alguns casais, quando descobrem que terão um filho com a síndrome. A ideia foi baseada no e-mail de uma futura mãe, ao descobrir que seu bebê seria especial. “Que tipo de vida o meu [...]

 

Foi lançado hoje (15/03/2014) o livro “Desculpe, não ouvi“, de Lak Lobato. Editora Atitude Terra (www.atitudeterra.com.br). Lak é surda oralizada; perdeu a audição literalmente da noite para o dia, quando tinha 10 anos. Aprendeu a fazer leitura labial, conservou a fala que já havia adquirido e foi viver a vida: aprendeu francês, fez intercâmbio na [...]

 

A Digicon – especializada em automação para a mobilidade urbana – implantou semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Os equipamentos foram instalados nos cruzamentos do bairro Vila Aparecida – local aonde fica situada a sede da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos. Para esta [...]

 

Brasília – Um aplicativo criado por quatro jovens de São Paulo está mudando a vida de pessoas com deficiência na voz. Disponível para tablets, smartphones e computadores, o Que Fala transforma frases selecionadas pelo usuário em mensagens de voz, permitindo ao usuário comunicar-se diretamente com seu interlocutor. O grupo de empreendedores foi um dos que [...]

 

Marta Gil (*). O início do ano nos estimula a traçar planos de ação. Extraindo a essência dos balanços feitos em dezembro, na esteira do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, constato mais uma vez que há conquistas da maior importância, que ainda há muito a fazer e, principalmente, que estas conquistas estão sendo seriamente [...]

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) firmaram compromisso para inclusão do PJe-JT nos padrões internacionais de acessibilidade, através da adoção do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), norma internacional que consiste num conjunto de recomendações para fazer com que o conteúdo [...]

 

Marlene e Lelei foram incentivadas pelos pais a ser independentes | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21. Flavia Boni Licht e Nubia Silveira* Olinda Marlei Lopes Teixeira desde criança é conhecida como Lelei. Ela e a irmã Terezinha Marlene Lopes Teixeira, a Marlene, nasceram em Jaquirana (RS) e passaram a infância e boa parte da adolescência em [...]

 

Análise aos conteúdos Web do Ensino Superior revela que nenhum cumpre com os requisitos mínimos de acessibilidade. Distribuição do índice AccessMonitor por distritos e regiões autónomas. [Consulte a tabela 5 do estudo para uma representação alternativa ao gráfico]. A análise efetuada pelo Departamento da Sociedade de Informação (DSI) da Fundação para a Ciência e a [...]

 

BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Jornal Estado de Minas. Acessibilidade ainda está distante. BH está entre as várias capitais brasileiras que não têm cinemas, teatros ou museus oferecendo a audiodescrição para deficientes visuais. Mapeamento mostra que, em 2009, 70% da [...]

 

Além da audiodescrição, Carlise e Jorge fizeram convites em Braille e prepararam uma surpresa para que todos os convidados com deficiência visual conheçam em detalhes o vestido da noiva. O casamento aconteceu no último dia 4. O casamento de Carlise Kronbauer e Jorge Fernando Vieira foi o primeiro a contar com audiodescrição no Rio Grande [...]

 

Projeto de Acessibilidade Virtual lança livro sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva durante o 2º SAS. Durante o 2º Seminário Anual dos Servidores do IFRS, no dia 19 de abril de 2013, aconteceu o lançamento do livro Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais, escrito pelos participantes do Projeto de [...]

 

04 de janeiro – Dia mundial do Braille. O Sistema Braille é baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas e permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.

 

Em espaços públicos, é comum que pessoas que utilizam aparelhos auditivos tenham dificuldade para ouvir. O ruído de fundo, a reverberação e a distância da fonte sonora são os principais fatores que influenciam na redução da capacidade de escutar com clareza. Com o intuito de solucionar esse problema e proporcionar uma maior inclusão social desses [...]

 

Marco Aurélio Mello. As políticas públicas devem ser direcionadas ao bem-estar dos cidadãos em geral, mas, entre o formal e a realidade, o Estado fica a dever. Isso é sentido de modo mais acentuado pelos detentores de necessidades especiais. Ruas, prédios e veículos de transporte coletivo longe estão da concretude prevista na Carta Federal, que, [...]

 

O 6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – Assim Vivemos, da Lavoro Produções Artísticas, dedicou a edição de 2013 a Marco. Este festival, que comemora 10 anos de existência, foi pioneiro na acessibilidade em produtos culturais e introduziu no Brasil a audiodescrição (recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual). Reproduzimos o texto de [...]

 

O Ministério da Previdência Social esclarece as principais dúvidas sobre a aposentadoria especial. Ministério da Previdência Social. 10/12/2013. da Redação 1 – O que traz a Lei Complementar 142/2013? A Lei garante ao segurado da Previdência Social, com deficiência, o direito à aposentadoria por idade aos 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher, [...]

 

A aplicação da tecnologia em ferramentas de acessibilidade proporciona a pessoas com deficiência mais qualidade de vida e ajuda a criar possibilidades. Essa realidade ganhou mais força com o crescimento dos investimentos em comunicação e mobilidade. Situação que mostra os caminhos a serem abertos por meio de equipamentos e softwares. Um exemplo de sucesso dessa [...]

 

Categoria Pessoas / Instituições: 1º Lugar: Leda Spelta. 2º Lugar: Hudson Augusto Lima – Projeto NAVEgantes da informação. 3º Lugar: Apoio de Aula – Repositório de Material Online por Carlos Rafael Gimenes das Neves. Projetos Web – Premio MAQ de Acessibilidade na Web: 1º Lugar: Portal da Casa de Oswaldo Cruz. 2º Lugar: Reclamações Procon. [...]

 

 

 

Os posts mais visitados hoje.

  1. O que é Inclusão Escolar? (31 visitas)
  2. Festival Melhores Filmes - edição 2014 - está ainda mais imperdível (21 visitas)
  3. Audiodescrição e a eterna discussão com a ABERT. (20 visitas)
  4. Oficina “De Olho no Braille” e Workshop de Livro Acessível/audiodescrição. (19 visitas)
  5. Não tenha medo de filho especial, pedem jovens com Down: vídeo (17 visitas)
  6. Ampliada a isenção do ICMS para pessoas com deficiência (14 visitas)
  7. A Crônica dos Sentimentos. (10 visitas)
  8. Workshop sobre acessibilidade digital (9 visitas)
  9. Ônibus restaurante com cozinheiros cegos na Argentina (8 visitas)
  10. "Hoje é um novo dia, de um novo tempo , que não começou...". (8 visitas)
  11. Deficiente visual tem isenção de ICMS na aquisição de veículo zero quilômetro. (7 visitas)
  12. Aniversário da Laramara com belíssimo filme com Audiodescrição. (6 visitas)
  13. Cada caso é um caso, cada surdo é um surdo. (6 visitas)
  14. Defensoria tenta reverter decisão de ESTERILIZAR MULHER com DEFICIÊNCIA. (6 visitas)
  15. Os discursos e as práticas de Educação Inclusiva: a intersetorialidade em questão. (6 visitas)
  16. Hospital das Clínicas entregará aparelho auditivo de número dez mil. (5 visitas)
  17. Basquete em Cadeira de Rodas. (5 visitas)
  18. Abertura da Exposição Sentir prá Ver. Pinacoteca SP. (5 visitas)
  19. MAM inaugura exposição com obras interativas e com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. (5 visitas)
  20. Exposição de fotografia em relevo para invisuais (cegos) (5 visitas)
  21. Rompendo Barreiras - IV Encontro (4 visitas)
  22. Lançado livro acessível (4 visitas)
  23. Exposição acessível à pessoas com deficiência visual em Itajubá. (4 visitas)
  24. Assim Vivemos - 4º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiências - Centro Cultural Banco do Brasil. (4 visitas)
  25. Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade - circulam por Minas Gerais e SãoPaulo. (4 visitas)
  26. O Trono Acústico de Dom João VI. (4 visitas)
  27. Tecnologia para ouvir (4 visitas)
  28. Cego quer fazer Pornô. (4 visitas)
  29. SEDH lança campanha pioneira para a inclusão da pessoa com deficiência. (4 visitas)
  30. Procurador Geral da República defende direito à audiodescrição (4 visitas)
  31. 7ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação (4 visitas)
  32. Aprovada no EUA importante lei de acessibilidade (4 visitas)
  33. Butantan cria "Museu em Braille" (4 visitas)
  34. Entrevista Rádio Eldorado. (3 visitas)
  35. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 19 de julho - Cegos e Suas Personalidades. (3 visitas)
  36. Programa traduz textos em linguagem de sinais (3 visitas)
  37. 5º Sou + Web: Olha a Lêda aí gente! (3 visitas)
  38. Público fica no escuro para ver peça em SP (3 visitas)
  39. Audiodescrição e Legendas Open Caption no Festival SESC Melhores Filmes 2012 (3 visitas)
  40. CURSO DE LIBRAS - INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL. (3 visitas)
  41. 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP. (3 visitas)
  42. Bicicleta para pessoas com deficiência física criada por alagoano é testada em Maceió. (3 visitas)
  43. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 5 de julho - Comunicação Alternativa. (3 visitas)
  44. Ministério Público entra com ação para exigir audiodescrição. (3 visitas)
  45. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 12 de julho - Síndrome de Down e Amizade. (3 visitas)
  46. Alunos de Altas Habilidades Homenageiam Brasília em Exposição. (3 visitas)
  47. Pessoas com deficiência conquistam mais espaço no mercado de trabalho (3 visitas)
  48. Pela não discriminação no trabalho - Pessoas com deficiência. (3 visitas)
  49. Atleta com síndrome de Down Conquista o 10º Posto na Regional Metropolitana de Equitação Fundamental. (3 visitas)
  50. Escola de Gente é premiada pela Presidência da República. (3 visitas)
  51. Bicicleta Especial Auxilia Pessoas com Deficiencia Visual. (3 visitas)
  52. Caminhos da Inclusão – a história da formação profissional de pessoas com deficiência (3 visitas)
  53. Sobre o Programa Especial - TV Brasil. (3 visitas)
  54. Abertura da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. (3 visitas)
  55. Série Vida em Movimento Será Reapresentada pela TV Cultura. (3 visitas)
  56. Por acessibilidade na universidade (3 visitas)
  57. Vinheta de fim de ano da Globo terá pessoas com deficiência, mas não terá acessibilidade. (3 visitas)
  58. Mulher com deficiência visual consegue liminar para assumir cargo (3 visitas)
  59. Justiça livra mulher de laqueadura forçada (3 visitas)
  60. XV Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX (3 visitas)
  61. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - 26 de abril - Sensibilidade. (3 visitas)
  62. Vestido de Homem-Aranha, bombeiro salva menino com autismo. (3 visitas)
  63. Semáforos sonoros são implantados em Franca interior de SP (2 visitas)
  64. Livre Acesso - Programa de Acessibilidade do Centro Cultural São Paulo. (2 visitas)
  65. Governo Federal escolhe Joinville para projeto de acessibilidade (2 visitas)
  66. Eleições: vote com acessibilidade plena. (2 visitas)
  67. Menina dos Meus Olhos, 13 a 15/12, Nova York (2 visitas)
  68. Quarta edição do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. (2 visitas)
  69. Teatro acessível da Escola de Gente. (2 visitas)
  70. Desculpe, não ouvi (2 visitas)
  71. Acessibilidade pode ser rentável para empresas (2 visitas)
  72. Acessibilidade: Instrumentos musicais eletrônicos (2 visitas)
  73. Audiodescrição: o filme Saneamento Básico será exibido dia 9/11. (2 visitas)
  74. Todos@Web 2013 premia sites adaptados para pessoas com deficiência (2 visitas)
  75. Aplicativo ajuda fonoaudiólogos na oralização de surdos (2 visitas)
  76. Lançamento de DVDs acessíveis no Centro Cultural Oboé em Fortaleza. (2 visitas)
  77. Startup cria tecnologia que ajuda pessoas com deficiência na voz a se comunicar (2 visitas)
  78. TST, CNJ e CSJT firmam compromisso para ampliar a acessibilidade ao PJe-JT (2 visitas)
  79. Luta por direitos mudou vida de irmãs anãs (2 visitas)
  80. Tagarellas realiza a primeira audiodescrição de um casamento no RS (2 visitas)
  81. 04 de janeiro - Dia mundial do Braille (2 visitas)
  82. Novo curso de acessibilidade web da Acesso Digital no Rio. (2 visitas)
  83. Primeiro Encontro de Dança Inclusiva: Apresentação (2 visitas)
  84. Audiodescrição: Uma Luta de mais de 29 milhões de Cidadãos Brasileiros. (2 visitas)
  85. Acessibilidade e cidadania (2 visitas)
  86. Homenagens prestadas a Marco Antonio de Queiroz – MAQ – em 2013 (2 visitas)
  87. Cavalos ajudam no tratamento de pessoas com deficiência. (2 visitas)
  88. I Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (2 visitas)
  89. Repressão - A era das sombras permanece (2 visitas)
  90. Teatro Carlos Gomes estreia projeto de inclusão. (2 visitas)
  91. Biblioteca de Olinda (2 visitas)
  92. Coleção Adélia - Livros acessíveis (2 visitas)
  93. Cine Sabesp com audiodescrição em São Paulo (2 visitas)
  94. Direitos das pessoas com deficiência são ampliados (2 visitas)
  95. Programa Viver Melhor no Amazonas (2 visitas)
  96. 126 países ratificaram Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2 visitas)
  97. Literatura e inclusão: “Sapucaya, a Grande Árvore” (2 visitas)
  98. IBGE: 67,5% dos municípios têm políticas de acessibilidade a espaços públicos (2 visitas)
  99. Emprego para pessoa com deficiência é tema da 'TV Trabalho' (2 visitas)
  100. WCAG 2.0 aprovado como norma internacional ISO/IEC (2 visitas)
  101. Prefeitura de São Paulo ANUNCIA serviço de Equoterapia. (2 visitas)
  102. Curso de extensão - Relação interpessoal com PcDs (2 visitas)
  103. Apresentação da Ópera Tosca no Teatro São Pedro (SP). (2 visitas)
  104. Projeto para pessoas com deficiência é destaque internacional (2 visitas)
  105. COE - Centro de Orientação e Encaminhamento para Pessoas com Deficiência e Familiares. (2 visitas)
  106. 2013 chegou, já trazendo desafios! (2 visitas)
  107. Filmes com audiodescrição no Cine-SESC - São Paulo. (2 visitas)
  108. REATECH – Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - 2011. (2 visitas)
  109. Curso: Gestão de Ambientes Culturais Inclusivos. (2 visitas)
  110. Senzala 2.0 (2 visitas)
  111. Audiodescrição à vista. (2 visitas)
  112. Amizade Colorida: exibição com audiodescrição. (2 visitas)
  113. Acessibilidade para Pessoas com deficiência visual e auditiva agora é lei nos EUA. (2 visitas)
  114. Correndo atrás da CNH - Projeto difícil mas não impossível. (2 visitas)
  115. Um guia muito especial (2 visitas)
  116. Festival SESC dos Melhores Filmes 2010 - CineSESC. (2 visitas)
  117. Lançamento do Livro de Atividades Os Inclusos e Os Sisos. (2 visitas)
  118. Sobre este Blog (2 visitas)
  119. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza UFF será inaugurado no dia 10/06 (2 visitas)
  120. Audiodescrição e Carnaval - Que Bom Seria... (2 visitas)
  121. Programa Assim Vivemos - TV Brasil. (2 visitas)
  122. Conferência Municipal de Acessibilidade e Comunicação em Uberlândia. (2 visitas)
  123. Pessoas Cegas Não Conseguem Participar de Consulta Pública sobre Audiodescrição. (2 visitas)
  124. Filmes 10ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro. (2 visitas)
  125. Falta Acessibilidade em Ituiutaba. (2 visitas)
  126. Cursos para o Atendimento de Pessoas com Deficiência Promovidos pela Puc-Rio, Caxias. (2 visitas)
  127. Carta de Compromisso da FBASD - Um Ano da Ratificação da Convenção. (2 visitas)
  128. E.U.A Assina Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. (2 visitas)
  129. Judô Adaptado - Artes Marciais - Pessoas com Deficiência Visual. (2 visitas)
  130. Simpósio: Síndrome de Down. (2 visitas)
  131. Novos ônibus em Belo Horizonte com acessibilidade seguem as normas da ABNT. (2 visitas)
  132. Projeto PróRampas muda realidade de pessoas com deficiência na Capital Paraibana. (2 visitas)
  133. Abaixo-assinado a favor da Educação Inclusiva. (2 visitas)
  134. O Bafo de Belzebú. (2 visitas)
  135. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Neste Domingo, dia 12 de abril - Nanismo. (2 visitas)
  136. Mais um lance da luta pela audiodescrição no supremo Tribunal Federal. (2 visitas)
  137. Ministro Homologa Parecer que Trata de Aluno com Deficiência. (2 visitas)
  138. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Neste Domingo, dia 19 de abril - Sobre o Amor. (2 visitas)
  139. Hormônios do Crescimento no Tratamento de Paralisia Cerebral e Lesão Medular. (2 visitas)
  140. Seminário: Ações e Reflexões sobre Aids e Deficiência: Diferentes Vozes. (2 visitas)
  141. Pessoas com deficiência têm direito de exercer sexualidade, mas ainda há impedimentos na sociedade.. (2 visitas)
  142. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 28 de junho - Audiodescrição. (2 visitas)
  143. Portugal tem 48 mil alunos com deficiência (1 visitas)
  144. Hotel investe para atender pessoas com deficiência (1 visitas)
  145. Ministério do Turismo lança plano de acessibilidade na Festuris (1 visitas)
  146. 2º Encontro Nacional de Audiodescrição (1 visitas)
  147. Discriminação e preconceito no ensino privado (1 visitas)
  148. LEI DE COTAS COMPLETA 21 ANOS E MOSTRA QUE INCLUSÃO É POSSÍVEL (1 visitas)
  149. Como fazer leitura labial num aeroporto onde todos usam máscaras contra a gripe suína. (1 visitas)
  150. Dilma é vaiada ao falar 'portador de deficiência' durante conferência (1 visitas)
  151. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Sobre as Diferenças. (1 visitas)
  152. Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual é o Tema de Oficina que será Realizada no SESC Pinheiros, em São Paulo. (1 visitas)
  153. De que se está falando: de incapacidade ou de valores? (1 visitas)
  154. Dilma lança plano inédito para pessoas com deficiência. (1 visitas)
  155. Cão-guia: o que é preciso para conseguir um (1 visitas)
  156. Pessoas com deficiência ganham esteira de acesso à praia e cadeira flutuante para o mar. (1 visitas)
  157. Campanha de VISIBILIDADE da Educação Inclusiva. (1 visitas)
  158. GT Acessibilidade web - pesquisa sobre tecnologias assistivas (1 visitas)
  159. Acessibilidade nas artes visuais e audiovisuais (1 visitas)
  160. TCE oficializa adesão à Campanha de Acessibilidade do Conade. (1 visitas)
  161. Estudantes de Charqueadas criam óculos que funcionam como mouse para tetraplégicos. (1 visitas)
  162. Pessoas com Deficiência e Relacionamentos Dependentes. (1 visitas)
  163. Professor da USP lança dicionário para surdos e ouvintes (1 visitas)
  164. Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes. (1 visitas)
  165. À nova Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Quem Mais Chegar! (1 visitas)
  166. Semáforos poderão ser adaptados para daltônicos. (1 visitas)
  167. Secretaria Especial dos Direitos Humanos ganha status de ministério. (1 visitas)
  168. Carnaval de Olinda e Pessoas com Deficiência (1 visitas)
  169. Curso de Acessibilidade Web da Acesso Digital. (1 visitas)
  170. Vencedores da 2ª edição do Prêmio Todos@Web (1 visitas)
  171. Arte e humor contra a discriminação. (1 visitas)
  172. A Disney acaba de lançar um novo aparelho para pessoas com deficiência visual. (1 visitas)
  173. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 6 de setembro - Último Programa. (1 visitas)
  174. Mineiros com deficiência reclamam por mais audiodescrição (1 visitas)
  175. Acessibilidade Web em Portugal também deixa a desejar (1 visitas)
  176. Audiodescrição: CORDE assume oficialmente posicionamento contra o Ministério das Comunicações. (1 visitas)
  177. Políticas públicas: segunda etapa da luta (1 visitas)
  178. Cenas Comuns: Musculação de Cegos. (1 visitas)
  179. Reatech 2010 - IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. (1 visitas)
  180. Oficina dos Menestréis - Apresenta: "UP" - Um musical com pessoas com Síndrome de Down. (1 visitas)
  181. Piercing na língua é capaz de controlar cadeira de rodas (1 visitas)
  182. Curso: Intervenção Fonoaudiológica Precoce para Crianças com Deficiência Visual (1 visitas)
  183. Chat do dia 23/08/2009 - Programa Assim Vivemos - O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência. (1 visitas)
  184. "Tirem as nádegas da cadeira": Entrevista com Fábio Adiron. (1 visitas)
  185. Museu do Futebol adapta acervo (1 visitas)
  186. Exposição Acessível Tesouros do Louvre: Retratos esculpidos por Houdon. (1 visitas)
  187. As Nádegas que me Levaram à Arte. (1 visitas)
  188. Projeto de Inclusão Digital de Brasileiros Vence Prêmio do BID. (1 visitas)
  189. Lei Publicada Hoje no Diário Oficial da Cidade Prevê um Levantamento Detalhado com Perfil Sócio-econômico de Pessoas com Deficiência na Capital Paulistana. (1 visitas)
  190. Terapia Assistida por Animais (TAA) é Oferecida para Crianças em São Vicente (SP). (1 visitas)
  191. Incubadança - Filosofia e Diversidade - uma Dança para Todos. (1 visitas)
  192. Seminário discute sistema de audiodescrição para pessoas com deficiência visual (1 visitas)
  193. Taxistas recebem noções para atender pessoas com deficiência (1 visitas)
  194. Deficientes auditivos não são isentos do pagamento de IPI (1 visitas)
  195. Relatório do Unicef aponta exclusão da criança com deficiência (1 visitas)
  196. 2ª Marcha das Bengalas (1 visitas)
  197. Inovação para pessoas com deficiência (1 visitas)
  198. Projeto Praia Acessível: Lazer para Todos. (1 visitas)
  199. Projeto de Lei propõe gratuidade a aparelhos para pessoas com deficiência visual (1 visitas)
  200. Seminário: "Acerca da Vida - Vivendo Com Independência" - CVI AN. (1 visitas)
  201. TV Brasil - Programa Especial Comemora Cinco Anos. (1 visitas)
  202. Sétima Turma do Curso de Acessibilidade Web no Rio de Janeiro (1 visitas)
  203. Refletindo sobre a formação de público de pessoas com deficiência (1 visitas)
  204. Aniversário do site Bengala Legal - Nove Anos! (1 visitas)
  205. Curiosidade sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down. (1 visitas)
  206. Tv Brasil - Programa Assim Vivemos - 07 junho - Inclusão no Trabalho e na Escola. (1 visitas)
  207. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ratificada em Portugal. (1 visitas)
  208. Acadêmica Investiga a Construção de Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  209. Carnaval no Rio de Janeiro para Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  210. Filmes com audiodescrição em São Lourenço, Minas Gerais. (1 visitas)
  211. Relatório Mundial sobre Deficiência - OMS (1 visitas)
  212. Baralho Adaptado para Pessoas Cegas. (1 visitas)
  213. TV Brasil - Assim Vivemos - Terceira Semana. (1 visitas)
  214. VIVO Encerra o Ano de Cultura Acessível com a Apresentação de Coração Bazar. (1 visitas)
  215. Parque no ABC Paulista Terá Trajeto para Pessoas com Deficiência. (1 visitas)
  216. I Mostra Acessível de Teatro e Cinema da Bahia. (1 visitas)
  217. Sindicato dos Jornalistas - SJSP - ao Lado dos Jornalistas com Deficiência. (1 visitas)
  218. ONCB Reforça em sua Assembleia, Necessidade de Luta e Mobilização em Defesa da Audiodescrição. (1 visitas)
  219. O filme "CHICO XAVIER" chega em DVD e Blu-ray com recurso especial para pessoas com deficiência visual. (1 visitas)
  220. Cordão dos Cegos Volta às Ruas. (1 visitas)
  221. 3º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do RJ. (1 visitas)
  222. Poupatempo Inaugura Terminais Acessíveis com novidade para pessoas com Mobilidade Reduzida e Deficiências Sensoriais. (1 visitas)
  223. Lançamento de 3 audiolivros da "Coleção Livro de Ouvir" em Porto Alegre (1 visitas)
  224. Grupo Adapt: Novo Local de compras para pessoas com deficiência física no Rio. (1 visitas)
  225. TV Brasil - Programa Assim Vivemos - Domingo, Dia 10 de Maio. (1 visitas)
  226. Os mais visitados (1 visitas)
  227. Festa no Ibirapuera marca dia mundial da Saúde Sexual. (1 visitas)
  228. Minha Primeira Aventura com a Bengala. (1 visitas)
  229. Procurador do Paraná Se Torna o Primeiro Juiz Cego do Brasil. (1 visitas)
  230. Festival Assim Vivemos 2011! Inscrições. (1 visitas)
  231. Sou a favor da educação, escola e ensino inclusivos! (1 visitas)
  232. Via Crucis de uma Pessoa com Deficiência em Itabuna - BA. (1 visitas)
  233. Natação e o Brasil Campeão: Esporte Adaptado. (1 visitas)
  234. Hospital das Clínicas da UFMG começa a fazer cirurgias de Implante Coclear (IC). (1 visitas)
  235. A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo. (1 visitas)
  236. Curso de Audiodescrição - Palavras que Valem por Mil Imagens. (1 visitas)
  237. Curso Regular de Musicografia Braille em São Paulo. (1 visitas)
  238. Audiodescrição - Nossa vida não vale um Chevrolet (1 visitas)
  239. Site "Bengala Legal" faz 10 anos de existência hoje. (1 visitas)
  240. Manifesto pela Audiodescrição entregue em mãos, em Uberlândia, ao Ministro das Comunicações. (1 visitas)
  241. I Mostra de Teatro Acessível - Escola de Gente. (1 visitas)
  242. Com AD - quatro curtas, quatro audiodescritores. (1 visitas)
  243. Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares. (1 visitas)
  244. Abertura da Galeria Tátil De Esculturas Brasileiras do Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. (1 visitas)
  245. Rio+20 - projeto de acessibilidade será adotado pela ONU. (1 visitas)
  246. Reatech 2009 - Feira Internacional de Tecnologias. (1 visitas)
  247. Manifestação Pública - Contra a flexibilização da "Lei de Cotas". (1 visitas)
  248. Curso de audiodescrição no Centro Universitário Belas Artes. (1 visitas)
  249. Lei de Cotas 20 anos: Chegamos ao fim, ou não? (1 visitas)
  250. A Pessoa com Deficiência: Mitos, Realidade e Possibilidade no Universo Social. (1 visitas)
  251. Aniversário de 10 anos da Escola de Todos. (1 visitas)
  252. Trabalhar em casa é meia inclusão. (1 visitas)
  253. Projeto Vida. (1 visitas)
  254. Gisele e nossos livros acessíveis. (1 visitas)
  255. Festival Assim Vivemos 2009 - Inscrições Abertas! (1 visitas)
  256. Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. (1 visitas)
  257. II Encontro Nacional de Mergulho Adaptado. (1 visitas)
  258. VII Curso Profissionalizante de Massagem Serinidade do Toque. (1 visitas)
  259. Cada um corre do jeito que pode. (1 visitas)
  260. Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no Sesc Madureira. (1 visitas)
  261. Cegos aprendem Libras no Recife em curso inédito. (1 visitas)
  262. ONU celebra primeiro Dia Internacional da Síndrome de Down oficial (1 visitas)
  263. Fotógrafa lança livro pornográfico voltado para pessoas com deficiência visual. (1 visitas)
Bengala Legal.

eXTReMe Tracker

Powered by WordPress